Epitácio Andrade e Jesuíno Brilhante

.
Manoel Severo e Dr. Epitácio Andrade

Por ocasião da Reunião Extraordinária da SBEC em Fortaleza, tivemos a participação do pesquisador do Cangaço, Dr. Epitácio Andrade que apresentou os principais resultados do encontro promovido no último mês de abril na cidade de Currais Novos, com um conjunto de atividades culturais na Pousada Morada Nova, e ainda a apresentação de novos achados do legado do Cangaceiro Potiguar Jesuíno Brilhante, entre os quais um punhal que pertenceu ao cangaceiro.

Na oportnuidade, Epitácio Andrade também asseverou um novo encontro para o início do mês de Julho, nas cidades de Currais Novos, Patu e São José de Brejo da Cruz reunindo grandes pesquisadores do cangaço e sob a Promoção da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.
.

4 comentários:

Julio Cesar disse...

Esse encontro de Currais Novos, Patu e São José do Brejo da Cruz, mostra como Severo modificou a formatação dos encontros nos moldes do Cariri Cangaço, onde diversas cidades participam do mesmo evento, promovendo a integração entre essas comunidades, fortalecendo os laços de amizade entre os gestores e alavancando o resgate de suas histórias.
O grande exemplo é a participação grandiosa dos nossos queridos José Cícero e Sousa Neto, além da sempre presente Daniele Esmeraldo de Aurora, Barro e Crato.
Parabéns Severo, voce mudou a forma de se estudar e de fazer cultura no Ceará e no Nordeste.

José Cícero disse...

A historiografia caririense em particular e e Nordestina-sertaneja em especial, diria que enquanto fenômeno social do tempo é uma grande Causa que precisa urgentemente ser melhor compreendida, reescrita, resgatada, preservada e respeitada como tal... Ainda, como uma nova luta assumida por todos nós.
Abraços fraternos a todos.
José Cícero
Aurora-CE
www.jcaurora.blogspot.com
jccariry@gmail.com

IVANILDO SILVEIRA disse...

QUERO LOUVAR, NESTE ESPAÇO, A INICIATIVA DO DR. EPITÁCIO, PELA REALIZAÇÃO DO EVENTO DE CURRAIS NOVOS/RN, O QUAL ENFOCOU A FIGURA DO FAMOSO CANGACEIRO " JESUÍNO BRILHANTE ", BEM COMO, POR SUA IDÉIA E DETERMINAÇÃO DE REALIZAR UM NOVO FÓRUM/SEMINÁRIO SOBRE A VIDA, E LOCAIS DE REFERÊNCIA DO CITADO CANGACEIRO, NAS CIDADES DE PATU, CURRAIS NOVOS ETC...

VALEU AMIGO EPITÁCIO, POR MAIS ESSA INICIATIVA.
VAMOS APOIÁ-LO AMIGOS...!!!!

Um abraço a todos

IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

MARIA LÚCIA AMARAL disse...

ENCONTREI ESSE BLOG POR ACASO (BENDITO ACASO)QUANDO DIGITAVA MINHAS PESQUISAS PARA MEU SEGUNDO LIVRO. SOU VIDRADA EM TUDO QUE DIZ RESPEITO A HISTÓRIA DO CANGAÇO. PARABÉNS PELO BLOG, MAS POR FAVOR ME "ENCHAM" COM ESSA HISTÓRIA!