Josenir Lacerda, Dama dos versos encantados do sertão Por:Ulisses Germano

.
Josenir Lacerda

A poetisa cratense Josenir Lacerda estará no próximo domingo (19/12/2010) no Rio de Janeiro para ocupar na Acabemia Brasileira de Literatura de Cordel - ABCL, a Cadeira de n° 37 do poeta reporter paraibano José Soares. Josenir também ocupa com muito orgulho a cadeira n° 03 da Academia dos Cordelistas do Crato fundada pelo Mestre Elói Teles. O grande poeta baiano Bule Bule viajará especialmente para o Rio para estar presente na posse Josenir Lacerda. Todos nós que formamos está riquíssima Nação Cariri nos sentimos felizes e orgulhosos com a sua vitória. Parabéns minha amiga dama dos versos encantados do sertão!!! 

ACADEMIA BRASILEIRA DE CORDEL
 
Contando com acervo de já 13 mil títulos, o cordelista Gonçalo Ferreira da Silva capitaneou sua fundação, no Rio, através de etapas que, com apoio da Federação das Academias de Letras no Brasil, culminou com a aquisição de sede própria, reunindo na antiga capital do Brasil a entidade máxima do gênero. Constituída por quarenta Cadeiras, assim como a Academia francesa que a todas as Academias serve de modelo, cada uma delas sob um Patronato, como a Brasileira, possui ainda a categoria de Sócios Beneméritos. Apesar de ser Brasileira, apenas vinte e cinco por cento de suas quarenta cadeiras estão reservadas a não-moradores da capital carioca. Situa-se à Rua Leopoldo Fróes, Nº 37, bairro de Santa Teresa.

GRANDES CORDELISTAS:
Lendro Gomes de Barros, João Martins de Ataide, José Pacheco, Rodolfo Coelho Cavalcante, Antonio Américo de Medeiros, Minelvino Francisco Silva, José Costa Leite, Guaipuan Vieira, Gonçalo Ferreira, Joaquim Batista de Sena, Alberto Porfírio, João Rodrigues Amaro (Jotamaro), José Caetano, Siqueira de Amorim, João Firmino Do Amaral, Francisco Sales Arêda, Expedito Sebastião da Silva, Afonso Nunes Vieira, Mestre Azulão, Olegário Fernandes da Silva, J. Borges, Manoel Monteiro da Silva, João Firmino Cabral ,Gerardo Teodósio dos Santos, Celestino Alves, Apolônio Alves dos Santos, Manoel D’Almeida Filho, José Gentil Girão(Seu Ventura) e Cuíca de Santo Amaro.

Ulisses Germano
;

5 comentários:

CARIRI CANGAÇO disse...

A família Cariri Cangaço se sente verdadeiramente honrada por dois motivos; primeiro pelo talento de uma cratense sensacional está sendo reconhecido pela Academia, isso nos deixa orgulhosos e felizes; segundo, por essa cratense sensacional pertencer a família Cariri Cangaço, o que para nós é dose dupla de orgulho.

Parabéns querida Josenir, vc merece. Grande abraço em Miguel.

Manoel Severo

Dalinha Catunda disse...

Olá amigos,
Nós da ABLC, aqui no Rio de Janeiro, estamos esperando A grande Josenir Lacerda com todo carinho que ela merece.
Josenir com certeza nos dará a oportunidade de nos aproximarmos mais da tão interessante cultura caririense.
Cordialmente,
Dalinha Catunda

Alessandra Bandeira disse...

Se tudo der certo estarei la fazendo a cobertura para que todos ai do Crato acompanhe esse grande momento dessa mulher genial.

Karla Renata disse...

Viva as mulheres de nosso Cariri!!!!

Renata

Sávio Pinheiro disse...

Josenir Lacerda,

Ficamos honrados com a presença de conceituada poeta compondo o quadro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Parabéns pelo seu ingresso e pela escolha do Bule-Bule para prestigiar a sua posse. Um grande abraço.