Cariri Cangaço no Caldeirão Por:Wilson Bernardo

.

.
CALDEIRÃO da SANTA CRUZ do DESERTO: Com temas polêmicos e intrigantes até os dias de hoje, pesquisadores do Brasil se reunirão em debates calorosos, para avaliar até que ponto os movimentos sociais influenciaram o gangaceirismo no Nordeste brasileiro. O Padre Cícero e Zé Lourenço foram marcantes, em um contexto politico, social, dentro da mística real dos confrontos entre Coronéis, Coiteiros e Policia. Com certeza, ainda se tem muito o que discutir, pois as mudanças regimentais do estado, continuam a estabelecer a renovação dos cangaceiros urbanos. A tarde foi completa. Devido a quebra do Ônibus, ficamos ilhados no Caldeirão, e bendita tarde, onde com isso, pudemos nos conhecer, e aproveitarmos o anoitecer no Caldeirão do Beato Zé Lourenço.

Professor Lemuel Rodrigues abre a manhã de Conferencias no Caldeirão

Pesquisador Mucio Procópio e o Perfil de Antonio Conselheiro

Professor Sávio Cordeiro e o Caldeitão do Beato José Lourenço

Professor Océlio Teixeira e a construção marxista nos movimentos sociais
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Severo, estou em Serra Talhada onde vim conversar com Anildomá, aproveitando minha vinda a região para o Cariri Cangaço. Peço desculpas por não ter me despedido pessoalmente do amigo. Vocês saíram cedo para Aurora e eu estava as voltas para arrumar minhas coisas, então desencontrei.
Esta mensagem tem por objetivo agradecer sua recepção sempre gentil e cordial, dar parabéns pelo êxito da segunda edição do Cariri Cangaço, dizer da minha satisfação por ter estado entre os amigos participando deste evento tão agradável. Percebo sua preocupação em ser atencioso com todos e impecável na execução do programa, assim como todos da equipe de apoio. A grandeza do evento, sempre vai implicar em algum atraso e outras dificuldades, porém nada disso ofusca o brilho dessa festa. Espero que as autoridades dos municípios que participaram do Cariri Cangaço 2010 estejam tão felizes quanto os pesquisadores e demais participantes e que o evento tenha atingido seu objetivo.
Como um participante da comunidade de “cangaceirólogos” quero agradecer sua enorme contribuição para o grupo e reconhecer que hoje sua liderança é uma referência importante na evolução dos trabalhos.

Um grande abraço a todos,

Carlos Eduardo Gomes