Paraíba e Pernambuco na Caravana Cariri Cangaço Por:Manoel Severo

Assis Timóteo recebe a Caravana Cariri Cangaço-GECC

A noite avançava sob o frio da magnífica serra de Triunfo, ao longe o som dos metais com suas marchas carnavalescas e mais perto o momento de mais um reencontro: A Casa Grande das Almas. O amigo Assis Timóteo, grande pesquisador do cangaço e das coisas de Triunfo e sua irmã Geraldina, nos receberam para um jantar especial, aliás, mais que especial, e diante de um cenário que guarda íntimas relações com o Rei do Cangaço; entre Pernambuco e Paraíba, Triunfo e Princesa; pudemos passar o resto da noite vagando pela memória dos vaqueiros da história e os muitos momentos testemunhados pela residência emblemática da família Timóteo. 

Assis Timóteo e Manoel Severo
Caravana Cariri Cangaço e o jantar com a família Timóteo
Nesta sala Lampião e o Alferes João Timóteo costumavam jogar carteado e do alto do mezanino os cabras observavam os chefes...

Ali Virgulino já passava com seus treze ou quatorze anos, ao lado do velho Zé Ferreira, seu pai, nas andanças de almocreve, negociando com a família do avô de Assis: Alferes João Timóteo, respeitado coronel da Guarda Nacional; anos mais tarde, voltava a mesma Casa Grande das Almas, o mesmo Virgulino, só que agora Lampião,  para jogar cartas com os coronéis e a elite da região, entre esses, Marcolino Diniz, um dos chefes de Princesa; de um lado da sala, Pernambuco, do outro Paraíba. 

Enquanto o nevoeiro permitiu ainda nos foi possível rever o encanto da Capela e o Mausoléu da propriedade, sem esquecer dos jardins tão bem cuidados pela família.  A pauta do jantar não poderia ser outra: Triunfo como cenário de muitas passagens dos vários grupos cangaceiros e daquele que eternizou o nome do vale do Pajeú: Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. 

Jardins e Capela da Casa Grande das Almas

Ao final da noite duas constatações: Primeira, Já temos confirmado mais um conferencista para o Cariri Cangaço 2012: Assis Timóteo e o “Cangaço sob o Olhar da Justiça” e a segunda: Nasce um novo desafio: O Cariri Cangaço atravessando as fronteiras do Ceará e chegando a Pernambuco, é esperar para ver...




Manoel Severo 

Um comentário:

Anônimo disse...

Uau!!! Tema instigante o proposto pelo mais novo conferencista do Cariri Cangaço, Assis Timóteo! "Cangaço sob o olhar da Justiça" será, certamente, muito apreciado!

Eloísa Farias
BSB