Siqueira Campos por:Edilma Rocha

.

Espírito de  liderança, coração generoso, lutador incansável e sempre a procura da modernidade.Sorridente e de ar feliz, era assim Siqueira Campos no seu terno de linho branco, gravata clara, sapatos bem polidos com o seu automóvel estacionado em frente ao seu estabelecimento comercial.
 
Manoel de Siqueira Campos, filho de Francisco Siqueira Campos e Clara Câmara Siqueira Campos. Nasceu em 18 de Maio de 1874 na Vila de Porteiras, Estado do Ceará. Logo depois foi levado junto com a família para o Estado do Pernambuco.  No sopé da fértil Serra da Baixa Verde, na localidade de Triunfo, inicia suas atividades comerciais. Com sua enorme capacidade de luta e perseverança, estimula os agricultores daquela região financiando sementes para a plantação através de crédito próprio, sempre enfrentando as adversidades do tempo. Improvisava serviços no período das secas para ajudar aos sofridos e chegava a distribuir alimentos do seu  armazém para matar a fome da gente que  vinha dos sertões para a Baixa Verde, tentando escapar da morte. Era um homem sensível a dor humana e usava da sua inteligencia criando fontes de trabalho aos mais carentes. Homem respeitado e elogiado  com honrarias, mas nunca aceitou cargos públicos. E é assim e até hoje, lembrado com saudades e respeito pelos cidadões de Triunfo.
 
Resolveu expandir seus negócios e investir na região do Cariri. Abriu filiais em Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha, mas radicou-se em Crato e Triunfo onde permanecia por temporadas. Chegou ao Crato em 1910 e aqui encantou-se pela linda filha do Coronel Granja, com quem casou-se e constituiu família. O seu armazém, o maior da cidade ficava na rua do comércio, hoje conhecida como rua Dr. João Pessoa. Podemos dizer que Siqueira Campos foi um dos homens mais progressistas que chegaram em nossa terra, contribuindo para o desenvolvimento local. Na antiga rua da Vala, hoje Tristão Gonçalves, no ano de 1912, instalou a nossa primeira fábrica de bebidas juntamente com um sócio, Manoel Gomes. Fabricavam vinhos de nome "Santos Loups", cujo químico responsável era Deodoro Gomes de Matos. Depois veio a fábrica de doces que servia a toda a região do Cariri.
 
Na seca de 1915, foi um grande líder a amparar os sertanejos que chegavam, abrindo frente de serviços. Dirigiu as obras do calçamento na rua principal do Crato, onde pagou grande parte do seu próprio bolso, com a intenção de ajudar aquela gente e ao progresso.Através das estradas dos sertões, trouxe  em 1919, o primeiro automóvel para o Crato comprado em Recife e que fez história com a sua chegada triunfante na Princesa do Cariri atraindo muitos curiosos, na companhia do Coronel Passos de Queiroz.
 
Siqueira Campos teve uma família numerosa e bem sucedida que soube administrar os bens materiais. Ezequiel Siqueira Campos, seu filho, proprietário da Usina Porto Rico, reside em Alagoas; outros filhos estão em Recife, ricos comerciantes; duas filhas vivem em Portugal e trabalham na gastronomia Europeia; Netos e bisnetos seguem a prole do seu patriarca através do comércio e da indústria.
 
Leva o seu nome a nossa primeira praçinha localizada no coração da cidade do Crato numa justa homenagem. A sua imagem está imortalizada através de um busto que presencia encontros históricos e memórias populares ao longo de tantos anos, mostrando assim a gratidão do povo do Crato a este filho adotivo que em vida deixou aqui a sua bondade e o seu espírito empreendedor.
 
Faleceu Siqueira Campos em Recife, Pernambuco, em 30 de Junho do ano de 1928, vitimado por paratifo. Ficamos gratificados em saber que o nome do nosso primeiro benfeitor não foi esquecido pelos cratenses, pois deixar um marco na história através do tempos é qualidade de poucos. E ele deixou o seu entusiasmo, alegria e modernidade até hoje, presente nos visitantes que reinvidicam sempre por melhorias aquela pequena praça.

Edilma Rocha
.

24 comentários:

Lima Verde disse...

Severo parabens pelo artigo sobre esse cearense arretado, que estava a frente de seu tempo, que foi Siqueira Campos, parabens a escritora Edilma Rocha.

Abraços a todos do Cariri Cangaço.

Fernando Cesar Lima Verde

Helio disse...

Siqueira Campos era realmente uma "legenda", parabens a grande artista plástica Edilma Rocah, pelo oportuno post.

Professor Mario Helio

ENGENHEIRO GMARLON disse...

A iniciativa de trazer personagens como Siqueira Campos enriquecem esse blog, valeu Severo.

Marlon

Edilma disse...

Manoel Severo,

Muito me honrou ver o meu texto publicado no "Cariri Cangaço".
Obrigada ela oportunidade de participar do seu blog.
Aos demais, Lima Verde, Hélio e Marlon, também meus agradecimentos.

Edilma Rocha

Anônimo disse...

Muito bom o resgate de personalidades que fizeram a história de nossa região.

Maria de Fátima Arrais

Dr. LEMOS disse...

O comerciante SIQUEIRA CAMPOS era cearense e não pernambucano.

São vários SIQUEIRAS CAMPOS :

José Wilson SIQUEIRA CAMPOS- Político- Nasceu no CRATO-Ce.( 1 de agosto de 1928).Primeiro governador do estado do Tocantins
(Wikipedia)

Antônio de SIQUEIRA CAMPOS – Militar (Tenente) e político. Nasceu em Rio Claro-SP. Participou do movimento tenentista e da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Morreu em um acidente aéreo, quando retornava do Uruguai ao Brasil.
(Wikipedia)

Manoel de SIQUEIRA CAMPOS –Comerciante CEARENSE- Vila de PORTEIRAS –CEARÁ - Filho de Francisco Siqueira Campos e Clara Câmara Siqueira Campos. Nasceu em 18 de Maio de 1874 na Vila de Porteiras, Estado do Ceará. Logo depois foi levado junto com a família para o Estado do Pernambuco.
http://cariricangaco.blogspot.com.br/2011/05/siqueira-campos-poredilma-rocha.html

Ivani disse...

Estou procurando parentes de meu sogro Leocadio Siqueira Campos.Ele é filho de Januario Siqueira Campos e de Deolinda Gomes da Conceição. Irmãos Manoel Siqueira Campos estava em Marilia-SP. Valentino Siqueira Campos, Zuca Siqueira Campos, Vanildo Siqueira Camos estava no Paraná. Irmãs Izaura Siqueira Campos, Leda Siqueira Campos e Dada Siqueira Campos - MS ou PR. Ambos São de Correntes-PR. Se tiver alguem nessa comunidade, que seja parentes, sobrinho, ou que conheça, entre em contato comigo, Faz mais de 10 anos, que procuram pelos irmãos. Se Alguem conhece entre em contato












Jornal de Arcoverde - Histórias da Região disse...

Ver
http://casajonasmoraes.blogspot.com.br/2017/05/estradas-rodoviarias-no-sertao.html

Marcos Pinho disse...

Dr. Lemos e Ivani. Boa tarde!
Me chamo Marcos Pereira Pinho e sou bisneto de Manoel de Siqueira Campos (meu pai, Murillo de Siqueira Campos Pinho era filho de uma das filhas de Manoel de Siqueira Campos, chamada Natércia). sem muita técnica, estou tentando elaborar uma árvore genealógica da família, mas não estou encontrando muita coisa sobre a origem dos Siqueira Campos pelo lado de meu bisavô. Pelo site genealogia pernambucana, consegui algumas informações sobre os Siqueira Campos pelo lado do revolucionário Antônio de Siqueira Campos. Sei inclusive que em seu segundo casamento, Manoel de Siqueira Campos casou com Emília de Siqueira Campos, prima de Antônio. Mas me parece que ambos vêem de famílias distintas, apesar de seremos os dois Siqueira Campos e virem da mesma região de Pajeú das Flores. Teria muito interesse em compartilhar informações com quem tivesse interesse sobre o assunto. meu email é mpinho@transmissaoltda.com.br ou marcos.transmissao@gmail.com. Agradeço antecipadamente e me coloco a disposição.

Unknown disse...

Me chamo gleson campos sou da família Siqueira Campos de flores pernambPer, sou neto de socorro Siqueira Campos

juliano disse...

Ola gostaria de saber se o Manoel a quem vcs se referem tem alguma ligação com Manoel Alves de Siqueira que teve a fazenda Santa Cruz antes da Fundação de Custodia Pernambuco. Estou buscando a genealogia desse sebhor de Custódia e não encontro muita informação. Agradeceria se me contatassem quem as tiver. Meu tel 018997439506 . Whatsapp
Obrigado

Ivani disse...

Bom dia. Quero comunicar que encontramos parte da Familia do LEOCADIO SIQUEIRA CAMPOS, sem contato a uns 50 anos, uma busca de 18 anos, dia 02/03/2019 consegui encontrar parte da família, irmãs com 100 e 101, sobrinhos,sobrinhas e alguns falecidos e outros ainda desaparecidos. Os encontrados moram Garanhus-PE, Mairiporã e Presidente Prudente-SP e Paraná. Obrigada a Jesus, que tudo é no tempo dele. Obrigada a todos. Ivani. vani.miranda@hotmail.com

Sim é verdade disse...

Gostaria de saber se Juvita de Siqueira Campos era filha de lucio de Siqueira Campos.

Unknown disse...

Dada siqueira Campos e minha mae é procuro o nomes dos meus avós, maternos,

Unknown disse...

Queria entrar em contato com você, a minha avó era afilhada dela.O que D. Juvita era sua?

Unknown disse...

E sobre Lúcio de Siqueira Campos, o que você era dele?

Anônimo disse...

Vc e irmão do finado pai suca

Anônimo disse...

Eu tbem procuro meu tio Antonio Siqueira Campos

Anônimo disse...

Meu zap me adicione por favor 87981306919

Anônimo disse...

Meu zap 87981306919

Marcelo Pita disse...

Olá Marcos. Minha esposa é bisneta de Manoel de Siqueira Campos (FamilSearch: KHF7-JJ9) com Cosma Laudelina Chaves Campos. Na verdade, quem se casou com Emília de Siqueira Campos (G9F1-H27) foi o pai de Manoel: José da Vera Cruz Campos (LKWP-148). Sugiro que você verifique esses IDs do FamilySearch, porque expandimos a árvore bastante, o que pode contribuir com sua busca. Há vários documentos anexados também confirmando os caminhos. Meu e-mail é o marcelo.souza.pita@gmail.com. Um abraço!

Marcelo Pita disse...

Olá sou filha de Gerson de Sousa Campos.
Gerson é filho de Jason Chaves de Siqueira Campos e Gercina de Sousa Campos.
Jason é filho de Manoel de Siqueira Campos e Cosma Laudelina Chaves.
Manoel é filho de José da Vera Cruz Campos e Joaquina Siqueira Campos.
José é filho de Antonio Jose Campos Barbosa e Joaquina Rodrigues de Moraes Campos.
Antônio é filho de Manoel José de Campos (português) e Firmiana Barbosa de Aragão.
Firmiana é filha de Felipe de Aragão Osório (português) e Bibiana Matildes da Silva (portuguesa).
Bibiana é filha de Manoel Nunes da Silva e Francisca das Chagas Pimenta.
Sei que o Manoel foi capitão, mas não tenho informações dos seus pais.
Alguém tem alguma informação da ascendência dele?
Ficaria muito grata. Meu e-mail é o vidamaya@gmail.com

Sim é verdade disse...

Eu sou bisneto de Lucio. Quem tiver informação sobre ele envie no email filhoantoniosiqueira@yahoo.com.br

Claudiene soares Lima disse...

Meu número de celular:83996997343. procuro a família de zuca Siqueira Campos se alguém conhecer entrem em contato comigo obg