Nazaré em Festa Por:Paulo Gastão

 Cavaleiros fazendo o trajeto dos "Rastros de Lampião"

A família Nazarena está vibrando com o sucesso obtido quando da realização da 1ª Cavalgada a Serra do Pico.Sob a coordenação da sra. Cristina Amaral, filha do saudoso tenente João Gomes de Lira, que não mediu esforços para a brilhante promoção, viu a alegria estampada nas faces dos seus ilustres conterrâneos. Com roteiro pré-estabelecido os cavaleiros, como também os portadores de motos e automóveis marcaram presença, onde o livro de registro assinalou mais que 250 participantes.  Merecidos aplausos devem ser dirigidos ao sr. Rubelvam Amaral, filho do Tenente João Gomes de Lira, que enfrentou a construção da estrada que hoje nos leva até a Serra do Pico. A ele o nosso agradecimento maior.

Manifestações de conhecimento histórico foram mencionados ao longo do percurso. Sempre a comunicação era realizada por jovens familiares, relatando os feitos dos seus antepassados. Verdadeira e oportuna aula de história sertaneja. A presença de jovens nos faz acreditar na manutenção da promoção. A partir de agora o pesquisador, visitante, turista, tem a oportunidade de visitar a Serra do Pico no seu transporte próprio, pois, a sinalização instalada facilita a caminhada.

Na Serra do Pico dois momentos foram ventilados para com o futuro: Sua escalada por pessoas realmente habilitadas, dadas as dificuldades de acesso e a altura; a presença na sua parte superior de jazida da  'pedra sabão'. O setor referente a história dos Nazarenos está aparte. Foi realizada a parte religiosa com participação da comunidade. O lado dito profano foi animado por banda cabaçal-sanfonica oriunda de Carnaíba; manifestações de populares fazendo alusão aos celebres Nazarenos; violeiros que passaram com muita habilidade a desenhar o caminho percorrido pelos membros da volante de Nazaré e finalmente o foguetório que fazia  a alegria dos presentes até madrugada a dentro.

 Nazaré em Festa na primeira grande cavalgada

Houve lançamento de livros; os escritores José Alves e Antônio Neto presentearam aos presentes "Pegadas de um Sertanejo - Vida e memórias de José Saturnino". O referido livro teve lançamento na noite de 1º de maio no pátio da Fazenda São Miguel do grande informante da história do cangaço, sr. Luiz de Cazuza. Outro lançamento - "Culinária Sertaneja"  de autoria do escritor Benedito Vasconcelos Mendes, atual presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC. A apresentação dos respectivos trabalhos esteve a cargo do pesquisador Paulo Gastão.

As perspectivas são verdadeiro atrativo: realização de nova promoção em futuro próximo; preparos para as comemorações dos 100 anos de fundação de Nazaré; incrementar no calendário histórico nordestino o dia 2 de maio, o escolhido para se comemorar a DIA das VOLANTES. A  LazerVídeo operada pelo grande cineasta do cangaço - Aderbal Nogueira - que dentro em breve estará lançando as imagens colhidas durante todo o evento. Aguardem!!!!! 

Paulo Gastão.
Fotos enviadas por Charles Wagner Lira

Nenhum comentário: