Piranhas, Patrimonio Nacional

.
Diário de Viagem - Piranhas
Dia 27, 16h 45min


Saimos de Nazaré, percorremos  mais 40 km até Floresta, 65 Km para a Petrolândia do amigo Bin Laden, 55 km para o entrocamento para Paulo Afonso, passamos pela emblemática Delmiro Gouveia, Olho D'agua do Casado e por fim, as 16h e 15min, chegamos a princesa do Velho Chico: Piranhas.

Piranhas é simplesmente linda, parece que foi tirada de um conto de fadas para o sertão das Alagoas, para o baixo São Francisco; é a única cidade do semiárido nordestino a ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lá atras era chamada de Tapera ainda no século XVIII tendo sua emancipação em 03 de junho de 1887. "Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo", e assim a antiga Tapera virou a promissora Piranhas.





Piranhas mantem um patrimonio arquitetônico invejável, as pequenas casas e pousadas com suas fachadas coloridas e extremamente bem cuidadas; as ruas de paralelepipetos, limpas e bem sinalizadas, suas igrejas, praças, seu Museu do Sertão, o majestoso Velho Chico e seu pequeno porto: Dali saiu João Bezerra na noite de 27 de julho de 1938 rumo a Angico...

Atualmente a cidade em sua parte histórica é movida pelo turismo. Bares e botecos de fino gosto e comida muito boa, unida a calma e tranquilidade do lugar, fazem de Piranhas o quinto destino turistico de Alagoas. Todos os anos recebe milhares de turistas, notamente em função de sua grande ligação com o tema Cangaço. Mas seu grande visitante apareceu ainda no século XIX, ainda em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e a partir dali ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e posteriormente, a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses.

Sejam bem vindos a Piranhas...
Amanhã: Angico e muito cangaço!
.

9 comentários:

Sofia's world disse...

Severo, só está faltando um post sobre nosso grande amigo de viagem: Leleu.
Você e a Dani foram ótimas companhias de viagem.

Beijão

CARIRI CANGAÇO disse...

Querida Sofia, agora é que vai começar, rsrsrsrs

Amanhã com certeza postarei sobre os últimos dias de nossa aventura com o amigo inesquecível Lelêu !!!! Piranhas, Angico, Delmiro, Aristea, Paulo Afonso...Não se preocupe.

Me envie o seu RELATÓRIO, que prometeu para meu email: manoelsevero@bol.com.br, rsrsrsrs
para ilustrar sua postagem, é urgente....


Beijo
Severo

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo, parabens por essa verdadeira aula de história que ora nos traz das terras que foram cenário do cangaço.

Saudações e aproveito para desejar a todos do Cariri Cangaço um feliz ano novo.

Draulio Diniz
Serra Talhada

Anônimo disse...

MEUS CAROS SEVERO E DANIELA: ACOMPANHEI COM CURIOSIDADE E INTERSSE OS SEUS ROTEIROS DE VIAGEM DE PESQUISAS, VERDADEIRAS AULAS DO NOSSO RICO TEMA: "O CANGAÇO". SIMPLESMENTE FANTÁSTICO. MEUS PARABÉNS E UM FELIZ E ABENÇOADO ANO DE 2011 PARA VOCÊS E A FAMILIA. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ - MISSÃO VELHA-CEARÁ.

Lima Verde disse...

Belíssima postagem Severo, estamos aguardando o desemrolar dessa escalada nas terras cangaceiras, parabens e feliz ano novo a todos do Cariri Cangaço, boa viagem.

Saudações,

Fernando Cesar Lima Verde

Anônimo disse...

Severo muito boa a postagem da viagem, parabens e aguardamos o desfecho da caravana de amigos.

abração e feliz 2011.

Renato Abrantes

José Mendes Pereira disse...

Vejo que o amigo Lima Verde é um leitor cavito do cangaço. Sempre estar presente nas páginas do amigo Severo.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Anônimo disse...

Caro Severo somente a titulo de correção a cidade de Piranhas é O QUARTO DESTINO TURÍSTICO DE ALAGOAS perdendo apenas para Maceió, Maragogi e Marechal Deodoro ( praia do Francês), e tudo isso graças a história do Cangaço, da Estrada de Ferro Paulo Afonso, Rio São Francisco, navegação, casario preservado e um povo hospitaleiro e trabalhador. além do poder público compromissado com seu povo e um empresariado empreendedor.
Fico feliz em participar deste processo desde 1996 e mais feliz ainda em receber pessoas maravilhosas como você, Danielle, Ricardo, Marisa, Lia e Sofia.
Um grande abraço e um breve retorno

Jairo Luiz Oliveira e Angecila Rodrigues
ROTA DO CANGAÇO XINGÓ
ANGICO TOUR
PIRANHAS -ALAGOAS

CARIRI CANGAÇO disse...

Querido Jairo, errei mesmo feio, rsrsrsrs, sabia que era nossa cidade de Piranhas era o quarto destino, e acebei digitando quinto, rsrsrsrs. Entretanto tenho certeza que em pouco tempo vamos deixar aí mais um ou dois destinos para tras, rsrsrsrs

Grande amigo, muito obrigado por toda atenção, vcs moram em nosso coração e em março estaremos novamente aí para o grande evento, e tem mais: avise a Inácio que estaremos indo com nosso amigo Samuel Araripe e esposa, prefeito do Crato.

Manoel Severo