O Reencontro de uma Família Abençoada Por:Sérgio Luiz

Manoel Severo e Sérgio Luiz no Cariri Cangaço Piranhas 2022

O que vi e vivi na minha participação pela segunda vez na Universidade Cariri Cangaço em Piranhas no estado de Alagoas nesse ano de 2022 foi o reencontro de uma família abençoada. A família de Alma Nordestina que foi capaz de se emocionar com o desejo do grande mestre Amauri em repousar sua matéria em cinzas no Rio São Francisco. A família Cariri Cangaço chorou e agradeceu pelos registros e dedicação do mestre e sentiu o que é gostar do Nordeste.

Ademais, seguir os passos pelos "Caminhos da Resistência", refazendo a trajetória do ataque e defesa de Piranhas nos anos idos do Cangaço, imaginando a invasão pelos cangaceiros e a defesa da cidade pelos moradores, como muitos sentiram, foi arrepiante. Ir a Grota de Angico e ouvir explanações lógicas possíveis, possibilita uma análise mais técnica e racional de um episódio histórico complexo e diverso no que tange ao que aconteceu realmente.

Valdir Nogueira, Sérgio Luiz e Louro Teles

Ter participado de mais uma edição do Cariri Cangaço é juntar-se na realização da preservação do patrimônio memorial da história de uma civilização. A Civilização Nordestina que ainda é discriminada, por outro lado tão rica, tão linda e tão histórica, a civilização existe e resiste. O Cangaço é um fato histórico dessa civilização, onde também o Brasil apareceu ao mundo.

O marco Cariri Cangaço é uma bandeira de resistência, a qual simboliza a essência de um povo que é sua história. Agradeço ao ilustre curador do Cariri Cangaço Manoel Severo pelo convite e a acolhida pelos distintos conselheiros e membros do Cariri Cangaço.

Sérgio Luiz , pesquisador, Itabuna - Bahia, 13 de agosto de 2022 

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

Um comentário:

Odilon Nogueira disse...

Muito bom, parabéns grande Sérgio!