Em Mossoró é Realizado o XVIII Fórum do Cangaço, III Encontro de Saberes Históricos e o I Diálogos Paulo Gastão

Lemuel Rodrigues, Ângelo Osmiro, Paulo Gastão Junior, Antônio Robson, 
Manoel Severo, Geraldo Maia e Marcilio Falcão

Aconteceu nos últimos dias 13 a 15 de junho de 2022, na cidade de Mossoró, a partir de promoção do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) e da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, o XVIII Fórum do Cangaço, conjuntamente o III Encontro de Saberes Históricos e o I Diálogos Paulo Gastão.

A solenidade de abertura aconteceu nas dependências do Auditório da FAFIC/UERN e teve como primeira Mesa o tema: Revisitando a Historiografia do Cangaço, mesa composta por Cid Augusto - Faculdade Católica do RN; Ângelo Osmiro - Presidente do GECC e Marcílio Falcão - UERN/SBEC.

Cid Augusto , Marcílio Falcão e Ângelo Osmiro
Público presente no Auditório da FAFIC/UERN
Patrícia Gastão, Cid Augusto e Kydelmir Dantas

A programação teve sequência na manha da terça-feira com a Mesa que discutiu o filme "Baile Perfumado" e contou com a participação de Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro e Josué Damasceno, a apresentação também aconteceu no Auditório da FAFIC/UERN.

Aderbal Nogueira, Josué Damasceno e Ângelo Osmiro
Benedito Vasconcelos

A segunda e última noite do Fórum do Cangaço teve como tema: “95 anos do ataque de Lampião a Mossoró: Novos enfoques e possibilidades”, acontecida às 19 horas com a coordenação de Geraldo Maia e a participação de Marcilio Falcão e Antônio Robson.

Antônio Robson, Geraldo Maia e Marcilio Falcão
Lemuel Rodrigues, Manoel Severo e Geraldo Maia

"Só temos que parabenizar à iniciativa da UERN e da SBEC pela realização do XVIII Fórum do Cangaço, conjuntamente com o III Encontro de Saberes Históricos e o I Diálogos Paulo Gastão, pela qualidade das temáticas desenvolvidas e pelos debatedores de alto nível. Os confrades Lemuel Rodrigues, Geraldo Maia e Marcilio Falcão estão de parabéns pela grande realização" Ressalta Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Lemuel Rodrigues e Heldemar Garcia

Segundo o professor doutor Lemuel Rodrigues (UERN/SBEC), “Os 95 anos da resistência dos mossoroenses ao bando de Lampião serve para refletir sobre nossa História mas também sobre nossa cultura e identidade e como o poder público pode usar os fatos históricos como retórica política. E como não poderia deixar de lembrar do Fórum do Cangaço em sua XVIIIV edição, bem como o I Diálogos Paulo Gastão e o III Encontro de Saberes Históricos, discutem os 95 anos da resistência e a violência rural no Brasil republicano”.

Angelo Osmiro e Manoel Severo
Manoel Severo e Ricardo Meira Arruda
Abimael Silva e Manoel Severo

O encerramento do Forum se deu na manha de quarta-feira, 15 de junho, com a Visita Técnica aos principais cenários históricos de Mossoró. Visita coordenada por Geraldo Maia, Lemuel Rodrigues e Marcilio Falcão.

XVIII Fórum do Cangaço, conjuntamente o III Encontro de Saberes Históricos e o I Diálogos Paulo Gastão - 13 a 15 de junho de 2022

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu estimado amigo Severo, parabéns pelo incansável trabalho que visa preservar nossa cultura.