David Jurubeba e a Intuição de Lampião Por:Aldomir Ferraz

Davi Jurubeba

Em Maranduba Nazaré perdeu dois de seus importantes homens. Certa vez quando eu ainda estava na Policia Militar e trabalhava como segurança do senhor Juiz José Nunes Siqueira, de Floresta; o mesmo me pediu para levá-lo a casa de David Gomes Jurubeba, primo de meu pai, para saber mais da história de Lampião e o cangaço. Chegamos lá e batemos palmas no portão, daí David Jurubeba perguntou quem era, me identifiquei e ele mandou entrar ao que apresentei o Dr José Nunes a ele. Me lembro até hoje o episódio. 

Uma das perguntas que o Dr José Nunes fez ao David Jurubeba foi essa: "Tenente, Lampião era sabido ?" Tio David olhou pra ele e respondeu: "Olha vossa excelência, se Lampião fosse um besta nós teríamos acabado com ele rapidamente, pois em todos os combates em que nós os Nazarenos dávamos com ele na maioria das vezes ele se saia muito bem". Aí o Dr. Nunes fez outra pergunta a ele: "Tenente, mas o que eu quero mesmo saber do senhor, mais a fundo, é se Lampião adivinhava os perigos, como falam que muitas vezes fazia ?" Aí tio David respondeu: "Doutor eu sou evangélico e não devo acreditar nessas coisas mas Lampião ele tinha sim alguma coisa que avisava a ele".


Tio David Jurubeba ainda contou que certa vez ele e vários companheiros de sua volante botaram uma emboscada muito grande em Lampião, neste dia não tinha como Lampião escapar pois o rei do cangaço estava retornando por aquela direção em que eles estavam em tocaia,mas de repente o homem desviou a direção escapando da morte certa. Tio David disse ainda que naquele dia ficou pensativo sobre Lampião ter se desviado e não conseguia tirar isso da cabeça até que depois de ter prendido um cangaceiro que estava naquele dia, perguntou: "Cabra você estava naquele dia e local, tal e tal, vinha com Lampião , coisa e tal...? E o cabra ai respondeu: "Eu vinha sim com ele!" e tio David arrematou: "E por qual razão vocês não passaram por este local, já que não tinha outro local pra passar, por causa das macambiras e o mato muito fechado, etc e tal?" E cabra respondeu: " Naquele dia Lampião vinha na nossa frente numa marcha bem acelerada com o chapéu caído nos ombros e em dado momento ele parou de repente e fez sinal para todo mundo parar, ficou alguns minutos parado observando tudo em sua volta com muito cuidado como se alguém estivesse falando com ele e de repente ele nos deu outra ordem e falou - rapaziada nós não vamos mais seguir em frente, vamos é abrir caminho por dentro desse mato fechado" . 

Por fim tio David Jurubeba completou: "tinha alguma coisa que avisava a ele dos perigos, mas da parte de Deus, que eu como cristão sei que não era, e sim, da parte do diabo..." risos...

Aldomir Ferraz

Buíque, Pernambuco

6 comentários:

verluce de Souza ferraz disse...

Prezado Audomar,
Pela descrição dos fatos dá para perceber que Lampião era uma pessoa inteligente, pois, concluiu logo que o "único lugar que lhe fornecia uma passagem, seria o caminho mais inseguro, claro, e qualquer pessoa que estivesse no comando teria que pensar sim, sob o risco de cair numa armadilha" - seria o mesmo que ter um oceano a frente, e ter que atravessá-lo sem condições... E ele, Lampião, como era cauteloso, resolveu enveredar pelo caminho que, com certeza, nenhum de seus perseguidores, esperava... O MITO QUE LAMPIÃO TINHA PARTE COM O DEMÔNIO PODE SER DESPREZADO - DIANTE DA LÓGICA, NÃO CONCORDA?

Unknown disse...

Caro Escritor. Estou Super feliz de encontrar o teu blog e ouvir um pedacinho dessa historia que cresci escutando e admirando. Sou filho do Juiz Dr. Jose Nunes Siqueira, gostaria de saber se o Policial que levou meu pai ate o Sr. Jurubeba encontra-se vivo? Me encataria em poder conhecer los e bater um papo, tomar um café, etc....aguardo contato. meu email é andre123siqueira@gmail.com. Grato. Andre Siqueira. 10/12/2017

Aldomir de Souza Ferraz disse...

CLARO! MEU AMIGO! SEM NENHUM PROBLEMA! POIS, SEU SAUDOSO PAI,O DR JUIZ JOSÉ SIQUEIRA,APESAR DELE SER JUIZ, ERA UM GRANDE AMIGO MEU. E ELE GOSTAVA MUITO DE MIM,E TAMBÉM, DOS MEUS EX-COMPANHEIROS DA PM-PE, QUE FAZÍAMOS, A SUA SEGURANÇA, BEM COMO, DA SRA SUA AMADA MÃE, DONA SALETE, E DE VOCÊ, QUE ERA AINDA UMA CRIANÇA. ME LEMBRO MUITO BEM, DE VOCÊ, PEQUENO, DE SUA AMADA MÃE, DONA SALETE,E ME PARECE, QUE VOCÊ, TINHA TAMBÉM, UMA IRMÃ PEQUENA COMO VOCÊ, OU ESTOU ENGANADO? RS! RS! PARA MIM, SERIA UM GRANDE PRAZER, PODER ME REENCONTRAR C/ VOCÊ! MORO NESTA CIDADE DE BUÍQUE-PE, DESDE O DIA: 22 / 12 / 2010 / QUANDO VIM DE SERRA TALHADA-PE, ME CASAR AQUI.MEUS TELEFONES P/ CONTATOS SÃO: ( 87 ) 99821-4250-TIM! OU, ( 87 ) 99909-3431-TIM! ASSINADO: ALDOMIR DE SOUZA FERRAZ. EX-SOLDADO PM-PE,NOME DE GUERRA, ( FERRAZ ) MUITO MIGO DO SEU PAI, DR JOSÉ NUNES SIQUEIRA. APAREÇA,UM DIA AQUI EM BUÍQUE-PE.OK? ESTAMOS TAMBÉM, AS SUAS ORDENS!!!

Unknown disse...

Lampião era inteligente um grande estrategista isso fazia a diferença

M.A.R disse...

É provável que Lampião, mesmo sendo um bandido sanguinário, sabia observar e interpretar os sinais da natureza. Não se trata de nada demoníaco, mas sim de fenômenos naturais, ainda sem explicação, que nos mostram sinais de coisas que estão por vir. Basta está atento e ter um pouco de sensibilidade! Já aconteceu algumas vezes comigo!

Anônimo disse...

Concordo