Lagoa do Mel e a Caravana Cariri Cangaço Por:João de Sousa Lima

Família Cariri Cangaço na Lagoa do Mel

Quarto dia da Caravana Cariri Cangaço - GECC, em terras de Paulo Afonso, Bahia. Certamente toda a área atual da “outrora Lagoa do Mel” está modificada, a caatinga brava hoje é substituída por uma plantação sensacional de coqueiros, mamoeiros, melão, melancia, goiaba; resultado da obstinação de um pernambucano danado, de Floresta, Senhor Antônio, há cinco anos morando no lugar. A antiga lagoa, hoje totalmente aterrada e dentro da roça de seu Antônio, ainda mantém as duas grandes pedras que marcavam a entrada da mesma, que na época do combate era cercada por varas . O confronto se deu entre os homens do tenente Arsênio e os cabras de Virgulino , onde tombaram 19 homens das volantes e um personagem ilustre das hostes cangaceiras: Ezequiel, irmão mais moço dos Ferreiras.

João de Sousa Lima e Aderbal Nogueira para o documentário da Caravana
O anfitrião mostra na terra o que aconteceu no combate

A Lagoa do Mel situa-se no povoado Baixa do Boi, distante do centro de Paulo Afonso uns 15 km. O combate aconteceu em 1931, Lampião foi avisado por um coiteiro da presença dos policiais e ao amanhecer do dia partiu da fazenda de Pedro Gomes (pai da cangaceira Durvinha) portando uns chocalhos, cercou o tanque, utilizando como estratégia , o tilindar dos chocalhos, confundindo os soldados que pensaram que eram bodes e cabras que se aproximavam para beber água; o tiroteio foi intenso e dizimador, morrendo na hora 16 soldados e o irmão de Lampião.

Flagrantes da visita à Lagos do Mel

O tenente Arsênio conseguiu desferir uma rajada de metralhadaora, sendo o bastante para rendilhar o estômago do jovem cangaceiro. o tenente conseguiu fugir deixando a metralhadora, porém tirando uma peça que deixou a arma inutilizável.Lampião enterrou o irmão próximo ao tanque, contando com o serviço de Antonio Chiquinho (falecido em fevereiro de 2010, com 106 anos de idade). Lampião recolheu armas, munições, dinheiro e jóias que estavam em posses dos soldados, seguiu para o Raso da Catarina, onde chorou suas mágoas por conta da perda do irmão amado e depois arquitetou sua vingança contra o tenente Arsênio e aí a história é longa e carece de mais tempo para ser contada em seus mínimos detalhes.

João de Sousa Lima
Sócio da SBEC, Conselheiro Cariri Cangaço

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigos do Cariri Cangaço, fico feliz em você palmilhando as trilhas do Cangaço e registrando as imagens para todos nós. O amigo Adelbal foi muito feliz na sua colocação, ao afirmar o sentimento de felicidade ao encontrar com Candeeiro(Neu Né, gente fina)e tristeza ao passar por Nazaré do Pico, atual distrito Carqueja e não ver seu João Gomes de Lira, sentadinho na frete da sua casa, abraçando e recebendo a todos com o maior carinho.
Parabéns e abraços a todos.
Prof. Pereira

Unknown disse...

Que bacana,ler sobre este lugar.
O meu avô Aniceto jose Rodrigues era natural de Lagoa do Mel.
Era filho de Félix José do Rêgo.
Tinha alguns irmãos eu me lembro dos nomes apenas de Geracina ,Lina e Cirilo .
Meu bisavô Félix era conhecido como felivermelho.
Alguém conheceu alguém aí dessa família?
Já os procurei na rádio nacional da Amazônia,Não obtive nenhum retorno.
Eu sou Edna Alves dos Santos.
Contato:38 998922478.
Obg.