Mais do Lançamento Por: Antônio Vicelmo

.

TEATRO SOBRE o Cangaço durante a progamação do evento com pesquisadores sobre o tema no Cariri - ANTÔNIO VICELMO. Os apreciadores da história de Virgulino Ferreira, o Lampião, podem dispor de DVD com evento sobre o tema.


Lançado neste Município do Crato, o conjunto de DVDs sobre o "Cariri Cangaço", evento de cunho turístico e cultural que foi realizado nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Porteiras e Missão Velha, no mês de setembro do ano passado, com a presença de renomados historiadores, entre os quais o Antônio Amaury, Honório de Medeiros, Paulo Gastão, José Peixoto Junior, Ângelo Osmiro, Ivanildo Silveira, Napoleão Tavares Neves, Magérbio de Lucena, Anildomá Williams, Lemuel Rodrigues, Aderbal Nogueira, Daniel Walker, João de Sousa Lima, Francisco Vilela, Francisco Pereira, Vilma Maciel e Jairo Luis. Eles proferiram palestras sobre as ligações do cangaço com a Região do Cariri. O lançamento do documentário coincide com a semana do aniversário do Lampião que nasceu em Vila Bela, hoje Serra Talhada (PE), no dia 4 de junho de 1898. Foi assassinado no dia 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, Sergipe. O Cangaço se configura como um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino. Com uma duração de quase 80 anos, teve no Cariri um de seus principais cenários. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Jardim, Aurora, Porteiras e Missão Velha fizeram parte importante dessa história, que teve seu auge na figura de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

Jornalista Antônio Vicelmo

Foi no Cariri que o "Rei do Cangaço" concedeu ao médico cratense Otacílio Macedo a mais importante entrevista de sua história. Em Juazeiro, Lampião recebeu, em 1926, a patente de capitão, com a promessa de ser anistiado pelos seus crimes, em troca do enfrentamento à coluna dos tenentes, a chamada Coluna Prestes. Em Juazeiro moraram alguns dos irmãos de Lampião. "Daí a importância do Cariri na história do cangaço", justifica o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo. O documentário relata a história do Cariri Cangaço, as palestras, visitas aos locais de passagem dos cangaceiros e depoimento dos pesquisadores.

Antônio Vicelmo 
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Fonte: Blog do Crato


Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Severo.

Gostei muitíssimo, e mais do que do trabalho, de sua figura humana, pois quando a pessoa é boa o seu lado bom se reflete em tudo o que faz. Espero que continue a produzir trabalhos de qualidade para deleite de todos nós.
Um grande abraço.

Edésio Batista
Presidente da Associação de Cordelistas do Crato.