Porque a reunião no coito do Angico? Por:Aderbal Nogueira

.
.
Caro Sabino, venho aqui mais uma vez tentar colaborar com o debate e com esta história tão cheia de mistérios, como diz nosso amigo Alcino, que é o Cangaço. Pois bem, lendo sua matéria aqui no Cariri Cangaço (Nota: Postagem abaixo) , lembrei de dois depoimentos que gravei com amigos ex-cangaceiros, Candeeiro e Vinte e Cinco, depoimentos esses que tiveram um intervalo de aproximadamente 8 anos entre a gravação de um e de outro. Um detalhe é que Candeeiro só encontrou com Vinte e Cinco cerca de 50 anos após o combate de Angico.Gravei primeiro com Candeeiro, e quando gravamos com "25" ele nos narrou a mesma coisa que Candeeiro havia falado, sem que nós sequer tenhamos comentado o assunto. Ambos os depoimentos foram tomados por mim e pelo amigo Paulo Gastão. Mais uma vez digo que eu, Aderbal, não estou dizendo absolutamente nada, não quero eu causar celeumas, apenas coloco ao público o que foi por mim gravado; tento somente colaborar com as pesquisas. Esse assunto no caso, estava até esquecido por mim. Quando vi a matéria hoje no Cariri Cangaço é que lembrei. 
.
Confesso que até pensei em não mais enviar esses vídeos para os blogs, pois pode parecer, como algumas pessoas já falaram, que estou querendo me intrometer demais, porém o caso não é de intromissão e sim de colaboração. Por favor receba o vídeo como algo a mais para as pesquisas. 

"Ele queria ir para Minas..."
.
Eu, Aderbal, não julgo se o depoimento é verdadeiro ou falso, afinal não estava no bando na referida época - 1938. 

Aderbal Nogueira
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem está doido, Lampião, Candeeiro ou Aderbal/Abrahão?

Pelo que conhecemos da história de Lampião, o cangaceiro não falava abertamente ao grupo para onde iam, nem outros detalhes que pudessem expor o bando a uma eventual traição. O Capitão sempre foi muito precavido e reservado, segundo alguns autores até mesmo misterioso. Pois, sendo assim, como o Cangaceiro Rei iria revelar sua intenção de mudar de ares, indicando a direção que tomaria e deixar a critério de cada um acompanha-lo ou não? Isso poderia ser uma forma de iludir aqueles que ficassem e eventualmente darem com a língua nos dentes. Já que o fato é comprovado pelo depoimento de dois ex-cangaceiros, em momentos diferentes, é difícil pensar que tenha sido um engano. A conversa deve ter acontecido. Parece que com os anos de correria Lampião já estava ficando com os parafusos frouxos.

Quanto a Aderbal/Abrahão seu sintoma de maluquice é que ele pensou na hipótese de sonegar seu trabalho aos parceiros de investigação e estudos. Aderbal, lembre-se do que acontecia com os cangaceiros que deixavam o bando de Lampião, não pense em fazer besteira!

C Eduardo.

José Mendes Pereira disse...

Escritor Aderbal Nogueira:

* O mais importante é o senhor não ligar para os que o julgam como intrometido, pois está fazendo a sua parte, organizando a história “cangaço”, como ela aconteceu.
* Todos os senhores escritores e pesquisadores estão sujeitos a esse tipo de crítica, quando na verdade, uma família de pessoas talentosas, não deveria acontecer certas coisas.
* A crítica construtiva é muito importante neste estudo, e deve ser debatido e discutido, e não se acovardar (no bom sentido), quando achar que não está correta a opinião do seu melhor amigo. Mas deve ser dita com respeito e consideração ao outro, e não através do disse me disse. Mas a crítica no intuito de destruir, não fica bem para um grupo de talentosos, um nomear outro disso ou daquilo.
*O tema cangaço é uma paixão de todos, e talvez, nacional, que por um motivo qualquer, o sujeito o adotou como um hobby, um passatempo, um divertimento. E é fantástico estudá-lo. E com ele não se ganha valores, somente despesas, cultura e mais nada.
* Eu desejo que todos que fazem esse belo trabalho, que valorize o outro, já que depende de muitas despesas para saírem por esse nordeste a fora, fazendo pesquisas, custeado pelo próprio bolso, já que não existem patrocinadores.
* E quando se é criticado, principalmente por pessoas amigas, isso deixa o sujeito doente, triste, se sentindo infeliz, insatisfeito por ter sido chamado disso ou daquilo.
* Siga o seu caminho como antes, pesquisando e não importe o que outro vai dizer consigo.

José Mendes Pereira – Mossoró-RN.

Helio disse...

Grande profissional Aderbal e sua Laser Video com mais um grande vídeo. parabens meu amigo e sou obrigado a concordar com os outros confrades, o encontro do Angico não era mais um de rotina!!!!

Abraços,
Prof Mario Helio

Anônimo disse...

Caro Aderbal, a história é cheia de controvérsias e o que seria da história se não fossem as controvérsias, não devemos abrir mão nunca de trazer à luz os fatos e informações que são resultado do esforço de pesquisa.

Parabens ao amigo.

Abraços,

Eliomar Targino

Anônimo disse...

Brilhante entrvista com Candeeiro,parabens.Helio Filho.

Anônimo disse...

O pesquisador Aderbal é um arquivo vivo da história do cangaço.Parabens pela exposiçao do video.O fato apresentado que gira em torno da saída o capitão do cangaço é bastante controverso e faz parte dos tais "misterios de Angicos".Vejam bem, se Lampião carregava 5 Kg de ouro em uma lata seria para qual finalidade ? - para deixar o cangaço ou seriam destinados a filha Expedita, ou outro investimento ?

Mas se ele tivesse manifestado a vontade de sair Sila saberia e teria nos contado.Mas Sila nos disse que a reunião seria para colocar as conversas em dia, rever o pessoal e bolar um plano para pegar Zé Rufino que estava querendo passar de pato a ganso.Corisco chegaria na quinta pela manhã e Labareda quando ? - onde estava ? não poderia faltar importante reunião.Segundo Zé Sereno e Durval o capitão viajaria na quinta pela manhã, mas entrou na bla cedinho.Se o capitão pretendia largar o cangaço Maria não teria se queixado a Sila, na boca da noite, em cima da pedra que fica defronte a barraca e a gruta, fumando, porque ela não fumava na frente do capitão por respeito a ele, nos seguintes termos: não aguento mais essa vida.....andando daqui para acolá, esse homem teimoso não quer largar essa vida........etc". Alfredo Bonessi - GECC-SBEC