E que venha o Cariri Cangaço 2011 Por:Manoel Severo

.
Nem só de violência vive o Cangaço...
Arte de Fábio Eduardo

Vivemos um  novo tempo, a meu ver um momento extremamente própício para criarmos o verdadeiro sentimento de cooperação entre todos aqueles que se entregam de corpo e alma à pesquisa e ao estudo de nossa cultura, história, folclore, raízes. Em passado recente nos surpreendíamos com os antagônicos não conseguindo conviver sob o mesmo "guarda-chuva"; hoje percebo com muita clareza que existe uma nova consciência que move a todos na direção do convívio harmônico e construtivo, primordialmente no universo daqueles que pesquisam o fenômeno do Cangaço.

Detentores únicos e absolutos da verdade, estão fadados a ficar parados no tempo. A história como a vida, apesar de acontecer em um dado espaço temporal e espacial, é dinâmica, daí permitir vários olhares, várias interpretações, vários caminhos, muitas vezes movidos por sentimentos antagônicos... como não perceber isso? Verdades absolutas e aparentes se confundem, mas e o fato histórico? O fato histórico por si só se justifica; e tudo isso já bastaria! O resto fica muitas vezes por conta de nossa conveniencia, nossas convicções... nossa vaidade.

Grandes vaqueiros da história, parabéns por estarem percebendo esse novo momento, por estarem juntos construindo essa nova era. Humildemente estaremos juntos, e que venha o Cariri Cangaço 2011.

Manoel Severo
;

2 comentários:

Aninha disse...

Realmente, Severo a história é dinâmica e está sempre em construção, nunca estática, é por isso que mais uma vez o evento do Cariri Cangaço irá atrair, reunir esses vaqueiros da história, para mais um encontro de conhecimento e novas descobertas, parabéns, meu amigo, Aninha.

Narciso disse...

O cariri é fantástico,além de abordar temas interessantes nos aproxima à pessoas fazendo com que
troquemos conhecimentos. Fico
imensamente grato quando abordo qualquer assunto relacionado ao cangaço e as pessoas se interessam
como me sinto bem em responder
determinadas perguntas;em poder in-
dicar um bom lívro;em mandar pesquisar em um blog responsável ou
em uma comunidade séria. E poder contribuir de alguma forma, muito obrigado à família cariri por me
proporcionar isso,e que Deus ilumine a tí Manoel Severo por não deixar que a história se perca pelo
caminho.
O cariri Cangaço já se consolidou,graças à esforços gigan-
tescos de pessoas perserverantes.
Parabéns à família Cariri.

Narciso Dias.