Ainda Floresta !!!


Nossa Caravana de Carnaval por terras do Cariri Cangaço além de contemplar o conjunto de reuniões e encontros de trabalho ainda nos permitiu sem dúvidas, rever muitos amigos e estreitar ainda mais os laços de fraternidade que são a marca do Cariri Cangaço. Por onde passamos procuramos consolidar o sentimento de gratidão a todos que nos ajudam a realizar esse empreendimento.

Floresta e a Festa de Carnaval Infantil 
Elane, Manoel Serafim e Ingrid Rebouças
Elane, Ana Gleide, Ingrid e Betinho Numeriano

Em Floresta além de realizarmos uma grande reunião com a presença de pesquisadores, agentes culturais, autoridades municipais, enfim, tivemos a grata oportunidade de participar de desfile de carnaval com o bloco infantil da cidade, uma promoção do Departamento de Cultura de Floresta, à frente o companheiro Vavá e a querida Amélia Araújo. No berço do cangaço as novas gerações celebravam a alegria ao som de marchinhas e muito sambinha no pé, o que nos permitiu revitalizar as forças para continuar a caminhada.

Archimedes Marques, Manoel Serafim, Dadá, Manoel Severo e Elane Marques

Ainda em Floresta a atenção de Maria das Graças Novaes Ferraz, a conhecida Dadá, Gerente Geral do Floresta Hotel na recepção a todos da Caravana e a certeza que o Floresta Hotel é a Casa do Cariri Cangaço em Floresta. “O Floresta Hotel já está reservado por completo para o Cariri Cangaço, todos os nossos quartos já estão bloqueados para o evento, só esperando as ordens de nosso comandante Severo” completa Dadá. Sem dúvidas Floresta mais uma vez estará comprometida em acolher com hospitalidade sem igual aos convidados do Cariri Cangaço.

Zé Emílio, Dilma Marques e a Caravana Cariri Cangaço

Também em Floresta, mais duas visitas vitais. A professora Dilma Marques, Gerente Geral da GRE Sertão do Submédio São Francisco , que contempla os municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, grande entusiasta do Cariri Cangaço e parceira desde o primeiro momento ainda no planejamento em 2016, novamente confirma a presença forte da GRE no grande Cariri Cangaço Floresta 2017. “Severo pode ficar certo que estaremos juntos novamente neste ano de 2017, vamos reunir todos para aquele almoço sertanejo e um grande forró pé de serra” confirma Dilma Marques.

Manoel Severo, Alaíde Cavalcante, Archimedes e Elane Marques e Manoel Serafim

Não poderíamos sair de Floresta sem visitar uma das famílias mais emblemáticas do ciclo do combate a Virgulino; a família de Neco de Pautilha; nazareno da gota serena; na figura de sua filha, nossa amiga Alaíde Cavalcante, com uma simpatia ímpar e a certeza da presença em mais um Cariri Cangaço Floresta, desta vez entre os dias 12 e 15 de Outubro de 2017.

Carmelita e Marcos de "Carmelita"
Aniversário de Marcos de Carmelita em Floresta
Cariri Cangaço nas escadarias da Igreja do Rosário, visita fundamental 
no Cariri Cangaço Floresta 2017

E por fim nossa estadia ainda coincidiu com o aniversário do pesquisador e escritor Marcos de Carmelita. A casa de sua família esta estrategicamente localizada bem em frente a praça principal de Floresta, de fronte aos tamarineiros e de lado da Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, onde casaram os pais de Virgulino. Ali reunimos os amigos e como não poderia deixar de ser a atenção redobrada da querida Carmelita, mãe de Marcos, uma pessoa excepcional !!!

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
27 de Fevereiro de 2017
Floresta, Pernambuco

Nenhum comentário: