Floresta Inova e Realiza Festa Inesquecível na Abertura do Cariri Cangaço 2017


A noite do ultimo dia 12 de outubro; dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida; o município de Floresta, no sertão pernambucano inovou e proporcionou uma das maiores festas de abertura por ocasião do Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré 2017. O evento de forma inédita aconteceu em praça pública; Praça João Novaes; tendo como testemunha o imponente prédio do "Antigo Batalhão de Floresta", um dos mais espetaculares representantes do patrimônio arquitetônico pernambucano e nordestino.

Contando com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, regionais e nacionais, representantes de universidades e institutos culturais, professores, alunos, pesquisadores e escritores de exatos 16 estados do país e a presença maciça da família florestana, o Cariri Cangaço pela primeira vez tinha uma edição com abertura em praça pública.

 Ana Gleide Souza Leal, cerimonialista da noite de abertura do Cariri Cangaço
Palco do Encontro em Floresta

A cerimonialista Ana Gleide Souza Leal deu inicio a solenidade convidando para fazer parte do tablado oficial, montado na calçada do antigo batalhão, os senhores prefeito e vice-prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz e Pedrinho Vilarim, o presidente da Câmara Municipal Beto Souza, o prefeito de Poço Redondo, Junior Chagas, a presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, além de secretários municipais: Da ação social e também primeira dama, Dona Ivoneide; da educação Ana Cláudia e da mulher, dona Luana ; Padre Luciano e Major Washington da Policia Militar do estado de Pernambuco.

Sob os aplausos e a surpresa do enorme público presente que lotou a praça João Novaes, uma comitiva de vaqueiros entrou em cena  trazendo as bandeiras que comporiam o pavilhão oficial para a execução dos hinos, nacional e de Floresta. Em seguida as apresentações artísticas ficaram a cargo do Grupo de Artes Cênicas Caroá além de apresentação da Orquestra Nelson Rosa, de Floresta.  

 
 Público espetacular na abertura do Cariri Cangaço Floresta:Praça do Batalhão !
Pavilhão sob o cuidado dos vaqueiros florestanos...

No inicio da solenidade a senhora Ester Marques apresentou o perfil e a historia da professora Lindaura Gomes de Sá que em 1950, comandou no antigo prédio do Batalhão o Pensionato da Divina Providência, época em que foi construído o anexo, que, segundo o historiador Leonardo Ferraz Gominho, abrigava as atividades de tecelagem, corte e costura, oficina, todos do Centro Profissional fundado pela educadora florestana. 

 Pavilhão e os Hinos; nacional e de Floresta.

 Grupo de Artes Cênicas Caroá
Orquestra Nelson Rosa

O Cariri Cangaço foi apresentado pelos Conselheiros, Juliana Pereira e Geraldo Ferraz, que mostraram os principais números que envolvem o Cariri Cangaço; como suas sedes, as edições, os números de palestras , debates e visitas como também as agendas para os próximos anos: "Já são oito anos de atividades, 19 Eventos com a realização de exatas 98 conferencias, 45 Mesas de Debates, 70 Visitas Técnicas, mais de 80 livros lançados num encontro por onde já passaram mais de 600 pesquisadores e um publico de mais de 35 mil pessoas na mais autentica iniciativa da integração desta maravilhosa Nação Chamada Nordeste. Que hoje mais uma vez marco seu encontro com Floresta!" Reforça Juliana Pereira.

 Geraldo Ferraz e Juliana Pereira apresentaram o Cariri Cangaço
 Ester Marques e a vida de Lindaura Gomes de Sá
 Marcelo Leal e seu "Onildo Almeida" em Floresta...

Em seguida o pesquisador Gonzaguiano Marcelo Leal passou às mãos do Maestro da Orquestra Nelson Rosa um exemplar de sua obra sobre o grande compositor Onildo Almeida, "para que se possa perpetuar a partir de jovens talentosos como os músicos de Floresta, a obra desse grande compositor que foi Onildo Almeida" afirmou Marcelo Leal.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, foi o próximo a usar a palavra quando celebrou a chegada pela segunda vez do Cariri Cangaço ao município de Floresta."Viver esse momento nos enche de emoção e orgulho; agora somos uma só família Floresta. Temos amigos que percorreram milhares de quilômetros para estarem aqui, encham o peito de entusiasmo e orgulho por serem florestanos. Nosso principal legado é permitir que nossa principal matéria prima, que são nossas crianças possam ter a honra de ser nordestino, conhecendo de perto e tendo orgulho de sua historia e origem".

 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço na abertura em Floresta

Manoel Severo em seguida convidou aos Conselheiros Manoel Serafim e Raul Meneleu para passar às mãos do senhor prefeito, Ricardo Ferraz, do vice-prefeito Pedrinho Vilarim e do presidente da Câmara Municipal Beto Souza, o Diploma de SEDE OFICIAL DO CARIRI CANGAÇO 
ao município de Floresta.

 Floresta: Sede Oficial do Cariri Cangaço

Logo após foram convidados os Conselheiros Professor Pereira e Edvaldo Feitosa para passar às mãos das personalidades; escritor José Bezerra Lima Irmão e da professora Ana Gleide Souza Leal, os Diplomas de Amigos do Cariri Cangaço, honraria concedida também de forma póstuma ao fazendeiro Washington Gomes Lima; bisneto de Ângelo da Gia, emblemático personagem do sertão nordestino; diploma recebido de forma muito emocionada por sua viúva, senhora Michele e sua irmã senhora Rute, pelas mãos do prefeito Ricardo Ferraz e do Conselheiro Manoel Serafim. 

 José Bezerra Lima Irmão e o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço
 Ana Gleide recebe seu Diploma das mãos de Archimedes Marques, 
Edvaldo Feitosa e professor Pereira
 Manoel Serafim e Ricardo Ferraz entregam homenagem póstuma do Cariri Cangaço a dona Michele, viuva de Washington Gomes Lima

Receberam em seguida seus títulos de Amigo do Cariri Cangaço, os senhores: Beto Souza, Pedrinho Vilarim e Ricardo Ferraz , respectivamente; presidente da Câmara, vice e prefeito de Floresta, que receberam das mãos de Professor Pereira, Edvaldo Feitosa e da Presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio. Manoel Severo passaria por fim às mãos da vereadora Bia Numeriano também seu Diploma de amiga do Cariri Cangaço. O Conselheiro Cariri Cangaço e artista plástico, Archimedes Marques passou às mãos do pesquisador Geraldo Ferraz uma homenagem sob forma de escultura em papel machê, representando seu avô, o comandante das forças volantes, Theophanes Ferraz Torres.

Manoel Severo, Archimedes Marques, Geraldo Ferraz e Elane Marques
 Presidente da Câmara de Floresta, Beto Souza
Pedrinho Vilarim, vice-prefeito de Floresta
 Helena Câncio e Prefeito Ricardo Ferraz
Prefeito Ricardo Ferraz

O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz encerrou com suas palavras a parte solene da noite de abertura do Cariri Cangaço e ressaltou com entusiasmo a grande realização do evento, pela segunda vez em Floresta, afirmando a grande contribuição que o Cariri Cangaço empresta à consolidação da cultura e memoria do nordeste. Dali deu-se inicio a programação oficial do Cariri Cangaço Floresta 2017 com os conferencistas; Leonardo Gominho, Geraldo Ferraz e Marcos de Carmelita, tema da noite: O Histórico Batalhão de Floresta. Leonardo Gominho remontou aos idos de 1879 para começar a contar a histórica trajetória do emblemático Batalhão de Floresta, passando pelas características do próprio município , e todas as fases do augusto prédio , chegando aos dias de hoje com o patrimônio já tombado aguardando a urgente restauração. "Ano passado o Cariri Cangaço encampou a luta do tombamento e o governo ouviu o pedido do Cariri Cangaço, hoje esta tombado , mas precisamos cobrar a todos essa restauração".

 Pesquisadores Leonardo Gominho, Geraldo Ferraz e Marcos de Carmelita, encerram em grande estilo a primeira noite de Cariri Cangaço Floresta 2017
 Conferências de Luxo: Batalhão de Floresta

Geraldo Ferraz em suas palavras emocionadas retratou a trajetória e a ligação de seus avós; Amélia e Theophanes Ferraz Torres com o próprio Prédio do Batalhão; discorrendo sobre a passagem daquele brilhante representante da Força Pública em defesa do sertão contra o banditismo rural, notadamente contra o cangaço. Já o pesquisador e escritor Marcos de Carmelita, focou sua conferência de maneira espetacular e talentosa sobre o episódio do levante do Batalhão de Floresta por ocasião da Revolução de 1930, encerrando de maneira magistral a primeira noite do Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré, 2017.

Fotos: Louro Teles, Ingrid Rebouças

Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré
Praça do Batalhão, 12 de Outubro de 2017
Floresta, Pernambuco

Um comentário:

Jordane Garrido disse...

Tenho certeza que foi perfeito!