Lampião e o Cangaço na Paraíba Por:Narciso Dias

.

Nesse universo inesgotável do cangaço, eis mais uma excelente obra na qual o Coronel Nóbrega em seu livro "Lampião e o cangaço na Paraíba," enfoca a participação do Rei do cangaço em terras paraibanas, agindo direta ou indiretamente; bem como, um estudo sobre Inácio de Loiola Medeiros da Nóbrega, o cangaceiro Jurema, com o qual ainda tem um grau de parentesco. Sobretudo, fala de sua experiência de 35 anos de serviço na Polícia Militar da Paraíba, os feitos das volantes Paraibanas, e uma visão pessoal sobre o poder constituído desse estado. Descrevendo ainda vários nomes de cangaceiros e volantes oriundos da Paraíba.

Em estilo forte e profundo, produziu um trabalho bom de se ler, narrando as peripécias criminosas de Virgolino e bando, além de outros asseclas que infestaram o sertão nordestino, com a palavra agressiva e corajosa, tinha que ser um sertanejo destemido e do ramo da segurança pública. Desse amigo posso falar com propriedade, pois é um pesquisador sério e está sempre em busca de trabalhos fidedignos. Sobre o cangaço, estamos sempre discutindo novas obras e comparando as antigas, dessa gama de escritores da Literatura do banditismo nordestino - Lampião e asseclas. Esta é, indubitavelmente, uma obra que agradará aos escritores, pesquisadores e calouros desse mundo fascinante do cangaço."

E as raízes genealógicas da família Nóbrega? Presentes neste trabalho. Desfilam aqui: Bandidos paraibanos, jagunços, capangas, pistoleiros e coronéis. Heróicos volantes tabajaras dignos de estátuas. E contrastando - O pabuloso e debochado Jurema. Os perversos crimes de Lampião e Antonio Silvino fazem parte desta narrativa. E a ordem pública? E Liberato Nóbrega? E Chico Pereira? E a fome, miséria e seca? E a flora e fauna do Sertão? 

Caro leitor! Depare-se com este desfile nas páginas deste livro. Lançamento previsto para o mês de Junho. Alerta comunidades do cangaço nos quatro cantos do Brasil!!

Narciso Dias
Sargento da PMPB
.

3 comentários:

Helio disse...

Caro senhor Narciso, gostei muito de seu texto, conciso, lúcido e nos traz uma abordagem muito positiva sobre o livro do escritor João Bezerra, parabens.

Professor Mario Helio

Narciso disse...

Obrigado Prof.Mário Helio,fico
honrado em receber esse elogio.
Na minha humilde análise pude expressar o que entendí na obra
do amigo João Bezerra.

Um abraço

Narciso.

Anônimo disse...

Parabéns pela grande obra caro Narciso. Gostaria que me informasse o preço desse livro "Lampião e o cangaço na Paraíba", pode enviar para meu email (netosilva_01@yahoo.com.br).
Atenciosamente,
Neto