Arqueologia do Cangaço: Cariri Cangaço Piranhas 2015 em debate

Professor Leandro Duran da Universidade Federal de Sergipe

A noite de encerramento do Cariri Cangaço Piranhas 2015 reservou dois dos mais esperados momentos de toda edição. De inicio a apresentação dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela Universidade Federal de Sergipe, através do professor Leandro Duran, que contou com a participação de dois de seus alunos, Dalila e Marcos Vinicius, sobre a Arqueologia voltada para a temática Cangaço.

Durante sua apresentação o professor Leandro Duran, ressaltou a grande colaboração que a ciência arqueológica esta dando a este novo momento do estudo e aprofundamento do Cangaço. Um olhar científico que sem dúvidas auxiliará em muito o entendimento do que foi e das capilaridades desse tema que é tão peculiar e com tanta influência nas sociedades sertanejas daquela época.

Universitário Marcus Vinicius, Leandro Duran, Dalila Feitosa e Manoel Severo

Em princípio os convidados Cariri Cangaço que lotaram as dependências do Centro Cultural Miguel Arcanjo, acompanharam a apresentação do trabalho da universitária da área de arqueologia Dalila Feitosa sobre o estudo das vestimentas e os tecidos utilizados pelos cangaceiros e cangaceiras nos idos de 1920 até 1940. Logo após, o universitário Marcus Vinicius apresentou os primeiros resultados de seu trabalho sobre o arsenal bélico usado pelos vários grupos cangaceiros.

Marcus Vinicius realizou e apresentou um detalhado estudo das armas e munições usadas pelos grupos cangaceiros, realizando uma catalogação  a partir do acervo de dois pesquisadores de Paulo Afonso, João de Sousa Lima e Luiz Ruben, que disponibilizaram suas colecoes particulares para o estudo acadêmico.


Pesquisador Narciso Dias no sitio arqueológico da Fazenda Patos, cenário do primeiro trabalho de pesquisa arqueológica a ser desenvolvido pela equipe da UFS.

Cariri  Cangaço Piranhas 2015
Centro Cultural Miguel Arcanjo, 27 de Julho
Piranhas, Alagoas

Nenhum comentário: