A Morte de Isaias, Por: Jose Cícero a Laser Vídeo



No mais novo trabalho da Laser Vídeo, do confrade Aderbal Nogueira; "O último apito"; que nos traz a história da derrocada da estrada de ferro no estado do Ceará, vamos encontrar verdadeiras preciosidades, entre essas temos o depoimento do pesquisador e poeta, Conselheiro Cariri Cangaço, José Cícero, sobre a emboscada pelos irmãos Paulino ao coronel Isaias Arruda, na Estação da RVC, em Aurora, no ano de 1928. Ali Isaias é surpreendido ao desembarcar do vagão e recebe balaços, apesar de socorrido por populares, viria a perder a vida dias depois. 


Já as fotografias nos trazem uma de nossas visitas a Aurora, quando ao lado de José Cícero e dos pesquisadores, Bosco André e Sousa Neto, tivemos a oportunidade de rever o cenário marcante da última cena da vida do polêmico e controverso coronel Isaias Arruda. Vale a pena conferir.

Manoel Severo

11 comentários:

Honório de Medeiros disse...

Excelente entrevista de José Cícero. É verdade que ainda é vivo e mora em São Paulo um filho de Isaías?

josé sabino bassetti disse...

Olá pessoal.

Eis aí mais bom trabalho do Aderbal. Agora. Ninguém mais apropriado que o José Cícero para falar sobre o coronel Izaias. Entre outras coisas, o homem conhece como ninguém a história desse personagem.

Parabéns ao Aderbal e o Cícero.

Abraço a todos.

Sabino Bassetti.

José Lima Dias Júnior disse...

Prezado Manoel Severo,

Em seu texto, você aponta que a emboscada pelos irmãos Paulinos contra Isaías Arruda se deu no 1929. Porém, o entrevistado José Cícero enfatiza que a morte de Isaías ocorreu no dia 04 de agosto de 1928. Não está havendo uma contradição em relação ao tempo, isto é, se deu em 1928 ou 1929?

Atenciosamente,
Prof. José Lima Dias Júnior
Mossoró - RN

PJ MACEDO! disse...

A cultura dos Paulinos, de Maricá Macedo,e as historias de lampião sobre o municipio de Aurora, mostra que a posição na historia do nordeste, onde Aurora foi centro por alguns momentos dessa historia! O historiador e Cardiologista Leandro Cardoso, sempre me fala com grande admiração sobre a cultura carirense! Cicero esses seus trabalhos sobre a historia de Aurora o enrequecimento cultural, sem limite para o municipio! Abraço PJ Macêdo!

CARIRI CANGAÇO disse...

Estimado professor José Lima Dias, preciso agradecer ao amigo o alerta, rsrsrs. Foi um equivoco em meu texto; já devidamente corrigido, o fato se deu em 1928.
Grande abraço,

Severo

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, parabens secretário Zé Cícero, parabens a Aurora.

Netinho

Anônimo disse...

Severo como faço para adquirir uma Camisa do cariri cangaço?
saudações

Netinho

Anônimo disse...

Sensacional Severo, parabens a Zé Cícero.

Marcos Salgueiro

Unknown disse...

o que se sabe é que temos sim descendentes de isaias arruda em são paulo, tambem se houve dizer que ainda tem filhos em fortaleza, severo vc saberia dizer algo?

Assunção

Yuri Luna disse...

Professor José Cícero, existem alguns que ainda colocam que a morte de Isaias Arruda, mesmo pelos Paulinos , teria a ver com a ainda trama de envenenar e trucidar Lampião nas Ipueiras, fazenda do cel Zé Cardoso e de Isaias, teria mesmo que distante, alguma ligação entre um fato e outro?
Parabens

YURI

José Cícero disse...

Não meu caro Yuri, o que existiu até pouco tempo não passara de mera especulação. Com o clarear dos fatos, ficou provado que o célebre assassinato foi motivado pela rixa entre o cel. e os paulinos d'Aurora, isto é, uma vigança pela morte de João paulino um ano antes.
Sobre Izaías:
Parentes do cel. ainda existem em Aurora no sítio Pau Branco e na Aurora Velha. Uns primos em Fortaleza e segundo informações Netos em SP. Todos são muitos reservados... Pelos menos foi o que conseguimos levantar do ponto de vista das informações. JC