Lampião o mata sete Por:Alcino Alves Costa

Alcino Alves Costa na casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara
,
Um semanário de Aracaju entrevistou o conceituado e respeitabilíssimo Juiz de Direito aposentado, Dr. Pedro de Morais. Na entrevista, o considerado ex-juiz, discorre sobre o lançamento de seu livro intitulado “Lampião o mata sete”, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 24, na Livraria Escariz, do Shopping Jardins.Nas páginas do jornal, o Dr. Pedro afirma fatos do viver de Virgulino Ferreira da Silva. Fiquei deveras estupefato com as suas colocações. Não tenho dúvida, as mesmas não têm nenhum embasamento e descambam para uma injustiça sem limites. Lamento profundamente que um homem da lisura e do sereno proceder, como foi e é o nosso querido Dr. Pedro Morais, pessoa que eu tenho grande estima e respeito, tenha sido influenciado e acreditar em tamanhos disparates como se fosse um iniciante e inexperiente “vaqueiro da história”. O Dr. Pedro é um estudioso do assunto. Todavia, também sofreu a influência daqueles que registram em livros e documentos grotescas e deslavadas mentiras. Inverdades que tem o poder de embaraçar a cabeça até de atilados homens da estirpe de nosso ex-juiz.
O que me deixou admirado foi perceber que um homem que trilhou a sua vida pelos caminhos da justiça e do conhecimento da mentalidade humana, tenha sido influenciado com tanta facilidade. Foi assim que com certeza aconteceu com o nosso Dr. Pedro. Em um instante da fragilidade mental se deixou envolver por aqueles que não têm compromisso com a verdade e quase sempre registram em livros e documentos grotescas e deslavadas mentiras.


Dizer-se que Lampião era homossexual e Maria Bonita uma adúltera, e os dois, Lampião e Maria Bonita, coabitavam com Luís Pedro, vivendo assim, em plena caatinga, um triângulo amoroso, é algo que em sã consciência ninguém tem o direito de acreditar. Eu sei muito bem que pessoas descompromissadas com a verdadeira história do cangaço e de Lampião tiveram o desplante de dizerem ou registrarem essas verdadeiras aberrações. Porém, um homem do quilate, da hombridade e da nobreza de caráter do Dr. Pedro não merecia participar desse pequenino grupo de pessoas que registraram tão medonhas distorções da história cangaceira. Lampião jamais foi um gay. Aliás, em toda história do cangaço, desde os seus primórdios não se registra nenhum homossexual nos grupos cangaceiros.Luís Pedro tinha a sua companheira, a cangaceira Neném, morta na fazenda Mocambo, em Sergipe. A afirmativa de que o grande cangaceiro, do povoado Retiro, em Triunfo, Pernambuco, era amasiado com Maria Bonita e o próprio Lampião é uma coisa deplorável, uma mentira monstruosa que nasceu da mente doentia dos mal intencionados. Quanto a Lampião ser um estilista, afirmação de um dos maiores pesquisadores da história cangaceira, eu contestei essa esdrúxula afirmativa, inclusive em artigo para este jornal, mostrando que o tão considerado escritor estava usando apenas o seu ponto de vista, nunca a verdade sobre o viver e a conduta de Lampião.

O que Lampião fazia, e muitos sertanejos também faziam, era pelejar com couro, fazendo selas, perneiras, gibão e outros acessórios puramente sertanejos. Ser um estilista, bordar peças e indumentárias do cangaço, isto jamais aconteceu. É acinte a história de Lampião. É querer inventar e se mostrar dono da verdade. Quanto a ele ter sido um feroz bandido, um cangaceiro malvado, com atitudes monstruosas, tudo isto é verdade. Como também é verdade que ele foi e é um dos maiores heróis da história do Brasil. E a prova insofismável está nestas discussões sobre o caminhar pelas estradas da vida desse caboclo das barrancas do riacho São Domingos e das fazendas Ingazeira e Passagem das Pedras. Mesmo após 73 anos de sua morte, Lampião é o personagem mais falado e pesquisado em todo Brasil. Este homem é um herói ou não? 

Maria Bonita jamais foi chamada de Dea. A Dona Dea que na entrevista diz ser Maria era justamente a mãe de Maria Bonita, que antes de sua ida para o cangaço era conhecida como Maria de Dea.Dona Dea, chamava-se Maria Joaquina Conceição Oliveira e era mãe de muitos filhos, dentre eles Maria Gomes de Oliveira, a segunda filha do casal; inicialmente chamada de Maria de Dea e posteriormente de Maria de Lampião, ou Maria do Capitão. Não posso e não quero, sob hipótese alguma, desmerecer o trabalho literário do Dr. Pedro, a quem, repito, tenho uma admiração e um respeito muito grande. Todavia, não tenho como não me manifestar sobre essas monstruosas injustiças. Injustiças que se faz com Virgulino Ferreira da Silva e com Maria Bonita.
Fiquei triste em ter lido a entrevista de responsabilidade de um homem de extraordinária integridade, e por essa razão, os seus escritos irão confundir ainda mais as pessoas que não conhecem verdadeiramente a história do cangaço e de Lampião e o viver do homem sertanejo naqueles tempos do sertão de outrora. Maria Bonita não era uma adúltera. Lampião jamais foi um gay!

Saudações cangaceiras

Alcino Alves Costa
O Caipira de Poço Redondo
Artigo Publicado no Jornal  da Cidade, de Aracaju em sua edição de ontem,
dia 23 de novembro de 2011

17 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Alcino

É ofensa demais para quem não pode defender. Acho que a Familia Ferreira deverá buscar reparação na justiça.Lampião e o seu nome já foi utilizado para tudo, até para comerciais de farmacia, de produtos agrícolas, nas musicas, no cordel, em poesias, aos redores das fogueiras de São João, mas ser humilhado dessa forma é demais !-ninguém pode ofender a moral e os brios de uma pessoa dessa maneira.

Parabens pelo teu trabalho - do néofito: Alfredo Bonessi - SEBEC - GECC

Anônimo disse...

Nada contra a opção sexual de quem quer que seja, não tem nada a ver com isso ! Mas conjecturar que Lampião era homossexual , sem nenhum fundamento real ou paupável é no mínimo irresponsabilidade histórica. E não digo para minimizar o criminoso que foi Virgulino, apenas trazer uma afirmação dessa natureza não se presta a construção da historia que desejamos. Lamentável, lementável.

Julio Tavares
Fortaleza-Ceará

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGOS DO BLOG:

QUE MARAVILHA ESSE ARTIGO DO " DECANO " ALCINO ALVES..!!
Ô CABRA BOM !! ADMIRO MUITO ESSE CAIPIRA, VAQUEIRO DA HISTÓRIA...rsrsrsrs

INFORMO-LHES, QUE HÁ ALGUMAS HORAS ATRÁS ( 17:00 hs do dia 24/11/11 ), OBTIVE A INFORMAÇÃO, JÁ CONFIRMADA, DE QUE A JUSTIÇA SERGIPANA, CONCEDEU " MEDIDA LIMINAR " Á FAMÍLIA FERREIRA (Expedita - Filha de Lampião), SUSPENDENDO O LANÇAMENTO, E A VENDA, DESSE LIVRO INFAME, QUE DAR-SE-IA, HOJE (24/11/11) NA LIVRARIA ESCARIZ, EM ARACAJU/SE..

É LAMENTÁVEL, QUE PESSOAS CRIEM FACTÓIDES, NO INTUÍTO EXCLUSIVO DE GANHAR DINHEIRO...É A GANÂNCIA HUMANA....É INCRÍVEL.!!

SERÁ QUE ESSE AUTOR TERIA A CORAGEM DE ENFRENTAR O PÚBLICO SELETO DO CARIRI-CANGAÇO EM UM DEBATE ??

ABRAÇO A TODOS...ESTOU INDIGNADO ..

IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Juiz? Tem certeza? Será?
Por favor.
NÃO COMPREM ESSE TROÇO NEM POR CURIOSIDADE. Não contribuam com essa desinformação.
Aderbal Nogueira

Narciso disse...

Comungo com os companheiros que já se expressaram. E sou do tipo "Dá a
César o que é de César" Agora tentar de maneira mirabolante distorcer toda história,e de certa forma se promover de maneira grotesca,é um desrespeito a quem
estuda e pesquisa a história do cangaço de forma séria.

Narciso Dias-PB

Juliana Ischiara disse...

Valeu Mestre Alcino.

Excelente texto! Estamos justos e misturados!!! Não vamos permitir que coisas dessa natureza, prospere. Pois é uma afronta a nossa memória histórica e cultural. Além do desrespeito a família Ferreira.

Assim como mestre Ivanildo, estou indignada.

Pegando carona nas palavras do amigo Aderbal: “NÃO COMPREM ESSE TROÇO NEM POR CURIOSIDADE”.

Abraço

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Texto primoroso. Caro Alcino creio que voce foi a voz de todos os confrades. Não podemos compartilhar nem ficar calados diante desses absurdos.

Um forte quebra costelas.
Assis Nascimento // Mossoro (RN)

Archimedes Marques disse...

LAMPIÃO, O MATA SETE. PRIMEIRA BATALHA GANHA PELA FAMÍLA FERREIRA

Primeiro do que tudo parabenizo o excelente texto do amigo Alcino. Como sempre sereno e composto por palavras verdadeiras. Quanto ao problema especifico de tudo gerador estive presente ontem no que seia o lançamento do livro LAMPIÃO, O MATA SETE de autoria do Juiz aposentado Pedro Morais que estava previsto para ser lançado hoje às 18:00 horas na Livraria Escariz do Shopping Jardins da capital sergipana,vez que o meu objetivo era adquirir um exemplar para fazer um dura crítica baseada nos argumentos dele que tenho certeza, são inconsistentes, entretanto, tomei como surpresa (uma grata surpresa)pois a mesma foi suspensa por ordem judicial.

Consta que a família FERREIRA, descendente de Lampião e Maria Bonita teria entrado na Justiça com AÇÃO DE INDENIZAÇÃO junto com um pedido de liminar para suspender o lançamento do referido livro, baseada em uma entrevista que o próprio autor do livro teria dado ao jornal CINFORM dando conta que Lampião era gay e impotente sexual, enquanto Maria Bonita era adúltera e que havia um triângulo amoroso com esse casal de cangaceiros com o cangaceiro Luiz Pedro, que no caso seria o ativo sexual do trio. Informações também passadas em diversos sites daqui do nordeste.

Assim, dessa primeira batalha já se fez vitoriosa a família de Lampião e Maria Bonita, pelo menos provisoriamente até que se julgue o Mérito da questão da ação impetrada, a não ser que haja uma nova decisão derrubando a primeira liminar, mas que de tudo já se preveem que outras batalhas judiciais com certeza virão.

A Justiça sergipana, pelo menos por hora, fez Justiça e espero que continue fazendo. Agora é só aguardar os próximos capitulos.

Abraços a todos.

Archimedes Marques

Anônimo disse...

CARO ALCINO,POSTEI UM COMENTÁRIO NO SITE INFONET ONDE VOCÊ SAI EM DEFESA NÃO DE LAMPIÃO E DE MARIA BONITA E SIM DA HISTÓRIA, DA VERDADEIRA HISTÓRIA.NÓS, PESSOAS DE BOM SENSO DEVEMOS BOICOTAR ESSE JUIZ QUE QUER APENAS APARECER NA MÍDIA E TALVES IR EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO TIPO JÔ SOARES PARA RIDICULARIZAR A NOSSA HISTÓRIA E O POVO NORDESTINO.NÃ,O TENHO NADA CONTRA OS HOMOAFETIVOS,MAS CRIAR FACTÓIDES PARA APARECER SOU TOTALMENTE CONTRA.
GRANDE ABRAÇO A TODOS

JAIRO LUIZ OLIVEIRA
PIRANHAS - ALAGOAS

Kiko Monteiro disse...

Autor de “Lampião O Mata Sete” diz que "só fala a verdade"

Em entrevista a uma rádio local na manhã de hoje (25), o juiz aposentado Pedro de Morais rebateu os questionamentos acerca da proibição do lançamento de seu livro “Lampião O Mata Sete”. Ele assegura que a criação da obra foi baseada em profundos estudos sobre o cangaceiro e sua vida no cangaço. “Eu não inventei, apenas relatei em meu livro as verdades sobre Lampião. Só relatei a vida do facínora, é o que está no meu livro”, disse Morais, ao ressaltar que aguarda a decisão do judiciário.

O escritor lançaria seu livro ontem, mas foi impedido por liminar, deferida pelo juiz da 7ª Vara Cível de Aracaju, Aldo Albuquerque, proibindo o lançamento do “Lampião O Mata Sete”. A família Ferreira, descendente de Lampião e Maria Bonita, teria impetrado a ação judicial para suspender o evento. De acordo com o advogado da família, Wilson Winner, a publicação fere a honra dos descendentes do cangaceiro e, com base nesse argumento, espera impedir a circulação do livro.

Em entrevista ao portal F5 News, o autor explica resumidamente parte do conteúdo do livro. Segundo ele, após longas pesquisas, foi constatado que Lampião era gay e impotente sexual, enquanto Maria Bonita era adúltera e que havia um triângulo amoroso do casal com o subalterno cangaceiro Luiz Pedro que, no caso, seria o ativo sexual do trio.

O lançamento da obra aconteceria na noite de ontem (24) na livraria Escariz, mas o evento foi suspenso por conta da liminar. Entretanto, o autor do polêmico livro garante que irá recorrer da decisão e que até a próxima segunda-feira lançará seu livro.

Fonte: http://www.f5news.com.br/noticia.asp?ContId=2206

Anônimo disse...

Depois de Angico, da nova data de nascimento de Maria Bonita, de quem realmente matou Delmiro Gouveia, agora vem o "mata sete" do juiz de sergipe. Acho que tudo isso gera polêmica mas mantem a história viva e muito mais, nos coloca diante das muitas hipocrisias da sociedade.

Francisco Gomes Lapa
Lapinha

Anônimo disse...

Muito bom artigo do escritor Alcino, a indignação toma conta de todos os ´serios pesquisadores do cangaço.

Antonio Andrade

Anônimo disse...

A história, como objeto do estudo, faz-se assim, de idéias, teses, leituras. Como saber o que o Pedro disse e estudou sem ler o que ele escreveu? Estamos diante daquela brincadeira de escola, em que alguém disse que alguém disse que alguém disse... Um monte de gente falando bobagem sem sequer saber sobre o que se esta falando. O próximo passo, ao que parece, será criar um órgão de controle sobre o que se pensa e se escreve sobre Lampiao, eleger este senhor do blog como Presidente e esperar a autorização previa para discutir a história.
Sidney Cardoso

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro senhor Sidney, apesar de perceber a forma desrespeitosa como acabou nos tratando, saiba que terás sempre esse espaço para manifestar seu pensamento, esse é o sentimento do Cariri Cangaço. Seja bem vindo a esta família.

Manoel Severo

Julio Cesar disse...

Caros amigos e colegas

Tenho lido as críticas e os comentários sobre o livro Lampião, Mata Sete e, uma das justificativas é o fato de já existir muitos livros de autores que não estão embasados, etc...etc...
Ora, sendo assim, porque aqueles que estão tão indignados com essa afirmativa não fazem uma crítica respeitando os rígidos padrões da ciência?
Ou, por outro lado, porque simplesmente não ignoram tal publicação, já que todos têm a certeza de que essa afirmativa não é verdadeira?

Lampião já viveu em Minas Gerais, Lampião não morreu em Angico, Lampião já aparou uma criança com seu punhal, enfim, muita coisa já foi dita, desdita e desmentida. Agora surge mais uma, Lampião era gay.
Que se prove, que se mostre o que fundamenta tal afirmativa.

Abraços

Julio Cesar Ischiara

Ponto de Cultura Cabras de Lampião disse...

Olá, pessoal:
Os inimigos de Lampião daqui do Pajeú já utilizaram os mais diversos adjetivos para expressar o quanto ele era facínora. Não foram apenas vinte ou trinta vezes que escutei relatos e depoimentos de Davi Jurubeba, João Gomes de Lira, da família de Zé Saturnino e dos Nogueiras em que joga Lampião do inferno pra dentro. Mas esse tipo de conversa como faz esse juiz aposentado Pedro de Moraes, é demais. Quem ele escutou pra se fundamentar e publicar absurdos dessa natureza, ferindo e humilhando os brios das pessoas e das famílias, sem nenhum respeito a história? Ainda hoje, dia 29, pela manhã, dia de feira aqui em Serra Talhada, conversei com os filhos e netos de Zé Saturnino sobre esse assunto, e eles disseram-me que deveríamos escrever uma carta de repúdio contra esse escritor. (Claro que ninguém vai fazer carta, mas é a forma de indignação manifestada por eles). Vejam bem, até os mais intrépidos inimigos de Lampião, não apenas contestam tais informações, como acham que é uma covardia.
Pedro de Moraes é um juiz aposentado, conforme li em alguns comentários. Ele emitiu uma informação baseado apenas no que lhe interessava, não em busca da verdade. Será que era assim que tratava os assuntos nos tribunais quando estava na em exercício do trabalho? Ele conseguiu fazer seu marketing pra vender seus livros. Apenas sugiro que não comprem nem por curiosidade, como disse Aderbal.
Ô bicho bom pra levar uma malaca na orelha!
Saudações cangaceiras.
ANILDOMÁ WILLANS DE SOUZA
Ponto de Cultura Cabras de Lampião
Serra Talhada/PE.

www.educarcomcordel.blogspot.com disse...

O escritor que tem compromisso com a história
não escreve nada que não possa, de alguma forma, provar.
Confiando sempre na tenência, na sapiência e no profundo conhecimento que nosso Mestre Alcino Costa tem acerca do Cangaço temos que fazer côro às suas afirmações e descredibilizar, com veemência, todo e qualquer absurdo que se escreva sem o compromisso de se falar a verdade sempre pautados em pesquisas sérias.
Parabens, mestre Alcino.

Paulo Moura - Recife/PE