Geopark Araripe, o Novo parceiro Cariri Cangaço

.
Sede do Geopark Araripe; o único das Américas

Nova parceria foi firmada entre instituições, diante da realização do Cariri Cangaço 2010. Na última semana estiveram reunidos os organizadores do evento com a Diretoria do Geopark Araripe , na ocasião foi firmada a parceria entre o primeiro e único Geopark das Americas, com o Cariri Cangaço. A reunião contou com as presenças do Curador do Cariri Cangaço; Manoel Severo, da Secretária de Cultura de Crato; Danielle Esmeraldo e dos representates do Geopark; professor Patrício Melo e Professor Idalécio de Freitas.

Para o Coordenador Geral do Geopark, professor Patrício Melo "é de suma importância o Geopark está unido ao Cariri Cangaço, não poderia está fora de jeito nenhum, vamos entrar com força total". Já para o Curador do evento, Manoel Severo " ter o Geopark como um de nossos parceiros tem um significado muito importante; todo o Cariri Cangaço acontece nos municípios contemplados pelos sítios paleontológicos, um Patrimônio da Humanidade, bem aqui no seio de nosso cariri. Estaremos recebendo pesquisadores e estudantes de todos os lugares do país, assim, apresentar  o Geopark será uma grande satisfação e honra para o Cariri Cangaço". 

Manoel Severo, Idalécio Freitas e Patrício Melo

Patrício Melo, Manoel Severo, Danielle Esmeraldo e Idalécio Freitas

O que é um Geopark?

É um território com limites definidos e que possui sítios de grande valor científico cujos patrimônios socioeconômico, cultural, histórico, ambiental e geológico apresentam importância, raridade, riqueza em biodiversidade e contam a história da terra e conferem identidade ao lugar. Nesse território está localizado um determinado número de sítios geológicos e paleontológicos, selecionados conforme a relevância das suas características para a história da terra. Apesar do destaque principalmente relacionado ao patrimônio geológico, também se considerou a ocorrência de outros aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, dentre outros.

Um Geopark tem papel ativo no desenvolvimento econômico de seu território, que passa a ser mais reconhecido em função da suas riquezas naturais, possibilitando o desenvolvimento do Geoturismo, como estratégia na dinâmica econômica local, ou seja, cada Geopark UNESCO configura-se como um território protegido com sítios de grande relevância científica, ambiental e cultural, em razão de suas características geológicas, paleontológicas, arqueológicas, ecológicas e paisagísticas, que se apresentam como sinônimo de proteção patrimonial e desenvolvimento sustentável, com seus Planos de Estruturação e Ordenamento Territorial e Plano de Manejo ambiental, com roteiros de conservação dos aspectos relevantes e estratégias de desenvolvimento compactuadas pelos poderes públicos, sociedade civil e iniciativa privada.

"Geoparks não apenas está relacionado a rochas, eles estão relacionados a pessoas.É crucial que eles estejam envolvidos,nós queremos ver quanto mais pessoas possível saindo e se divertindo com a geologia da área. Nosso objetivo é maximizar o geoturismo… para o benefício da economia local e para ajudar pessoas a entender a evolução da paissagem local deles. "

 
O GEOPARK ARARIPE que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna.

A proposta pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.


Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.

59 Geoparks já foram criados no mundo. Desse total, o Geopark Araripe é o único do Continente Americano e do Hemisfério Sul, oferecendo uma diversidade de ambientes naturais.

www.geoparkararipe.org
PRODUÇÃO CARIRI CANGAÇO
.
.

2 comentários:

Unknown disse...

Queremos dizer que o Cariri Cangaço cresce em conceito a cada dia, a nota sobre a parceiria com o Geopark - URCA, é sem dúvida um sinal do que falo;

O Geopark Araripe tem desenvolvido nos últimos tempos um extraordinário trabalho tendo o professor Patrício Melo à frente, assim quando vemos dois empreendimentos com essa envergadura, sabemos que só pode dá certo.;

parabéns ao Professor Patrício e ao amigo Severo.

Assunção.

Anônimo disse...

É verdade; o Geopark aqui do cariri é sensacional, estivemos em uma Excursão com o pessoal da Faculdade Leão Sampaio visitando.
Muitos cearenses e nordestinos não sabem que temos esse tesouro tão perto de nós.

Cariolina Dantas