Tenente Pompeu e a Morte de Virgínio Por:Aderbal Nogueira

.
Companheiros de Cariri Cangaço,

Segue um trecho importante que gravei com meu amigo Ten. Pompeu Aristides de Moura, em 1996. Vejam que coisa: Estava eu batendo, literalmente, de porta em porta em um bairro meio antigo de Arcoverde- Pernambuco, tentando encontrar alguém da época do cangaço, quando vi um senhor de aproximadamente 90 anos em um portão e, ao interpelá-lo ele me disse que não era dali, era de São Paulo. Nessa mesma hora uma criança passava correndo na calçada e ouviu a conversa, voltou correndo e disse - " meu avô brigou com Lampião e ele mora bem ali". Pois bem, era o Ten. Pompeu, uma pessoa maravilhosa, de quem fiquei amigo e admirador. 


Nessa época não pertencia à SBEC e nem conhecia o monossilábico amigo Paulo Gastão, a quem tempos depois levei para conhecer o Ten.Pompeu. Nesse primeiro contato gravei aproximadamente 8 horas com ele e um dos fatos é esse que envio a vocês - "A morte de Virgínio e uma perseguição ao bando em Serrinha do Catimbau".

Quase uma década depois, ciceroneado pelo amigo Vilela; que apesar do tênis VERMELHO e do bornal COLORIDÍSSIMO; é um cabra arretado de quem eu tenho orgulho de ser amigo, desses que a gente guarda do lado esquerdo do peito, nos guiou por Serrinha do Catimbau onde pude gravar os outros dois depoimentos das senhoras Josefa e Maria do Carmo, que foram testemunhas oculares do ataque de Lampião àquela localidade e na qual o Ten.Pompeu veio em perseguição ao bando. Espero que gostem do vídeo.

Aderbal Nogueira
.

10 comentários:

Honório de Medeiros disse...

Pelo beleza de texto e acervo todos nós podemos constatar o quanto estamos perdendo enquanto não for publicado o livro que Aderbal escreve há décadas, e que já virou um dos mitos do cangaço.

Honório de Medeiros

HELIO FILHO disse...

UM GRANDE DEPOIMENTO DE UM FATO IMPORTANTISSIMO DA HISTORIA DO CANGAÇO, UM NÃO DOIS FATOS IMPORTANTES, PARABENS HELIO fILHO

Anônimo disse...

Eu quero fazer reserva na primeira fila para assistir o longa metragem do ten. Pompeu e outros depoimentos. Na pré-estréia.
O trailer foi muito bom.
Parabéns ao cineasta Aderbal/Abrahão.

C Eduardo.

José Mendes Pereira disse...

Muitos dizem que a fonte sobre o cangaço secou. Mas ainda há uma veia que brevemente jogará grandes informações sobre o tema.

Aderbal Nogueira trás este vídeo (é claro, passado), mais quantas histórias ainda estão por aí, guardadas nos acervos de muitos escritores e pesquisadores. Essa legião de talentosos não parará tão cedo.

José Mendes Pereira- RN

Anônimo disse...

Parabes amigo Aderbal. O Cangaceiro Moreno me disse que Virginio tomou um só tiro na tíbia e caiu perto dele e por isso ele morreu. e o tiro no peito de Virginio, quem deu ?
Como o Ten Pompeu constatou esses ferimentos ?

Bel trabalho. saude.Alfredo Bonessi -SBEC-GECC

José Cícero disse...

MESTRE ADERBAL:
Sempre antológico e afirmativo em tudo que faz o mestre companheiro ADERBAL NOGUEIRA. Seus informes(registros), tanto na escrita, quanto nas objetivas e na película são de uma precisão quase cirúgica. O trabalho desprendido e apaixonado do Aderbal tem sido deveras fundamental como contribuição para o resgate, a preservação e o reconhecimento da história deste verdadeiro fenômeno sociológico que foi o Cangaço.
Parabéns para este 'homem de execeção' ainda é muito pouco. Que Deus o recompense com plenas graças: saúde, vida longa e prosperidades tanto em espírito quanto em matéria. Porque Ele merece e faz jus.
Valeu amigão!
José Cícero
Aurora-CE.
...........................
jccariry@gmail.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com

IVANILDO SILVEIRA disse...

Observo nesse IMPORTANTE VÍDEO do rastejador Aderbal , o seguinte:

1º) Não se sabe exatamente, qual o soldado que matou " VIRGÍNIO " , cunhado de Lampião, pois eles atiraram simultaneamente no grupo de cangaceiros, conforme relata o Ten. Pompeu.

2º) O Ten. Pompeu informa que em um combate no Estado de Alagoas, as "BALAS " usadas pelo grupo de Lampião, eram do ano de 1932, enquanto que as usadas pela polícia datavam de 1912/13 .

Se nós vermos o depoimento do Ten. ZÉ RUFINO , no documentário de Paulo Gil, " Memória do Cangaço ", o mesmo informa, EXATAMENTE, o que o Ten. Pompeu narrou, logo acima, ou seja, as " BALAS " usadas em combate pelo grupo dos cangaceiros de Lampião, eram sempre " Balas Novas ", enquanto a polícia, usava uma munição mais antiga .

3º) O Árabe Benjamin Abrahão, o qual FILMOU Lampião e seu grupo , foi encontrado várias vezes na caatinga á procura do chefe cangaceiro, sem que a polícia o repreendesse, ou tomasse qualquer atitude contra o mesmo.

4º) No combate de Serrinha do Catimbau/PE, Lampião teve sua amada (Maria Bonita) ferida, com uma certa gravidade , além de ter perdido um CACHORRO, que foi fuzilado pelo grupo de civis, que defenderam aquele arraial do ataque cangaceiro.

5º) Comungo com o pensamento daqueles que entende, que ainda, falta muita coisa a ser estudada/explorada no ciclo cangaceirístico.

6º) O amigo ADERBAL possui as grandes qualidades de preservar a memória do cangaço, além de partilhar com os amigos, as informações e o fatos que detém, em seu acervo, O que não acontece, infelizmente, como muitos estudiosos do cangaço.

É por ai....

Abraço a todos.
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigo Bonessi, infelizmente eu não tenho como constatar essas afirmações, aliás, nos nossos trabalhos eu só coloco os depoimentos gravados, eu nunca julgo. Claro que tenho as minhas opiniões, mas não as exponho, pois não tenho a pretensão de dizer que os depoimentos colhidos por nós sejam os verdadeiros. Quanto ao que o Ten. Pompeu disse, ele infelizmente não está mais entre nós para responder, mas se não me falha a memória ele disse que o corpo foi encontrado e foi feita uma espécie de perícia. Vou procurar nos originais da entrevista e, se encontrar algo sobre isso, avisarei. Ok?

Aderbal Nogueira

PEDRO LUÍS disse...

PARABÉNS ADERBAL, SUA PESQUISA É SENSACIONAL, SEUS VÍDEOS REGISTRAM PERSONAGENS E HISTÓRIA PURA!!!

Unknown disse...

Existe o local onde foi enterrado o cangaceiro Virginio???