Cariri Cangaço Piranhas 2022, um Espetáculo a Céu Aberto! Por:Luci França Araujo


Luci e Sérgio França no Cariri Cangaço Piranhas 2022

Respeitável Público! A Vida tem o prazer de lhes apresentar: Cariri Cangaço Piranhas 2022, um espetáculo a céu aberto!

Tendo como palco giratório o Centro Histórico de Piranhas e a Grota do Angico e, como cenário o “encantado” rio São Francisco, sob os cuidados (cuidado essa é a palavra) do atencioso e afetuoso, Manoel Severo... e equipe, fez-se o espetáculo: Cariri Cangaço Piranhas 2022.

Depois de um tempo com a ribalta sob a meia luz (devido, dentre outras a necessidade, a de isolamento), ter a oportunidade de vivenciar a experiência desse evento para mim foi um privilégio.

Nos palcos, na coxia, nos corredores, todos fomos protagonistas, espectadores e admiradores. Além   de interagir, exercitamos lindamente naqueles dias, a troca de conhecimento, a paixão e curiosidade pelo tema. Vivenciamos a arte essencial e necessária ao ser humano, a arte do encontro. Celebramos a vida!

Momento solene em que são depositadas as cinzas do Mestre Antônio Amaury no leito do Rio São Francisco...Cariri Cangaço Piranhas 2022

"Foi muito especial ter sido “apresentada” ao brilhante pesquisador, Antônio Amaury Corrêa de Araújo, da maneira que fui. No meu aprendizado sobre a vida, conhecê-lo no ato solene de sua semeadura no rio São Francisco, foi um recorte místico: “...ser semeado no velho Chico, algo encantado!”

O tema Cangaço sempre me despertou muito interesse. E, ao longo da pesquisa acadêmica do mestrado do meu companheiro Sérgio Ricardo Morais de Araújo França, que trazia ao centro das nossas conversas inúmeras vezes o tema, fez com que a minha curiosidade fosse ainda mais aguçada. Daí, materiais que trazem e tratam o tema   e os desdobramentos do que ele reverbera na compreensão sobre as questões socioeconômicas do nosso país, tem me despertado cada vez mais o olhar e o pensar.

A História tem mesmo esse poder místico, de nos transportar para um tempo/espaço que não vivemos, ou que pelo menos pensamos não ter vivido. E essa história, sendo contada por descendentes de personagens reais de episódios tão marcantes no cenário real foi mágico para mim.

Foi muito especial ter sido “apresentada” ao brilhante pesquisador, Antônio Amaury Corrêa de Araújo, da maneira que fui. No meu aprendizado sobre a vida, conhecê-lo no ato solene de sua semeadura no rio São Francisco, foi um recorte místico: “...ser semeado no velho Chico, algo encantado! ”. Não sei se haveria algo mais simbólico ao reconhecimento da vida e da história de um homem apaixonado pela vida, pela história, pelo Nordeste, pelo cangaço, pelo País.


Luci e Sérgio França e Manoel Severo no Cariri Cangaço Piranhas 2022

E ainda, como falar desse momento sem falar e saudar a uma das sementes, cria de Dr. Amaury, o Carlos Elydio, meus sentimentos e respeito pelo momento que passa e, carinho e admiração pela presença generosa, pela força e gentileza que é Ele.

Gostaria também de destacar dentre tantos encontros felizes, Luciana Nabuco e Ricardo Beliel, ouvi-los, estar com eles, mesmo que em breves momentos, foi um presente. Meus queridos Neri e Kydelmir Dantas, encontro com jeito de reencontro. A atenção e a delicadeza da Maria Otília Cabral Souza e a atenção, simpatia e generosidade de Gilmar Teixeira. Além de todos e todas, que tive o privilégio de compartilhar de alguma forma essa experiência.

Nessa vivência do Cariri Cangaço de Piranhas 2022, foram sopradas no solo fértil do conhecimento e da paixão pelo Cangaço, muitas sementes de amizades e afetos que brotaram ao longo do tempo e serão regadas com os abraços e novas histórias dos próximos encontros.

Que venha Cariri Cangaço Serra Talhada! Novo Palco, novo espetáculo e novos encontros! Gratidão, abraços, aplausos, saudações a todos!

Luci S. de França Araújo, Recife 18 de agosto de 2022

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

Um comentário:

Kydelmir Dantas disse...

O território dos grandes encontros nos proporcionou conhecer este casal maravilhoso. Que nos vejamos em breve. Abraços, Luci e Sérgio.