Cem Anos de Nazaré: Cariri Cangaço Floresta 2017


O sábado,  dia 14 de outubro de 2017 marcaria um dos momentos mais importantes de toda a trajetória do Cariri Cangaço. Durante todo o dia teríamos a oportunidade de nos unir às celebrações pelo Centenário de um dos cenários mais preciosos da historiografia do cangaço, no município de Floresta, o emblemático Distrito de Nazaré.

Desde a chegada da Caravana Cariri Cangaço pela manhã à Vila de Nazaré do Pico até os últimos raios de sol daquele dia inesquecível; quando a programação do Cariri Cangaço Floresta 2017 nos trouxe ao berço dos Nazarenos; tivemos a oportunidade de "mergulhar" na história e no extremo significado de toda luta travada por este povo guerreiro e destemido, reconhecido e respeitado por todos que pesquisam a saga do cangaço.


Luiz Ferraz Filho, Manoel Severo e Mabel Nogueira
Archimedes Marques, Nivaldo Pereira,meninas de Nazaré, Ivanildo Silveira e Ulisses Flor
Amélia Araujo e Manoel Severo
Ivanildo Silveira e Ulisses Flor, o Patriarca

Hildegardo Nogueira, Manoel Severo e Netinho Flor

Eram cerca de dez horas da manhã quando a Caravana Cariri Cangaço composta por mais de 200 convidados chegou a Nazaré. A recepção extraordinária promovida pelo povo nazareno; representado ali por suas famílias mais proeminentes, pelos pequenos alunos das escolas Terezinha Lira e Domingos Soriano, pela banda de musica municipal; já nos davam o tom de como seria o a celebração de seu Centenário, dentro do Cariri Cangaço.

 Nazaré recebeu com festa e emoção o Cariri Cangaço
Ingrid Rebouças e Mabel Nogueira
 Caravana Cariri Cangaço chega a Nazaré...
 Louro Teles
 Archimedes e Elane Marques, Camilo Lemos, Célia Maria, Ivanildo Silveira, Quirino Silva
 Joseane Teles, Fred Santos, Francimary Oliveira, Ranaíse Almeida, Márcia e Néliton Silva
Emanuel Nogueira, Quirino Silva, Antonio Edson, Ulisses Flor, 
Ivanildo Silveira e Jadílson Ferraz
 Ulisses Flor, Manoel Severo e José Bezerra Lima Irmão
 Cristina Lira: a querida família do inesquecível João Gomes de Lira
Muitos pesquisadores convidados ; de todo o Brasil; estavam tendo a grande oportunidade de visitar Nazaré do Pico pela primeira vez e era nítida a emoção estampada no rosto de todos que unida a satisfação e alegria da recepção por parte da família nazarena enchei a Vila mais famosa do cangaço de muito festa.
 Célia Maria, Jadilson Ferraz, Verluce Ferraz, De Assis, Manoel Severo, 
Quirino Silva e Paulo George
Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Netinho Flor

"Saber a história de nosso povo significa compreender, resgatar e preservar a nossa própria identidade. E pensando nisso, o Cariri Cangaço não poderia deixar de homenagear e reconhecer quão importante foi Nazaré do Pico e seus soldados no combate ao Cangaço, bem como repassar para as novas gerações a história de seus destemidos heróis. E num sábado ensolarado, na vila centenária não faltou calor humano, alegria e o resgate da história de um povo que lutou bravamente pelo seu torrão. Gratidão ao " meu" povo nazareno. Que continuemos sempre valorizando e preservando nossa história, avante Cariri Cangaço!" ressalta Vanessa Novaes Ferraz.

 Manoel Severo e Prefeito Ricardo Ferraz
Roberto Arrais, Aninha Ferraz e Manoel Severo
Cristina Couto e Ingrid Rebouças
 Elane Marques e Caravana de Poço Redondo
Júnior Almeida e Cristiano Ferraz
 Afranio Oliveira e Ingrid Rebouças
Marcelo Alves e o Busto de João Gomes de Lira
Junior Almeida, João Andrade, Ulisses Flor, Nivaldo Pereira, 
Ingrid Rebouças e Jorge Remígio
  O encontro de Gigantes...Archimedes e os capitães, Quirino e Paulo
 Quirino Silva, Paulo George e Célia Maria
 Dr Marcelo e Liz Alves, Danilo, Rangel Alves da Costa, Milla Ferreira, 
Rose e Manoel Belarmino e Josué Santana
Fred Santos, Francimary Oliveira, Paulo George, Raimundo Evangelista, Célia e Quirino, Lili Conceição, Francisco de Assis 
 Augusto Martins do Instituto do Vale do Pajéu
 Netinho Flor , Ivanildo Silveira e Raimundo Evangelista
 Arthur Holanda, Juliana Pereira e Wescley Rodrigues
 Casal Geraldo e Rosane Ferraz
Vereador Pedro Henrique e Manoel Severo
Jadílson Ferraz e Banda Nelson Rosa
Geraldo Ferraz e Prefeito Ricardo Ferraz
 A Festa em Nazaré
Mabel Nogueira, Nivaldo e dona Fátima Pereira, Ângela e Luiz Ruben



Em cortejo festivo os convidados seguiram pela vila até o Pátio da Igreja de Nazaré; de Nossa Senhora da Saúde na praça Antônio Gomes Jurubeba; onde aconteceu a primeira solenidade alusiva ao Centenário de Nazaré, dentro do Cariri Cangaço Floresta 2017. Logo após a execução do Hino de Nazaré, fizeram uso da palavra os vereadores Pedro Henrique e Beto Puça, que ressaltaram iniciativas junto ao legislativo municipal; Beto Puça é o autor do Projeto de Indicação que cria o Memorial das Forças Volantes em Nazaré e Pedro Henrique é o autor da Lei que estabelece o Dia das Forças Volantes, ambas iniciativas que levam em conta a grande referência do povo nazareno na luta contra o banditismo do cangaço.

 Igreja de Nazaré:Testemunha da Homenagem do Cariri Cangaço ao Centenário
 Netinho Flor e Mabel Nogueira: Bandeira que une o coração dos Nazarenos...
 Solenidade do Centenário de Nazaré pelo Cariri Cangaço 
 Banda Nelson Rosa 
 A beleza e arte das filhas de Nazaré do Pico
 Vereadores Beto Puça e Pedro Henrique
 Manoel Severo e o Centenário de Nazaré
Prefeito Ricardo Ferraz

Em seguida o Prefeito Ricardo Ferraz ressaltou a importância do momento em que "pesquisadores e apaixonados pela historia do cangaço, de todo o Brasil chegam a Nazaré, dentro do Cariri Cangaço para festejar junto ao povo nazareno esse centenário. Só temos a agradecer ao Cariri Cangaço por todo o trabalho de resgate e fortalecimento desta historia, nós vamos sim, dentro das possibilidades da municipalidade fazer esforços para termos aqui em Nazaré o Memorial das Forças Volantes e que todo o Brasil possa vir a Nazaré conhecer toda essa historia".

 Professora Janeide, Manoel Severo, Ricardo Ferraz e crianças de Nazaré
 Leonardo Gominho, Louro Teles, Betinho Numeriano, Mabel Nogueira, Jorge Figueiredo, Manoel Severo, Senhor Assis, Nancy Nogueira, Ivanildo Silveira, Ricardo Ferraz, Pedrinho Vilarim, Ingrid Rebouças e Emmanuel Arruda
 Betinho Numeriano, Ranaise Almeida, Louro Teles, Célia Maria, Ivanildo Silveira, Josué Santana, Antônio Edson, Junior Almeida, Bismarck Oliveira, Quirino Silva

O Curador do Cariri Cangaço , Manoel Severo, em suas palavras ressaltou que Nazaré "entrou em minha vida há exatos 9 anos atras quando pela primeira vez pisei este chão e sob a chancela de meu amigo Aderbal Nogueira, fui recebido pelo grande Tenente João Gomes de Lira, e de lá para cá já se passaram 8 anos e inúmeras visitas sempre sendo muito bem recebido o que nos enche de gratidão" E completa: "O Cariri Cangaço estará ao lado das família nazarenas na criação deste equipamento que entendo como fundamental para perpetuar a memoria deste lugar e de seus heróis, o Memorial das Forças Volantes, com certeza teremos novidades em breve".

Durante a solenidade o pesquisador Bismarck Oliveira, juntamente com os Conselheiros Cariri Cangaço, Professor Pereira e Geraldo Ferraz, em representação a todos os pesquisadores lançaram o projeto de criação, dentro do futuro Memorial das Forças Volantes, da Biblioteca do Memorial. 

Bismarck Oliveira, Professor Pereira, Geraldo Ferraz: O apoio do Cariri Cangaço a Biblioteca do Memorial das Forças Volantes
Márcia e Néliton Silva, Junior Almeida e Cristiano Ferraz
 João Andrade e Manoel Serafim
Ricardo Ferraz, Antonio Edson, Ângela e Ingrid Rebouças

"Estava chegando a Nazaré. E realmente agora um pico de vulcão adormecido, mas que no passado soltou vorazes labaredas pelas mãos de seus nazarenos, incansáveis perseguidores de Lampião e seu bando. Uma raça de titãs aquela de Nazaré. Paisanos que ingressaram nas volantes pelo desejo de perseguição ao rei cangaceiro e seu bando. Homens da estirpe de Mané Neto, Manoel Flor (imortalizado por sua filha Marilourdes Ferraz na obra O Canto do Acauã), Odilon Flor, David Jurubeba, Aureliano Flor e do tenente João Gomes de Lira, dentre tantos outros." A emoção do Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor Rangel Alves da Costa ao chegar em Nazaré...

Fotos: Ingrid Rebouças, Junior Almeida, Vanessa Ferraz e Louro Teles

Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré
Recepção de Chegada a Nazaré, 14 de Outubro de 2017
Nazaré do Pico-Floresta, Pernambuco

Um comentário:

Unknown disse...

Eu vivi isto. Neste ambiente estive eu.