A Violência Discutida em Noite na Saraiva MegaStore

.
Noite Cariri Cangaço - GECC na Saraiva do Iguatemi

Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 07, mais uma reunião do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará-GECC e Cariri Cangaço, reunindo ainda membros da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Polícia Militar do Estado do Ceará, dentre outros.

A noite teve seu início com a apresentação do Vídeo Documentário da Laser Vídeo "A Violência Oficializada no Tempo do Cangaço" de Aderbal Nogueira, com depoimentos importantes de remanescentes daquela época, pertencentes aos quadros da polícia, como Néco da Pautilha, Sargento Elias e Tobias Valão, além de "seu" Luiz de Cazuza. Os depoimentos versavam sobre a violência institucionalizada por parte das volantes que perseguiam os bandos cangaceiros.

Presenças ilustres de Paulo Gastão e Juliana Ischiara

Pesquisadores, Alfredo Bonessi, Edilson e Comendador Mariano

Ricardo Albuquerque (Aba Film) e Ângelo Osmiro

Após a apresentação do Documentário tivemos um grande debate envolvendo os presentes, com destaque para a participação dos representantes da Polícia Militar do Estado do Ceará, o Relações Públicas da PM, Major Marcos Costa e o pesquisador e escritor, Coronel Holanda.
Para o Major Costa, "é importante verificar as circunstãncias em que estavam envolvidos aqueles que dedicavam sua vida na defesa da sociedade da época, um ambiente hostil , onde a vida estava sempre por um fio. No caso dos excessos cometidos pela polícia, entendemos que nos dias de hoje temos muito mais mecanismos de identificar esses excessos e puní-los, pois a coorporação prima pela segurança do cidadão em sua integridade". Já o Coronel Holanda ressaltou que "atualmente temos muito mais condições de preparar bem nossos homens, com as Academias de Polícia, com os muitos profissionais gabaritados, coisa que na época do cangaço não acontecia".

Major Marcos Costa, RP da Polícia Militar do Ceará

Jormalista Barros Alves, editor da NE21 e Manoel Severo

Lívio Ferraz e Ângelo Osmiro

Para Aderbal Nogueira é "importante ter o cuidado no que diz respeito à análises sobre a ação do polícia da época, quando muitas vezes passavam meses dentro do mato, com fome e com sede, em buca dos vários bandos de cangaceiros e acabavam também se submetendo a essa grande pressão que reinava nos sertões daquela época". Para Aderbal Nogueira é importante valorizar e reconhecer o fantástico trabalho que a Polícia desenvolveu e vem desenvolvendo, haja visto a ação forte e eficaz no combate ao tráfico de drogas nos morros cariocas, nos últimos dias.

Aderbal Nogueira no momento de sua Conferência

Coronel Holanda, entre Jussara Macedo, de Aurora e Wilton Dedê

Cineasta Cláudio Junior e Arlindo Barreto

Pesquisadores Juliana e Júlio Ischiara

Para Manoel Severo "essa noite vem mostrar que estamos no caminhos certo, as muitas e honrosas presenças dos membros do GECC - Cariri Cangaço e da nossa querida SBEC, com seus ex-presidentes, Paulo Gastão e Ângelo Osmiro, só aumentam nossa responsabilidade, no mais é dizer o sucesso da noite, com um espetacular e qualificado debate sob a coordenação do grande amigo Aderbal, à exemplo de nosso primeiro encontro, quando Renato Cassimiro nos deu uma aula sobre Padre Cícero. Agora é esperar Janeiro, vem mais Cariri Cangaço - GECC por aí".

Gabriel Henrique e Aderbal Nogueira

Pesquisador e Membro do Conselho da SBEC, Tomaz Cisne

Pesquisador Alfredo Bonessi

Empresário Ricardo Albuquerque
.

16 comentários:

Lima Verde disse...

Caros amigos Severo e Aderbal e demais companheiros da SBEC, nossos parabens por esse grande evento, vcs dignificam o nome da pesaquisa do cangaço no Brasil. parabens tambem a Policia Militar do Ceará pela presença.

Fernando Cesar Lima Verde

Helio disse...

Muito bom poder rever o grande carater que é Ricardo Albuquerque, tive o prazer de conhece-lo por ocasião da exposição Cangaceiros, com as originais de Abraão Benjamim, aqui no CCBNB em Juazeiro do Norte. parabens Severo por esta iniciativa reunindo tanta gente de valor.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

A SBEC e o Cariri Cangaço merecem nossos parabens por esse feito. O Cearé dá exemplo para todo o Nordeste.

Ricardo Santa Cruz
João Pessoa

Anônimo disse...

Parabéns pelo importante evento! No momento em que vivemos a perigosa, mas necessária
atuação do BOPE, no conturbado Complexo do Alemão, o Cariri Cangaço faz também a sua parte

SEBASTIANA GOMES DE ALMEIDA JOB

xico disse...

Severo, a ação da polícia nos morros cariocas são passíveis de criticas, é bem verdade, mas merecem todo nosso aplauso, só esses verdadeiros heróis da Policia Militar sabem o risco que correm ao enfretarem um desafio desses, então gostaria de dizer que temos sim que criticar alguns excessos e deslizes de maus policiais, mas aplaudir o todo da policia que é feita por homens de bem.

Parabens aos senhores por mais esse grande evento.

Francisco Turco

Anônimo disse...

Legal. Por conta da distância e correria do dia a dia não tive condições de participar de execelente debate. Fica aqui os meus sinceros votos de parabens pelo evento produtivo e proveitoso!

Saudações Cangacerianas e Gonzaguianas a toda a família Cariri Cangaço!

Ana Paula Monteiro Martins
Juazeiro do Norte

CARIRI CANGAÇO disse...

EMAIL RECEBIDO:

Amigo Severo, bom dia.

Grata pela noite de ontem, foi por demais agradável, especial. Reencontrá-lo foi motivo de alegria, assim como os demais amigos e confrades. O evento foi ótimo, o espaço físico e de convivência não poderia ser melhor.

Quanto ao papo na pizzaria, dispensa comentários, foi maravilhoso. É sempre muito bom encontrar os amigos e dividir alegrias e projetos.

Meu querido um abraço.

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Doutor Severo

Parabens pelo blog, pelo teu trabalho a frente do Cariri Cangaço e pelo circulo de amizades conquistados. A cultura nordestina te agradece e nós, os pesquisadores, desde já te agradecemos pela oportunidade, pelo incentivo de poder demonstrar com simples palavras o que é o povo nordestino, a sua garra, a sua força e a sua capacidade de vencer um ambiente hostil, com alegria e senso de humor diferenciado. Feliz quem ri da desgraça.

abraço

Saúde

Capitão Alfredo Bonessi

ADERBAL NOGUEIRA disse...

PARA MIM FOI UMA HONRA CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DO MAJOR MARCOS COSTA E DO CORONEL HOLANDA. SÃO POLICIAIS DESSE NAIPE QUE GOSTAMOS DE CONTAR NAS HORAS EM QUE PRECISAMOS DE UMA BOA ATUAÇÃO POLICIAL. JÁ JULIANA E JÚLIO, NÃO SEI O QUE DIZER DO DESPRENDIMENTO DE SE DESLOCAR DO QUIXADÁ PARA FORTALEZA REGRESSANDO NA MESMA NOITE, MAIS PRECISAMENTE À 0:00 HORA. SÓ POSSO DIZER VALEU! AOS DEMAIS PARTICIPANTES, NOSSO MUITO OBRIGADO, SEM FALAR NAS MENINAS DO TIPI E NO NOSSO SUPERHIPER BALUARTE PAULO GASTÃO, QUE DEU O AR DA GRAÇA, MUITO EMBORA A SUA GRAÇA NÃO TENHA VINDO. FOI 10!

ADERBAL NOGUEIRA

Anônimo disse...

Como é que querem que as volantes tivessem outra forma de atuar??? Quantos estavam ali por causa de vingança, Lampião e seu bando de selvagens faziam miséria inclusive com a família, esposa e filhos de muitos que estavam naquelas fileiras, então era uma guerra fora do comum, se um ou outro agia com violencia contra a população era uma exceção, as volantes tinham mesmo que usar de todo vigor contra verdadeiros bandidos.

SDS

Sergio Aguiar
JOBOATÃO PE

Anônimo disse...

Amigo Severo,

Você, a SBEC, todos os que participaram deste brilhante encontro estão de parabéns. Senti um aperto no coração e uma saudade doída de meus queridos amigos e vaqueiros da história.

A você e a estes queridos amigos o meu abraço e um feliz Natal e um
maravilhoso Ano Novo para toda essa nossa família amada.

Alcino Alves Costa
O Caipira de Poço Redondo

Anônimo disse...

MUITO PROVEITOSA A REUNIÃO DE ONTEM, ALÉM DOS OFICIAS DA PM-CE MAJOR MARCOS COSTA E CORONEL HOLANDA, PAULO GASTÃO, JULIO E JULIANA ISCHIARA, AS SENHORAS DO TIPI, GOSTARIA TAMBÉM DE REGISTRAR A PRESENÇA DO RICARDO ALBUQUERQUE, QUE É NETO DE ADEMAR ALBUQUERQUE O HOMEM DA ABAFILM QUE MUITO CONTRIBUIU PARA QUE HOJE TENHAMOS A MAIORIA DAS IMAGENS DO CANGAÇO. AOS DEMAIS COMPANHEIROS QUE COMPARECERAM E NÃO FORAM CITADOS É PORQUE JÁ SÃO FIGURINHAS CARIMBADAS NAS REUNIÕES. OBRIGADO A TODOS.
ANGELO OSMIRO

Juliana Ischiara disse...

Amigo Aderbal,

Valeu a pena, o evento foi ótimo. A participação do Major Marcos e do Coronel Holanda sem sobra de dúvida é resultado do excelente trabalho que você e Severo vêm fazendo, assim como dos amigos, Angelo, Bonessi, Tomaz, Lívio e Gabriel. Vocês não se limitam ao campo das idéias, vocês realizam. Parabéns pelos esforços, sem dúvida alguma o resultado é o sucesso.

Graças a Deus o retorno para casa foi ótimo.

Juliana Ischiara

Julio Cesar disse...

Caros amigos
Foi uma honra e um grande prazer participar da 2ª reunião do GECC e poder rever grandes amigos.
Os palestrantes convidados foram espetaculares em suas colocações trazendo novas perspectivas para o entendimento do mundo cangaceiro.
Gostaria de parabenizar o Major Marcos Costa e Coronel Holanda pela disponibilidade, simpatia e esclarecimentos, fazendo uma analogia entre o momento atual e a época do cangaço.
A Aderbal, por socializar seu trabalho, rico em detalhes contados pelos protagonistas da história policial dos tempos de Lampião.
Mas entre nós, depois de tudo isso, ainda fomos brindados com fatos hilários dos bastidores das viagens de pesquisa desses malucos vaqueiros da história, que somente quem viu e ouviu pode avaliar como é bom estar com todos voces.
Grande abraço

Anônimo disse...

Caro Severo, boa noite!!!
Grato por todas as manifestações oriundas da sua pessoa na noitada de ontem.
Belo programa que anuncia a chegada de janeiro com novos temas a serem discutidos, analisados e
as primeiras notícias do III Cariri Cangaço.
Sucesso e mais uma vez me coloco a sua inteira disposição.
Beleza pura!!!!!

Abraço de Paulo Gastão.

Anônimo disse...

Prezado amigo Severo,
Excelente matéria. Obrigado.
Abraços,
Bismarck Oliveira.