A Vingança de Corisco no Palco dos Inocentes:Cariri Cangaço Piranhas 2015


O sol do baixo São Francisco parecia querer nos dar uma trégua. O horário avançado nos imprimiu um ritmo mais acelerado para cumprir uma das agendas mais significativas de todo o Cariri Cangaço Piranhas 2015. Voltaríamos a Fazenda Patos, como nos dois anos anteriores, desta vez, para de forma oficial, prestar uma reta e justa homenagem à família de Domingos Ventura...No Palco dos Inocentes.

Manoel Severo, Antônio Amaury, Celso Rodrigues e João de Sousa Lima
Celso Rodrigues, João de Sousa Lima, Reginaldo Rodrigues e Marcos de Carmelita
Padre Agostinho e a Oração pelos inocentes de Patos 
Novamente a Caravana parte do bairro Xingó e adentra os carrascais da zona rural de Piranhas, margeando o leito do Velho Chico, entrando caatinga a dentro até chegar a um dos mais famosos palcos de uma das mais selvagens covardias do cangaço: Fazenda Patos, de propriedade da família Ventura...

Ali os convidados do Cariri Cangaço Piranhas 2015, viveriam momentos importantes e únicos. O painel sobre o trágico episódio teria a frente o memorialista Celso Rodrigues, filho do emblemático Chiquinho Rodrigues, Antônio Amaury Correa de Araujo, um dos mais destacados pesquisadores e escritores sobre a temática e João de Sousa Lima, pesquisador e escritor da nova geração.

 Ivanildo Silveira, Manoel Severo e Lívio Ferraz
 Carlo Araujo, Ingrid Rebouças e Wescley Rodrigues
Carlos Alberto e Alexandre Wagner

Durante mais de uma hora Celso Rodrigues com um precisão e lucidez incomuns, traçou o passo a passo de toda a penosa trama que acabou traçando o destino final de Domingos Ventura... Contando com o trabalho do confrade e amigo, pesquisador Raul Meneleu, apresentamos a primeira parte do Painel sobre A Vingança de Corisco no Palco dos Inocentes, dentro do Cariri Cangaço Piranhas 2015. Vale a pena ver:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=art2-i2lXvs


Imagens:Raul Meneleu


A Caravana Cariri Cangaço Piranhas 2015, reunindo pesquisadores renomados de todo o Brasil tiveram a grande oportunidade de ver in loco e a partir dos relatos preciosos de Celso Rodrigues, Antonio Amaury e João de Sousa Lima; detalhes importantes desse que foi um dos mais marcantes episódios do fim do fenômeno cangaço... A vingança de Corisco no palco dos inocentes...

Antonio Amaury, José Cícero, Marcos de Carmelita e Urbano Silva
Luiz Ruben, Raul Meneleu, Lamartine Lima, Archimedes Marques e Narciso Dias
Paulo Britto, Padre Agostinho, Benedito Denarzi e Renato Bandeira

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Fazenda Patos, 27 de Julho
Piranhas, Alagoas

Nenhum comentário: