II Grande Encontro da Família Xavier Por:José Cícero


Na noite do sábado(13) aconteceu no hotel Verdes Vales na cidade de Juazeiro do Norte(CE) a abertura oficial do 2º Grande Encontro Nacional da Família Xavier, cuja gênese genealógica no Ceará remonta o longínquo ano de 1797 a partir do nascimento do patriarca coronel Francisco Xavier de Sousa (fundador ou co-fundador de Aurora) na vila de Aracati. Indo em seguida para Aurora(antiga Venda) e seus descendentes(Aristides Xavier) para Missão Velha, Crato e Ipueiras(em Serrita no Pernambuco) e de lá se espalhando para o resto do Brasil e o mundo.

"Foi um encontro dos mais memoráveis e alegres, ocasião em que várias gerações do clã Xavier se reencontraram para matar saudade, trocar ideias, debater amenidades e, mais uma vez, conhecer um pouco mais da sua própria história a partir do Cariri cearense", enfatizou o secretário de cultura de Aurora que igualmente participou do acontecimento como palestrante convidado.  

 Audízio Xavier
Socorro Xavier e o relançamento de "A Saga da Ipueiras"

Uma verdadeira saga, na opinião de alguns historiadores presentes, tais como Dr. Napoleão Tavares Neves e  Socorro Cardoso Xavier, Ionny Sampaio e José Carlos Gentil.

A abertura aconteceu a partir de recepção da família, amigos e outros convidados. Seguida da apresentação de três palestras com os seguintes temas: 1º - "A origem da família Xavier de Aracati à Aurora no Ceará", proferida pelo secretário de cultura e Turismo de Aurora professor José Cícero. 2º - 'De Aurora ao sertão do Pernambuco' por Eimar Granjeiro Xavier e 3º - 'Família Xavier em crônicas Cangaceiras' por Dr. Napoleão Tavares Neves. 

Napoleão Tavares Neves
José Cícero Silva

A programação do 1º dia constou ainda de: exibição  do documentário: "Causos e Acasos da família Xavie" por Audízio Xavier Almeida,;apresentação dos núcleos famílias por cidades residentes e lançamentos dos livros: Lagoa dos Cavalos de autoria de José Carlos Gentil - presidente da academia de letras de Brasília(ALB) e A Saga de um clã Xavier de Maria do Socorro Cardoso Xavier. Além de depoimentos e imagens  da estirpe Xavier, bem como do jantar de confraternização e muito forró de pé de serra com o sanfoneiro pernambucano Ciço do acordeon e sua banda.

Serão três dias de atividades programáticas festivas e culturais ( 13, 14 e 15) de Juazeiro do Norte, Barbalha, Exu e Ipueiras dos Xavier(PE). O III Encontro de 2014 segundo afirmou o organizador do evento Audízio Xavier está previsto para acontecer na cidade de Recife no Pernambuco. Além de representantes da verdadeira colônia Xavier de diversas partes do país e amigos e autoridades convidadas também participaram do evento. Por sinal, bem criativo, organizado e informativo.


José Cícero Silva
Fotos João Silva

NOTA CARIRI CANGAÇO: É com muita satisfação que abraçamos a todo o Clã Xavier na pessoa do companheiro Audízio Xavier, pelo brilhantismo do II Grande Encontro da Família Xavier; o Cariri Cangaço, representado por seus Conselheiros, Napoleão Tavares Neves e José Cícero, se une ao sentimento de preservação e resgate da memória de tão importante família. Que em 2014 possamos ter mais um grande momento Xavier.

16 comentários:

Audizio Xavier disse...

Querida Família Cariri Cangaço,

O III Grande Encontro da Família Xavier será realizado na cidade do Recife, nos dias 5,6 e 7 de setembro de 2015.

Grande abraço a todos!

Unknown disse...

Quero Fazer parte. Mande-me informações
edmarwashington@hotmail.com

Anônimo disse...

alguém conhece seu genezio xavier de macedo ?



mande resposta para oninaito@bol.com.br
desde ja agradeço

Anônimo disse...

procuro por parentes de genezio xavier de macedo

desde ja agradeço oninaito@bol.com.br

Edgley Xavier disse...

Esse encontro deve ser muito bom
só a família

Blog do Antonio disse...

Venho de uma família de nome Xavier, será que tenho alguma descendência desta?
Att.
Antonio Xavier

Magno disse...

sou xavier, residi 19 anos em juazeiro, gostaria de retornar e participar do encontro. www.emporiumbacellar.blogspot.com

Marcelo Corinthians Xavier disse...

Sou Xavier Moro em Itaquera

Unknown disse...

Meu é eleilton Xavier é queria saber se faço parte desta família como sei

Eleilton Xavier disse...

Meu é eleilton Xavier é queria saber se faço parte desta família como sei

Rodrigo Bras disse...

Acho que faco parte dessa família como posso ter certeza?

Preta disse...

Gostaria da saber se eu faço parte dessa família já q meu sobrenome.e Xavier ,da parte da minha mãe e estou a procura dos pais dela (meus avós)
Agradeço se alguém pudesse me ajudar.

Jorge Xavier disse...

Srs boa tarde gostaria de um auxilio para ver se alguem desta familia já ouviu falar de casal Jose xavier da silva e Geracinda nunes xavier meus avós de Pernambuco

leo souza disse...

Ola amigos
Sou Neto de Francisco Xavier de Souza e de Maria de Nazaré Lopes, ele nascido em Canindé/CE 18/10/1902 filho de Manuel Xavier de Araújo nascido na localidade Açude General Sampaio e de carolina Xavier de Souza de Canindé/CE.

O casal fugiu segundo consta para o território do Guaporé (Rondônia), nos anos 30 onde Constituiu família e nunca mais voltaram ao Crato/Ceará.
Gostaria de obter informações sobre a família se eles fazem parte ou são descendentes desta tradicional família Cearense Xavier de Sousa
Francisco Leilson Celestino de Souza - "Leo Souza" jornalista (69) 9-92799439 WhatsApp
Antecipadamente agradeço qualquer manifestação ou maiores informações.

Unknown disse...

Sou Maria Luiza Xavier , como faço pra saber se faço parte dessa família?

Gesse Xavier disse...

Gostaria de entrar em contato com os organizadores e historiadores do evento como faço?