O Empreendedorismo de Delmiro Gouveia no Cariri Cangaço 2010


Delmiro Gouveia por Carlus

Banditismo, selvageria, submissão, exploração, seca, miséria... Rótulos que popularizam o sertão nordestino do início do século XX, relegaram o potencial produtivo, criativo, empreendedor daqueles rincões, e viciaram nossa historiografia com produções pautadas em uma "velha história".

No entanto, o Seminário Cariri Cangaço 2010 vem lançar novos olhares sobre a história sertaneja de um século atrás, despontando o cearense Delmiro Gouveia como um difusor de práticas modernistas, repensadas como reação ao conservadorismo econômico do governo oligárquico.

Refletir sobre as ações de Delmiro Gouveia, é perceber um Brasil predisposto a se desenvolver industrialmente, antes mesmo que fosse necessária a ocorrência de um "boom" industrialista quase duas décadas após a inauguração da Fábrica da Pedra (reporto-me ao início da Era Vargas - 1930).

Obrigada, caro Manoel Severo, pela oportunidade de construirmos juntos uma nova história do sertão!

Professora Eloisa Farias - Brasília/DF 
"Sou de Brasília, mas juro que sou inocente!" (Nicolas Behr)

NOTA CARIRI CANGAÇO: A professora Eloisa Farias, de Brasília, será uma das conferencistas do Cariri Cangaço 2010, ao lado do professor David Bandeira, de Maceió, apresentar o tema: Delmiro Gouveia, o Coronel dos Coronéis.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Sou de Brasília, mas juro que sou inocente!!"" Sensacional professora Eloisa, sensacional.

Renata Tavares . Barbalha