Quem não conhece, precisa conhecer. O conjunto arquitetônico do espetacular Memorial da Ressistência; uma homenagem do poder público ao marcante episódio da ressistência do bravo povo de Mossoró, sob o comando do carismático prefeito Rodolfo Fernandes, ao ataque do bando de Lampião; é de impressionar. A concepção de sua criação e a harmonia de suas linhas fazem do Memorial, um dos mais significativos e belos espaços temáticos do nordeste.
O que não sabíamos era o poder que o referido Memorial exercia sobre os confrades mais afeitos à viagens no túnel do tempo, abaixo duas expressões claras da afirmação acima:
Ângelo Osmiro, de olhos fechados parece circular pelas ruas da Mossoró antiga...
Já o casal Nogueira, parece não se preocupar com o ataque iminente dos cangaceiros...
Não duvidaria se por acaso mais algum confrade acabasse aparecendo nas imagens acima. É visitar para conferir, Memorial da Ressistência de Mossoró, terra de Santa Luzia; uma obra grande não só em sua dimensão, mas principalmente em seu significado, ainda mais agora...Com o poder de provocar uma verdadeira viagem ao túnel do tempo.
NOTA CARIRI CANGAÇO: Fotografias de Manoel Severo e Dário Castro Alves, fotografias da época, constantes do acervo do Memorial da Ressistencia.
8 comentários:
Parabéns pelas fotos, não conheço o Museu de Mossoró, mas pelas fotografias que vemos na internet, com certeza é uma obra fenomenal que resgata a brava ressitencia contra lampião e seus segazes.
Fernando Lima
Pois é meu caro Fernando, o Memorial é realmente uma visita obrigatória a todos os amantes do tema cangaço.
Abraços,
Manoel Severo
Com relação as fotos da ressistencia. sabemos que as mesmas naturalmente não forma feitas no momento do combate, sem problemas, é compreensível, mas; o que dizer de versões que contam que alguns que aperecem nas fotos não haviam participado da heróica ressistência??????
Deixo a pergunta no ar.
Yuri.
Caro Yuri, com certeza as fotografias não foram feitas no exato momento do confronto, isso é ponto pacífico, elas foram retratadas para eternizar esse que foi um momento importantíssimo da história do bravo povo mossoroense.
Quanto à sua indagação de que ali estejam retratadas pessoas que não estiveram realmente nas trincheiras, foge ao meu conhecimento.
Respeitosamente,
Manoel Severo - Cariri Cangaço
Senhor Severo, na verdade o que perguntei é fruto de uma informação já de conhecimento público, de acordo com estudiosos, realmente alguns personagens que aparecem "bravamente" nas fotografias, estavam bem longe por ocasião do confronto. Com a palavras os pesquisadores.
saudação, Yuri.
Meu Prezado Yuri,seria de se estranhar que em meio a tanta ansiedade e angustia ainda fosse se pensar em deixar um fotografo de plantão esperando bala e muita bala!!!!
Esses registros foram de extrema importancia para a memória da cidade e história do cangaço.
Assunção.
Parabéns por ressaltar o Memorial da Resistência, em Mossoró. Sou um grande privilegiado em nascer na terra que expulsou Lampião e que hospedou Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico.
Um abraço,
José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo
A satisfação é nossa caro amigo Edilson, por poder compartilhar com os confrades de Mossoró esse monumento grande em toda sua natureza, em agosto aguardamos o amigo por essas bandas de nosso cariri.
Abraços,
Manoel Severo - Cariri Cangaço
Postar um comentário