Casa Grande das Almas

.
Diário de Viagem,
Casa Grande das Almas, Dia 26,
21h 39min


Do centro de Triunfo, pegando uma das ladeiras que desembocam no açude, cerca de 2km nos separam da chácara da família Timóteo, do grande amigo, pesquisador do cangaço, Assis Timóteo. A Casa Grande das Almas, propriedade que já chamaria atenção pelo próprio título; é cercada de história, memória e encantamento.

Dona Geraldina, Severo e Sabadia


A chácara fica na área rural de Triunfo , no alto do Sítio das Almas, já na divisa dos estados de Pernambuco com a Paraíba. Seus mais de 15 cômodos mantêm como num grande museu, peças e artefatos da época de sua construção; final do Século XIX; e que pertenceram ao  alferes João Timóteo de Lima, avô de nosso confrade Assis Timóteo. Metade do casarão fica em território pernambucano e outros cômodos em solo paraibano.




De um lado Pernambuco,
do outro, Paraíba;
e o Rei do Cangaço

Um dos pontos curiosos da Casa Grande das Almas é uma de suas salas; de um lado da sala estamos em Pernambuco, do outro lado, Paraíba. É a divisa entre os municipios de Triunfo e Princesa. Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, mantinha um bom relacionamento com a elite de Triunfo e na década de 20, esteve por diversas vezes hospedado na Casa Grande pelo coronel João Tomóteo, onde passava noites jogando cartas ao lado de seu estado maior. Quando sofrendo perseguição, conta-se que abrigava-se nas Almas, daí,quando a volante pernambucana chegava ali, o rei do cangaço passava para o lado paraibano da casa , onde a policia pernambucana não podia atuar, e quando era perseguido pelos paraibanos, fazia o inverso...

Ao mesanino onde Lampião costumava jogar cartas...

Alferes João Timóteo, foto acima e o fardão da Guarda Nacional

Do lado de cá, Triunfo, do lado de lá, Princesa...

A Capela e o Mausoléu...

A chácara do Sítio das Almas possui uma singular Capelinha entre os jardins smpre muito bem cuidados, que acabam ligando a casa grande ao Maosoléu da Família, edificado mais ao fundo da propriedade. Pelo magnetismo e beleza ímpar do lugar, a Capelinha é lugar comum para os enlaces matrimoniais da elite de Triunfo.



O Divino Espírito Santo abençoa a Capela




Manoel Severo
.

Um comentário:

Au-au disse...

Eu gostei muito porque já fui lá na casa das almas e eu vi sites que não falavam a verdade sobre lá mas o seu está maravilhoso e fala a verdade