Aberto o Cariri Cangaço Piranhas 2014 !

Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2014

O Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, na Piranha Antiga, recebeu na noite de ontem, 24 de julho, a abertura da segunda semana do cangaço com o Cariri Cangaço Piranhas 2014. O encontro foi precedido pela apresentação da Filarmônica  Mestre Elísio; com a presença do secretário de administração Luiz Carlos Salatiel, representando o prefeito Dante Bezerra de Meneses, do secretário de cultura Evaldo Gomes, do presidente da SBEC, Benedito Vasconcelos, do presidente do GPEC Narciso Dias e outras autoridades, o evento teve sua abertura pelo curador da Semana do Cangaço, pesquisador Jairo Luiz e pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo . 

O pesquisador e escritor Antônio Vilela, de Garanhuns, foi o primeiro conferencista da noite com  a Palestra : Soldado Adrião - A Outra Face do Cangaço, revelando a história muito poucas vezes contada e conhecida do único soldado a tombar no combate de Angico. Com a presença de Paulo Britto, filho do Tenente João Bezerra e outros familiares, a conferência embora polêmica, proporcionou o debate lúcido e responsável sobre um dos mais controversos episódios do cangaço.

Presidente da SBEC, Benedito Vasconcelos e Manoel Severo
 Auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros
Família Paulo Britto no Cariri Cangaço Piranhas 2014
Manoel Severo e Renato Bandeira
Antônio Vilela, Manoel Severo e Jairo Luiz 

No segundo  momento da noite, o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, coordenou a Mesa de debates sobre Cultura Regional  que teve o Presidente da SBEC, Prof. Dr. Benedito Vasconcelos como o Expositor, a Mesa contou ainda com as participações da Profª Railda Nascimento do MAX – Museu de Arqueologia de Xingó, do secretário e artista Luiz Carlos Salatiel, Prefeitura de Piranhas e da representante da ASTURP, Jacqueline Rodrigues. O auditório completamente lotado foi brindado logo após as exposições com um brilhante debate a partir da sensacional apresentação dos conferencistas da noite. 

Professora Railda Nascimento da UFS - MAX
Secretário Luiz Carlos Salatiel
Empresária Jacqueline Rodrigues
Antônio Vilela, José Cícero, Ivanildo Silveira e Manoel Severo

Ao final da noite os convidados ainda tiveram a oportunidade de assistir à Apresentação  de peça teatral com o grupo Estrelas do Sertão que levantou o público com seu talento e entusiasmo. Tivemos ainda o lançamento do Livro "Lampião em Paulo Afonso" de João de Sousa Lima e ainda "Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços" de Renato Luis Bandeira. Já eram perto das 23 horas quando os convidados foram recepcionados em jantar festivo pela organização do Cariri Cangaço Piranhas 2014. A agenda do segundo dia de evento começa as 10h da manha deste dia 25, com reuniões extraordinárias da SBEC e do Cariri Cangaço.

Heldemar Garcia
Assessor de Marketing Institucional
Cariri Cangaço

Um comentário:

Antônio Galdino disse...

Parabéns para todos. Especial abraço para Manoel Severo e Jairo Luiz.

Prof. Galdino
Paulo Afonso-BA.