II Grande Encontro da Família Xavier Por:José Cícero


Na noite do sábado(13) aconteceu no hotel Verdes Vales na cidade de Juazeiro do Norte(CE) a abertura oficial do 2º Grande Encontro Nacional da Família Xavier, cuja gênese genealógica no Ceará remonta o longínquo ano de 1797 a partir do nascimento do patriarca coronel Francisco Xavier de Sousa (fundador ou co-fundador de Aurora) na vila de Aracati. Indo em seguida para Aurora(antiga Venda) e seus descendentes(Aristides Xavier) para Missão Velha, Crato e Ipueiras(em Serrita no Pernambuco) e de lá se espalhando para o resto do Brasil e o mundo.

"Foi um encontro dos mais memoráveis e alegres, ocasião em que várias gerações do clã Xavier se reencontraram para matar saudade, trocar ideias, debater amenidades e, mais uma vez, conhecer um pouco mais da sua própria história a partir do Cariri cearense", enfatizou o secretário de cultura de Aurora que igualmente participou do acontecimento como palestrante convidado.  

 Audízio Xavier
Socorro Xavier e o relançamento de "A Saga da Ipueiras"

Uma verdadeira saga, na opinião de alguns historiadores presentes, tais como Dr. Napoleão Tavares Neves e  Socorro Cardoso Xavier, Ionny Sampaio e José Carlos Gentil.

A abertura aconteceu a partir de recepção da família, amigos e outros convidados. Seguida da apresentação de três palestras com os seguintes temas: 1º - "A origem da família Xavier de Aracati à Aurora no Ceará", proferida pelo secretário de cultura e Turismo de Aurora professor José Cícero. 2º - 'De Aurora ao sertão do Pernambuco' por Eimar Granjeiro Xavier e 3º - 'Família Xavier em crônicas Cangaceiras' por Dr. Napoleão Tavares Neves. 

Napoleão Tavares Neves
José Cícero Silva

A programação do 1º dia constou ainda de: exibição  do documentário: "Causos e Acasos da família Xavie" por Audízio Xavier Almeida,;apresentação dos núcleos famílias por cidades residentes e lançamentos dos livros: Lagoa dos Cavalos de autoria de José Carlos Gentil - presidente da academia de letras de Brasília(ALB) e A Saga de um clã Xavier de Maria do Socorro Cardoso Xavier. Além de depoimentos e imagens  da estirpe Xavier, bem como do jantar de confraternização e muito forró de pé de serra com o sanfoneiro pernambucano Ciço do acordeon e sua banda.

Serão três dias de atividades programáticas festivas e culturais ( 13, 14 e 15) de Juazeiro do Norte, Barbalha, Exu e Ipueiras dos Xavier(PE). O III Encontro de 2014 segundo afirmou o organizador do evento Audízio Xavier está previsto para acontecer na cidade de Recife no Pernambuco. Além de representantes da verdadeira colônia Xavier de diversas partes do país e amigos e autoridades convidadas também participaram do evento. Por sinal, bem criativo, organizado e informativo.


José Cícero Silva
Fotos João Silva

NOTA CARIRI CANGAÇO: É com muita satisfação que abraçamos a todo o Clã Xavier na pessoa do companheiro Audízio Xavier, pelo brilhantismo do II Grande Encontro da Família Xavier; o Cariri Cangaço, representado por seus Conselheiros, Napoleão Tavares Neves e José Cícero, se une ao sentimento de preservação e resgate da memória de tão importante família. Que em 2014 possamos ter mais um grande momento Xavier.

65 comentários:

Audizio Xavier disse...

Querida Família Cariri Cangaço,

O III Grande Encontro da Família Xavier será realizado na cidade do Recife, nos dias 5,6 e 7 de setembro de 2015.

Grande abraço a todos!

Unknown disse...

Quero Fazer parte. Mande-me informações
edmarwashington@hotmail.com

Anônimo disse...

alguém conhece seu genezio xavier de macedo ?



mande resposta para oninaito@bol.com.br
desde ja agradeço

Anônimo disse...

procuro por parentes de genezio xavier de macedo

desde ja agradeço oninaito@bol.com.br

... disse...

Esse encontro deve ser muito bom
só a família

Jantonio disse...

Venho de uma família de nome Xavier, será que tenho alguma descendência desta?
Att.
Antonio Xavier

Magno disse...

sou xavier, residi 19 anos em juazeiro, gostaria de retornar e participar do encontro. www.emporiumbacellar.blogspot.com

Unknown disse...

Sou Xavier Moro em Itaquera

Unknown disse...

Meu é eleilton Xavier é queria saber se faço parte desta família como sei

Unknown disse...

Meu é eleilton Xavier é queria saber se faço parte desta família como sei

Unknown disse...

Acho que faco parte dessa família como posso ter certeza?

Preta disse...

Gostaria da saber se eu faço parte dessa família já q meu sobrenome.e Xavier ,da parte da minha mãe e estou a procura dos pais dela (meus avós)
Agradeço se alguém pudesse me ajudar.

Jorge xavier disse...

Srs boa tarde gostaria de um auxilio para ver se alguem desta familia já ouviu falar de casal Jose xavier da silva e Geracinda nunes xavier meus avós de Pernambuco

Unknown disse...

Ola amigos
Sou Neto de Francisco Xavier de Souza e de Maria de Nazaré Lopes, ele nascido em Canindé/CE 18/10/1902 filho de Manuel Xavier de Araújo nascido na localidade Açude General Sampaio e de carolina Xavier de Souza de Canindé/CE.

O casal fugiu segundo consta para o território do Guaporé (Rondônia), nos anos 30 onde Constituiu família e nunca mais voltaram ao Crato/Ceará.
Gostaria de obter informações sobre a família se eles fazem parte ou são descendentes desta tradicional família Cearense Xavier de Sousa
Francisco Leilson Celestino de Souza - "Leo Souza" jornalista (69) 9-92799439 WhatsApp
Antecipadamente agradeço qualquer manifestação ou maiores informações.

Unknown disse...

Sou Maria Luiza Xavier , como faço pra saber se faço parte dessa família?

Unknown disse...

Gostaria de entrar em contato com os organizadores e historiadores do evento como faço?

Unknown disse...

Sou Ana Maria Xavier, neta de Vicente Xavier de Pereira e Ana Xavier de Lima, vindos dessa região. Com o faço p saber se é a mesma família?

Assembleia de Deus Templo Central Stenio Gomes disse...

Bom Dia na que bom em poder ver esta postagem pois também sou Xavier minha mãe é Antonia Xavier de Oliveira Oliveira por paste de Pai pois o meu Pai e Francisco Bezerra de Oliveira, o nome do Pai de Minha Mãe e José Xavier da Silva não sei bem a sua Origem, sei que o mesmo era de Quixadá no Ceara distrito de Juatama Gostaria muito de saber mais sobre a minha origem pois amo de Coração e tenho Orgulho de ser um Xavier, meu Vô teve 13 Filhos, forma 11 Mulher e 2 Homens estão todos vivo só uma já falecida Tia Socorro Xavier Raulino que morava em Brasília, os outros moram no Ceara mais todos espalhados em diferente Cidades, só uma que mora em Brasília a Tia Fátima Xavier

Unknown disse...

Meu avô Véio do Ceará da cidade amontada.
Por volta de 1918 e veio pro Rio de janeiro qusndo tinha uns 15 anos e teve 10 filhos aqui.
Nome dele era Francisco xavier sobrinho neto.
Depois estabilizado trouxe irmãos e eobrinhos juntos.

Unknown disse...

Meu avô se chamava Francisco xavier sobrinho neto.cidade amontada.veio pro rio de janeiro em 1918.com 15 anos.

Unknown disse...

Sou Elaine Xavier da Silva filha de Alcides Xavier da Silva De Santo Antônio da Platina Paraná

Unknown disse...

sou de salgueiro meu armando alves xavier o meu se chama antonio alvino xavier
ele veio de juazeiro do norte será se eu tb faço parte dessa familia

Maria Givanilde Xavier Mendes disse...

De qual cidade de Pernambuco eles eram?
Também sou Xavier e moro em PE. Aqui a família Xavier é muito grande.

Maria Givanilde Xavier Mendes disse...

Sou de Terra Nova, pertinho de Salgueiro. Também tenho sobrenome Xavier. E como eu, aqui existem centenas de pessoas com esse sobrenome. Certamente somos parentes.

Unknown disse...

Gostaria muito de conhecer minhas origem a única coisa que sei e que meu avô Chico Xavier e do Ceará

Unknown disse...

Amados xavier de Souza ,meu nome é jamesson xavier de Souza ,sou natural Se Recife ,já morando no Paraná a 29 anos . Desejo muito ter contatos com a família xavier de Souza que não os conheço ainda !!!

Unknown disse...

Jamessonxavier4321@gmail.com

Unknown disse...

Alguém pode me informar se há alguma relação entre essa família Xavier com os Ivo Xavier Colaço de Russas-ce? Meu avô Ivo Xavier Colaço, vindo da Espanha para o Brasil, aportou primeiro em Mossoró-RN nós idos de 1700, migrou depois para Russas, tendo seus irmãos se deslocado para Beberibe, onde fazemos, regularmente, o Encontro da família Xavier Colaço. Qualquer informação, fico agradecido.

Unknown disse...

Sou Gabriela Xavier moro em Beberibe-Ceara

Unknown disse...

Boa noite,meu nome é Helioneide Cristina Xavier da Silva sou sobrinha neta de Amàlia Xavier de Oliveira, somos aqui de Juazeiro do Norte no Cearà e como o encontro aconteceu aqui acho que talvez façamos parte dessa decendência e eu tenho muita curiosidade de conseguir formar minha àrvore genealògica e ne certificar da minha verdadeira ancestralidade e decendência e tbm saber qual brasão seria o certo da minha família Xavier, então gostaria muito de uma resposta pra saber se somos parentes de fato. Gratidão !!

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Sou Jorge Francisco Xavier, de Caruaru-Pe meu pai Francisco Sebastião Xavier e meu avô Sebastião Xavier Bezerra meu avô nasceu em Bezerros-Pe, porém se mudou para Taquaritinga do Norte e lá constituiu família. Gostaria muito de mais informações sobre os Xavier.

Unknown disse...

Meu pai José xavier da Silva minha vó Duia Xavier perreira

Adriana disse...

Meu avô era Antonio Xavier da Silva e era natural de Pernambuco.

Unknown disse...

O meu avô era de Pernambuco também é chamava se Cícero José Xavier de Lima! Estava á procura dele mas pelo que me disseram faleceu em 2014

Unknown disse...

Sou Xavier aqui do Ceará. Cidade de Amontada

Unknown disse...

Boa noite família linda!
Me chamo Rosa Xavier, filha de Maria Alaíde (dos Reis) Xavier e Pedro Rosa Xavier.
O Pedro era de Pernambuco. porém, não sei de que cidade.
Meus irmãos são Marcelo Xavier (falecido) e Sérgio Rosa Xavier.
Gostaria muito de saber se para alguém estes nomes são conhecidos.
Preciso saber. É muito importante para mim.
Já os considero minha família.
Se alguém quiser contato, segue meu e mail: prorosa18@gmail.com
Cel: 11 97310 41 85
Também gostaria muito de participar desse encontro.
Abraços à todos e Deus os abencoe!

Unknown disse...

O meu pai também é da família de Xavier, somos aqui de Amontada Ceará

Unknown disse...

A minha família tbm é Xavier somos do Ceará,da cidade de Amontada.

Familia Fernandes disse...

Meu tataravô era Vicente Fernandes Xavier Macambira de Meruoca Ceará



Familia Fernandes disse...

Sou descendente da Família Fernandes, Rodrigues Xavier Macambira de Meruoca Ceará

fbioqueiroz@outlook.com

Unknown disse...

Sou Fátima filha de Lourenço Xavier de Lima que era filho de Luiz Xavier de Lima e Tereza texeira de Almeida no pernambuco

Unknown disse...

Meus tios João Xavier de Lima e Severino Xavier de Lima tias cicero Xavier de Lima e maura Xavier de lima todos no sítio cafundós pernambuco

Anônimo disse...

Sou neta de Minervino Xavier de Souza o pai dele se chamava Francisco Xavier de Souza, a mãe se chamava Guilhermina e eram de Pernambuco! Estamos a procura da família.

Roberto disse...

Sou descendente do Prof. Vicente Fernandes Xavier Macambira casado com Maria do Carmo Xavier, da cidade de Meruoca CE, pais de Joana Xavier de Oliveira casada com José Pedro de Oliveira pais de Cacilda Oliveira Freire casada com Sifronio Caetano Freire pais de minha mãe Maria Aparecida Freire Sales casada com João Xavier de Sales (meus pais). Eu me chamo Roberto Freire Sales. Obs.: O sobrenome Xavier do meu pai é fruto de uma promessa ao Santo Xavier e não tem ligação com a família Xavier.

manueljoelsilver@gmail.com disse...

Sou neto de Raimundo Xavier da Silva, vindo de Aracati para marco_ce

Anônimo disse...

Sou filha de José Xavier da Silva, nascido em macaiba Rio Grande do Norte, não conheci avós nem por parte dos meus pais , minha chamava se , Maria Alice Souza Silva, os dois já falecidos , minha mãe também era de Rsao Gonçalo Rio Grande do Norte

admilsonxavier16@hotmail.com disse...

Sou neto de Joaquim Nunes Xavier, Minas Gerais.

Raiana Silva de Oliveira Nunes disse...

Meu pai se chamava José Xavier de Oliveira,filho de Ulissis Xavier de Oliveira e Luzia Alves de Oliveira,sendo Meu Bisavô João Xavier de Oliveira todos de Pernambuco,algum parente nesta página?

Anônimo disse...

Boa Noite família!

Alguém conhece Sergio Rosa Xavier, filho de Pedro Rosa Xavier e Maria Alaide Xavier?
Ele é de 1966

Anônimo disse...

Sou cristiano Novaes Xavier procuro meu pai José Xavier Sobrinho. Ele nasceu no limoeiro do norte 11 995901008 whatsapp

Anônimo disse...

(11)995901008 watts cristiano Novaes Xavier

Cristiano Novaes Xavier disse...

Todos os Xavier. Vamos montar um grupo de whatsapp para nós comunicarmos. 11 995901008. Sou de Limoeiro do norte mas estou em São Paulo

Cristiano Novaes Xavier disse...

Grupo de whatsapp para família Xavier. (11)995901008

Anônimo disse...

Muito bom sou do interior de Minas,minha família e Xavier de Oliveira. Sei que meus avós vieram do interior de Minas ,salinas mg perto da Bahia, meu ZAP e 31980207856

Anônimo disse...

Meu nome é Samuel Xavier gostaria também saber se sou da família

Anônimo disse...

Oi Roberto - meu avo se chamava Vicente Xavier Macambira e o pai dele se chamaca Raimundo Xavier Macambira. Ambos da region de Santana do Acarau (Meruoca). Me chamo Jose Marcelo MacMbira Ferreira. Somos parentes talvez?

Anônimo disse...

Minha avó luzia Xavier da rocha Cidade capelinha mg estou procurando famíliares 18997420265 whatsapp. Desde já agradeço

Anônimo disse...

O português Miguel Xavier Lima veio para o Brasil no final do século XVIII e se estabeleceu em Amontada-CE. Teve duas esposas, e deixou uma descendência numerosa.

fbarros702@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou pastor/Professor Erivaldo de Sousa Xavier, filho de Manoel Raimundo Reis Xavier, Neto de Raimundo Xavier do Nascimento e bisneto de Francisco Xavier do Nascimento. Bisavô e avô vieram do Piauí para o Maranhão. Meu pai nasceu no Maranhão.
para contato. erivaldodesousaxavier@gmail.com
fico no aguardo.
Meu face: Pr-Erivaldo Xavier

Anônimo disse...

Vcs sabe me dizer se Pedro Xavier de Lima é um dos filhos de Pedro Xavier ?

Rica Faust disse...

Por gentileza queria um contato para conversar contigo ,queria uma informação de sua Tia Avó.

Anônimo disse...

Eu me chamo Nadja xavier gostaria de conhecer minha origem sou neta de Manoel Xavier

Anônimo disse...

Meu pai que era da Aviação Panair do Brasil tinha um Motorista Francisco Xavier de Lima e seu irmão Pedro Xavier de lima casaram com duas Irmãs filha de Chico Antônio dono da Fábrica de Doce Real em Fortaleza e pai de Ivan goleiro do Ceará..

Anônimo disse...

Olá, Roberto. Sou descendente do Antônio Xavier Macambira, irmão do Vicente Fernandes. Ambos eram filhos de Manuel Felix Xavier Macambira, que foi promotor, juiz de paz e escrivão.

Anônimo disse...

Minha.mae.xama.maria.rodrigues.xavie.ela.edi.boinopolis.ten.alguN.pArgentina.dela.ai