Cariri Cangaço Reedita Noite de Festa em Piranhas

Manoel Severo, Lamartine Lima e Antônio Amaury

Ainda dentro do esforço de reconhecimento do Cariri Cangaço às várias personalidades que contribuem com seu trabalho ao fomento da pesquisa e estudo da temática cangaço, o Conselho Curador do Cariri Cangaço, entregou na abertura da segunda noite em Piranhas 2015, Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço aos pesquisadores, Paulo Britto, pernambucano, filho do tenente João Bezerra; Antonio Tomaz, pesquisador cearense, diretor do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Jair Tavares, pesquisador cearense radicado em João Pessoa, integrante do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Paulo Britto e José Cícero Silva
Antônio Tomaz e Aderbal Nogueira
Reginaldo Rodrigues e Jair Tavares

A primeira Conferência da Noite ficou a cargo do médico legista e pesquisador ; oficial médico da Marinha do Brasil; Lamartine de Andrade Lima, que ao longo de mais de uma hora e meia brindou a todos os convidados com uma primorosa apresentação de “Um Estudo Multidisciplinar sobre o Cangaceirismo” e de maneira magistral discorreu sobre os principais aspectos do cangaceirismo em relação aos conflitos bélicos ao longo da história da humanidade. 

"Um trabalho simplesmente espetacular... Hoje foi um privilégio para todos nós recebermos essa grande aula do Dr. Lamartine" ressalta o pesquisador e escritor de Aurora, Professor José Cícero Silva. Já Aderbal Nogueira, documentarista de Fortaleza acentua: "Sensacional !!! Simplesmente sensacional a apresentação do Dr Lamartine". "Realmente um ponto alto neste Cariri Cangaço essa Conferência do Dr Lamartine, pela lucidez, pelo conjunto articulado de informações e por seu grande grau de conhecimento, realmente sensacional" confirma o pesquisador Lívio Ferraz.

Manoel Severo, Lamartine Lima e Antônio Amaury
Lamartine Lima e Antônio Amaury

Para Pedro Barbosa, um dos auxiliares da Organização do Cariri Cangaço, "todos terão acesso às conferências em sua integra, estamos cuidando da parte técnica e logo logo estaremos disponibilizando os áudios completos não só da conferência do Dr Lamartine, mas de todas, não só neste blog, mas também nas redes sociais".

No segundo momento de conferências, um time de peso entrou em campo para o Painel: "A Corrupção nos Tempos do Cangaço". Jorge Remígio, pesquisador de Custódia, radicado em João Pessoa, Sousa Neto de Barro e Narciso Dias, presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço - GPEC, por mais de uma hora puderam apresentar as diversas visões sobre o controverso assunto, que gravita em torno da literatura do cangaço desde aos primeiros estudos sobre o fenômeno.

 Narciso Dias, Jorge Remigio e Sousa Neto em Painel sobre a Corrupção no Cangaço
Narciso, Jorge, Sousa, Lamartine e Amaury em noite de Painel
Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros e Aderbal Nogueira 
Celsinho Rodrigues, Prefeito Manoel Brasiliano, primeira-dama e Patrícia Brasil

Até que ponto a grande rede de relacionamento tecida pela "raposa das caatingas", Virgulino Ferreira, envolvia a presença corrupta de autoridades constituídas do estado ? De onde vinham as armas e a munição ? Como o chefe supremo dos cangaceiros se relacionava com o poder dos coronéis do sertão? o que diziam e dizem os pesquisadores e escritores ? O que há de mentira e de verdade ? 

Tudo isso e muito mais foi a temática do Painel desenvolvida pelos pesquisadores Jorge Remígio, Narciso Dias e Sousa Neto, a polêmica, a controvérsia, a dúvida, as certeza. Para um público atento a noite acabou se prolongando até depois das 23 horas, para depois os convidados participarem de grande show com o espetacular grupo Teatro Cordel da Rabeca. 

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Centro Cultural Miguel Arcanjo, 26 de Julho
Piranhas, Alagoas

Nota Cariri Cangaço: Dentro de mais alguns dias, os administradores deste blog estarão disponibilizando na íntegra as Conferências, Painéis e Debates do Cariri Cangaço Piranhas 2015.

Nenhum comentário: