Os porões de Isaias Arruda Por:Aderbal Nogueira

.
Há pessoas e pessoas, amigos e amigos, e é por esses últimos que se faz tudo valer a pena. Meu irmão Severo, durante esta estada de quinze dias no nosso verdejante Cariri, fazendo parte da equipe da FGF nas gravações da minissérie Sedição de Juazeiro, com uma turma de novos amigos que fazem parte dessa equipe maravilhosa, tive muitas satisfações: primeiro, com a parte profissional - a equipe de trabalho é simplesmente 10; segundo, a satisfação de encontrar você e Danielle na terrinha; e uma terceira, que foi encontrar o grande mestre Napoleão Tavares Neves.


Ainda em Missão Velha a grata surpresa de encontrar com Ana na Secretaria de Cultura, a amiga Ana "Maria Bonita" nos levou à casa de Isaías Arruda e nos falou sobre um lugar secreto que tinha sob a casa, e para completar a surpresa o nosso amigo e 'cicerone' Bosco André nos relatou os fatos que lá embaixo, na calada da noite, aconteciam entre Lampião e Isaías Arruda,


Fiquei muito impressionado com o lugar pois eu, particularmente, não sabia de sua existência. Acredito mesmo que poucas pessoas soubessem do mesmo e que muitos poucos, pouquíssimos já tiveram a oportunidade de adentrá-lo. Vejam que lugar tenebroso, próprio de cangaceiros e de quem vive a se esconder. Com certeza não foi só nos porões da ditadura que coisas medonhas aconteceram. Mais uma vez, como diz o amigo Alcino: "Mentiras e Mistérios".


Um abraço a todos.
Aderbal Nogueira
.

24 comentários:

HELIO F. disse...

Brilhante, simplesmente brilhante.Helio F.

ANA disse...

QUE LUGAR ASSUSTADOR, DEVE DAR MEDO LA DENTRO, MUITO BOA A MATERIA. ANA

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGOS DO BLOG:

SENSACIONAL MATÉRIA POSTADA PELO NOSSO QUERIDO "ADERBAL NOGUEIRA".

ESSE PALADINO DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CANGAÇO, NOS SURPREENDE, A CADA DIA, COM SUAS POSTAGENS E SUAS DESCOBERTAS MARAVILHOSAS.

FIQUEI IMPRESSIONADO QUANDO ASSISTI AO VÍDEO.
QUANTA COISA, AINDA FALTA SE FOTOGRAFAR SOBRE O CANGAÇO E SEUS PERSONAGENS.

AMIGO SEVERO,
PENSE COM CARINHO, EM FAZER UM LIVRO, SELECIONANDO AS IMPORTANTES MATÉRIAS, JÁ POSTADAS NESTE EXCELENTE BLOG.

VALEU ADERBAL E SEVERO !!!

FELICITAÇÕES CANGACEIRAS, E UM ABRAÇO PARA TODOS.

IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Helio disse...

Severo e Aderbal vocês estão se superando, se é que é poss´´ivel; conhecia a história desse fosso, mas nunca havia "visto de perto", simplesmente sensacional. no CC 2011 com certeza teremos que visitra o referido local.
parabens.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

É isso aí, Severo! Só venceremos com trabalho, disciplina e profissionalismo! Parabéns ao Cariri Cangaço!

Abraços,
Adriano Marcena

P.S.: NÃO SE ESQUEÇA DE ME DAR O CONTATO DO SEU AMIGO FRANCÊS SOBRE O DICIONÁRIO NA FRANÇA.

Sousa Neto disse...

Vindo do Aderbal só pode ser coisa boa.
As lentes de suas câmeras captam justamente aquilo que desejamos ver. Acredito que o sentimento posto no trabalho de Aderbal faz a diferença. São imagens fantásticas!
Parabéns Aderbal pelo presente e aos amigos Bosco e Severo figuras representativas para a cultura do meu adorável Cariri Cearense.
Um abraço.
Sousa Neto

Demetrius Calvin disse...

Esse vídeo sobre o calabouço de Isaias Arruda, nos revela realmente o modos operandi daquele que era o maior mandatário do Cariri nos anos 20, espero que Severo nos proporcione a visita na cariri cangaço 2011. Aderbal Nogueira, não o conheço mas seu trabalho é digno de nota 10.

Demétrius

Anônimo disse...

Manoel Severo, temos informações que essa casa do vídeo, feito pelo cineasta Aderbal, viria a ser ocupada posteiormente pelo seu lugar tenente, José Gonçalves, que chequei a conhecer aqui no Rio de Janeiro, é dificil compreender como aquele senhor respeitoso, empresário do comercio de veículos aqui no Rio, na verdade havia sido um grande homem de armas. Parabens pelo vídeo, pela postagem e pelo evento, é uma verdadeira pena que por minha idade, não tenha mais condições de viajar e assim participar desse encontro,

respeitosamente,

Genival Felício Correa
Cabo Frio
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Caro Severo é sempre salutar acompanhar seu site, hoje com esse vídeo de Isaias Arruda, mostra o quanto ainda se pode desvendar desse universo cangaceiro.
parabens Aderbal.

Túlio Matos

Luiz Alberto Machado disse...

Parabens pelo excelente blog, indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Abração
www.luizalbertomachado.com.br

MARCOS disse...

Sem comentarios para essa postagem, parabens ao Cariri Cangaço, essa vai ficar para a historia. parabens tambem ao seu realizador, sem duvida tem muita competencia. Marcos Valerio. Paraiba - João Pessoa

Narciso disse...

Aderbal mais uma vez na vanguarda das novidades,sempre trazendo algo novo em vídeo.
O trabalho é fantástico o
esforço é sem dúvida enorme
porém nos presenteia com mais um
registro da história.
Temos que agradecer a gentileza
do amigo Bosco André que não mede
esforços para contribuir com os
relatos da história.

Vocês estão de parabéns grande
abraço.

Narciso, João Pessoa-PB

Julio Cesar disse...

Aderbal... é sempre um prazer ver voce caminhando com sua camera a tiracolo, sempre registrando grandes cenas.

Parabéns meu amigo e um grande abraço

AFRANIO disse...

dmais!?!?... mais uma vez aderbal abrindo "trilha" parabens amigo. e vamos v essa descoberta em set.

Anônimo disse...

Gostei muito do filme de Aderbal/Abrahão. Faltou a explicação daqueles ossos, ou fragmentos de ossos, que aparecem na imagem. É isso mesmo? A cena de Aberbal/Abrahão saindo da masmorra de Isaías Arruda me lembrou Saddam Hussein, quando foi capturado pelos americanos.
Parabens ao amigo Aderbal/Abraão/Hussein, pela matéria.
Parce que o Cariri Cangaço 2011 terá um excelente material audiovisual.

C Eduardo.

Anônimo disse...

Boa pergunta C Eduardo , o que realmente são aquelas ossadas, com a palavra, senhor Aderbal e senhor Bosco André, saudações.

Liberato Filho

CARIRI CANGAÇO disse...

Eu, Manoel Severo, não tive as bençãos de Deus para receber um irmão de sangue, o destino quis que me fosse concedida a permissão de ser filho único. Mas, o tempo, senhor de todas os destinos reservou para mim e minha família, uma surpresa: Ganhei um irmão de coração; um profissional valoroso e extremamente ético, um filho zeloso e cuidadoso, um esposo apaixonado e reto, um pai dos mais felizes que ja vi, um ser humano iniqualável; seu nome é carater, seu nome é honestidade, seu nome é honradez, seu é nome é Aderbal Nogueira. Receba o abraço de admiração de seu amigo e seu irmão do coração.


Manoel Severo.

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigo Eduardo e demais companheiros. Que bom a repercussão em torno do assunto. Realmente é um local esquecido no tempo e no espaço. Agradeço a Aninha e a Bosco André pela indicação e esclarecimentos dos fatos naquele inexpugnável coito.Quanto à questão dos ossos, acho que são de animais mais recentes, pois o tempo com certeza deve ter depositado muita areia lá dentro. Embora seja acostumado a entrar em cavernas e buracos sertão afora em trilhas intermináveis, fui imprudente ao adentrá-lo sem uma proteção ao respirar, pois ao pisar lá dentro o pó subiu tanto que mal dava para enxergar. A emoção foi maior do que a prudência. Logo vou postar outros relatos importantes sobre o Cel. Izaías, inclusive um trecho com meu avô que na época era da estrada de ferro em Aurora e foi testemunha dos fatos. Depoimento gravado na década de 80, pouco antes de meu avô falecer. Aderbal Nogueira

José Mendes Pereira disse...

No dia 12 de janeiro, o escritor Aderbal publicou no Blog "Cariri Cangaço", Bomba! Ademar Albuquerque ou Benjamim Abraão?

Foi realmente um excelente trabalho, quando o escritor recebeu 33 comentários, e a maior parte foi de pessoas que bem entende o tema "cangaço".

Neste, com dois dias apenas de publicado, Aderbal já recebeu 18 comentários, todos elogiando o belo trabalho e vídeo apresentado pelo escritor.
É um excelente vídeo!

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Paulo disse...

Gostaria de saber se esse esconderijo ja foi mostrado em fotos algum livro, se foi me indiquem pois gostaria de adquirir. Paulo

Anônimo disse...

MEU CARO ADERBAL NOGUEIRA, MATÉRIA SIMPLESMENTE GENIAL.SÓ VOCÊ MESMO COM ESSE ESPÍRITO DE CANGACEIRO E EXÍMIO ESCACAVIADOR DAS COISAS DO NOSSO CANGAÇO, TERIA A CORAGEM DE IR NO ÂMAGO DAS ENTRANHAS DO QUE HOUVE DE MAIS ESCANCARADO DO CANGAÇO EM MISSÃO VELHA. PARABÉNS E EM NOME DA CULTURA DE MISSÃO VELHA E DO CARIRI, AS NOSSAS HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ.

Anônimo disse...

MEU CARO SENHOR GENIVAL FELICIO, A CASA DA MATÉRIA DO AMIGO ADERBAL NOGUEIRA, É HOJE EFETIVAMENTE, DE PROPRIEDADE DOS HERDEIROS DO SR. JOSÉ GONÇALVES DE LUCENA, QUE FOI LUGAR "TENENTE" DO GRUPO DO CORONEL IZAIAS ARRUDA. ESTA CASA FOI CONSTRUÍDA NO ANO DE 1927 E COMPRADA POR ZÉ GONÇALVES APÓS A MORTE DO SEU EX-CHEFE. REALMENTE O SENHOR CONHECE PARTE DA HISTÓRIA E TRAJETÓRIA DO SENHOR ZÉ GONÇALVES, QUE FOI SÓCIO DE UMA REVENDA DE VEÍCULOS AÍ NO RIO, EM SOCIEDADE COM UM PRIMO DA SUA ESPOSA - SENHOR JOSÉ BRIGIDO (OBJETO DE UMA PASSAGEM DA VIDA DE ZÉ GONÇALVES, TENDO COMO PROTAGONISTA O
EX-GOVERNADOR DO CEARÁ DOUTOR FLÁVIO MARCILIO) JÁ CONTADA NESTE BLOG. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ - MISSÃO VELHA - CEARÁ.

Anônimo disse...

Parabéns Aderbal Nogueira, realmente um belo video.

José Cícero disse...

Mais um grande furo de reportagem do confrade Aderbal - o cineasta do Cangaço. O neo-Benjamin Abraão dos tempos modernos.
O Aderbal é um exímio farejador de novas descobertas, de modo que a história do cangaço sempre estará viva por pessoas com este tino de ousadia.
'O porão do coronel':
Desde Menino que sabíamos da existência deste porão. A história era meio que uma lenda... Virara misticismo na minha cidade natal MV. Não sei de quem tínhamos mais medo: da fama de valente e violenta do velho Zé Gonçalves ou dos fantasmas daquela casa, que nós meninos chamávamos de malassombrada. Brinquei de bola muitas vezes na praça Cristo-Rei e defronte o casarão na sua rua(na época de barro batido) mas nenhum de nós nunca teve a coragem de sequer espiar o que havia pela portinhola que olhávamos pelo muro do jardim na época com uma imensa árvore que sombreava a calçada onde ficamos sentados. Hoje a velha árvore não mais existe. Diziam que o porão atravessa por baixo da rua e ia dá no Curral pras andas do pontilhão da Reffsa já pros lados do brejo e o imenso canavial que cai no rio da ponte.Passei boa parte da minha infância com minha imaginação povoada destas estórias, diante da imagem indelével do casarão. Mas confesso que só agora, após décadas e fora da minha terra é que tive esta singular sensação de puder vislumbrar em todas as suas emoções este lendário porão na sua compleição mais verdadeira, graças as imagens do Aderbal Nogueira e a dedicação do meu amigo conterâneo (Pe.) Bosco André.
Parabéns...
JC Aurora.
............................
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br