Fideralina Augusto Lima a personagem principal em Lavras. Por Dimas Macedo.

Dimas Macedo conferencista da tarde em Lavras

O Ponto alto da Abertura do Cariri Cangaço 2013 em sua Avant Premier em Lavras, foi a Conferência do escritor , poeta e membro da Academia Cearense de Letras; filho ilustre de Lavras da Mangabeira; o intelectual Dimas Macedo, sobre a trajetória de vida de Fideralina Augsto Lima, ou simplesmente Dona Fideralina. 

Com uma Mesa onde tínhamos além de Dimas Macedo, o escritor e pesquisador, secretário de cultura de Barro, Sousa Neto, a historiadora e pesquisadora Juliana Ischiara e o pesquisador, escritor e secretário de cultura de Aurora, José Cícero, tivemos a oportunidade de aprofundar neste universo fantástico das raízes de nosso sertão, através da marcante história de vida de uma das personagens mais emblemáticas do Ceará, do final do século XIX e inicio do século XX, que a partir de Lavras levava sua influência para todos os rincões alencarinos.

Dimas Macedo em Conferência ímpar no Cariri Cangaço 2013.
Sousa Neto, Juliana Ischiara e José Cícero

Com uma Conferência pontuada por informações preciosas sobre a trajetória de dona Fideralina e a tradicional família Augusto ao longo do tempo, Dimas Macedo nos brindou com um capítulo especial da vida desta Matriarca Lavrense, numa autêntica aula de história, conhecimento e reflexões.

Fatos curiosos, polêmicos e que foram fundamentais pra entendermos boa parte da história de nosso Ceará do inicio do século pasado tiveram em Lavras eum cenário habitual e importante tendo como pano de fundo a presente forte e definitiva de Fideralina Augusto Lima. Para a historiadora Juliana Ischiara, "foi uma tarde noite memorável quando o Cariri Cangaço reverencia de forte solene a memória não sói de Fidera, mas de todo clã dos Augusto". Já o pesquisador José Cícero confirmou " Mulheres como Fideralina e Marica Macedo estavam a frente de seu tempo, e o Cariri Cangaço hoje contribui fortemente para o resgate da história de nosso Ceará." Sousa Neto não deixou de ressaltar a "grande mobilização de toda a cidade de Lavras em torno do Cariri Cangaço: Um evento inesquecível".

Ao final ficou a certeza de muitos outros capítulos em Lavras da Mangabeira no 
Cariri Cangaço 2014.

Tudo sobre a Avant Premier do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira, voce encontra a partir de hoje aqui no cariricangaco.com

Um comentário:

Reinventandos--se disse...

Lavras da Mangabeira tem tantos nomes ilustres que seria impossível citá-los todos num espaço tão pequeno, mas Dimas Macedo soube representá-los com distinção. Ninguém melhor do que ele para recordar os feitos heróicos de sua gente e, quando se trata de Dona Fideralina, ele se deixa tomar pela emoção e encanta os ouvintes com sua verve de poeta.

Lourdinha Leite Barbosa