Em Maio o Cariri Cangaço Chega ao Berço de Antônio Conselheiro: Quixeramobim 2019 Por Manoel Severo

Neste 2019 estamos celebrando 10 anos de existência. Muitas trilhas e muitos caminhos percorridos, muitas histórias e memórias vistas e visitadas, contadas e guardadas... Aprendemos e nos acostumamos com máxima que tem norteado a todos que compartilham conosco esse sonho chamado Cariri Cangaço: Mais que um evento, um sentimento. Há dez anos percorremos todas as veredas deste sertão de "meu Deus", desde a caatinga brava e rigorosa às terras do agreste , das serras e chapadas, dos mais próximos aos mais distantes rincões deste maravilhoso nordeste, integrando e fazendo do Cariri Cangaço um grande território de encontros; encontros das pessoas com a sua história, com a sua origem, com a sua identidade... 

Ponto de equidistância geodésica do estado do Ceará

No ano em que completamos uma década o Cariri Cangaço chega com muito orgulho ao berço de Antônio Conselheiro. No "Coração do Ceará", Quixeramobim se prepara para receber o Brasil de alma nordestina em mais uma agenda ousada e inédita da marca Cariri Cangaço. Aqui nas terras do semiárido cearense ; no ponto de equidistância geodésica do estado; teremos a oportunidade de conhecer, viver e vibrar personagens e episódios marcantes da história nordestina e do Brasil, num cenário espetacular, pleno de beleza e de magia, pleno de sertão. 


A Quixeramobim de Antônio Conselheiro...

Era o mês de março de 1830, o dia era 13 e na Nova Vila do Campo Maior; antigo Santo Antônio do Boqueirão de Quixeramobim, nascia o menino Antônio Vicente Mendes Maciel .Na época a atual Quixeramobim tratava-se de um pequeno povoado "perdido em meio à caatinga do sertão central da província do Siara Grande".  Desde o início da vida, seus pais queriam que Antônio seguisse a carreira sacerdotal, pois entrar para o clero era naquela época uma das poucas possibilidades que os sertanejos possuíam para vislumbrar um futuro minimamente promissor...O que ninguém poderia imaginar é que aquele menino da desconhecida Nova Vila de Campo Maior, depois Quixeramobim viesse a tornar-se um dos personagens mais marantes e fortes de toda a historia do Brasil. 

A Morte da mãe, o novo casamento do pai, a madrasta, a morte do pai,  Antonio assumindo os negócios da família, as dívidas, o casamento com Brasilina, a mudança para Sobral de Padre Ibiapina, as andanças, o adultério, a partida para terras desconhecidas... No Cariri Cangaço Quixeramobim 2019 vamos conhecer de perto a historia do menino que se tornou gigante, o Antônio Vicente Mendes Maciel que se tornou Conselheiro... 


A Quixeramobim da Confederação do Equador...

Continuamos no Brasil imperial da dinastia "Bragantina". A dissolução da Assembleia Constituinte por Dom Pedro I em fins de 1823 não foi bem recebida em Pernambuco. Os dois maiores líderes liberais na província, Manuel de Carvalho Pais de Andrade e Frei Caneca, apoiaram-na e consideravam os Bonifácios como culpados pelo ato. Ambos eram republicanos a já haviam participado da revolta de 1817 sendo perdoados na época, "aceitando" a monarquia por acreditarem que ao menos teriam autonomia provincial. A promulgação da Constituição em 1824, com o seu regime altamente centralizado, frustrou os seus desejos. Divergências politicas e interesses contrariados se consolidavam como pano de fundo para mais uma revolta de caráter separatista.Era o julho de 1824, o dia era 2 e de Pernambuco eclodiu o movimento revolucionário republicano que acabaria se alastrando por outras províncias do Nordeste do Brasil.

A ideia era que as províncias do norte e nordeste do Brasil se unissem a Pernambuco e formassem a Confederação do Equador, esse novo Estado republicano seria formado pelas províncias do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Contudo, nenhuma delas aderiu à revolta separatista, com a exceção de algumas vilas da Paraíba e vilas do Ceará, sendo as vilas do Ceará comandadas por Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Mello, mais conhecido por Padre Mororó, que é quem reúne a câmara de Quixeramobim, em 9 de janeiro de 1824, para proclamar a deposição da dinastia dos Bragança.


A Quixeramobim de Marica Lessa... 

Nos sertões perdidos deste imenso nordeste, sertões patriarcais dos coronéis de barranco, comandados a ferro e fogo por personagens do sexo masculino, de tempos em temos surgiam verdadeiras "feras"; coronelas de saia como costumamos chamar; foi assim com Marica Macedo do Tipi na Aurora, com a emblemática Dona Fideralina do Clã dos Augustos em Lavras da Mangabeira e com Marica Lessa, da Canafístula Velha de Quixeramobim, a "Guidinha do Poço"...

Maria Francisca de Paula Lessa, filha do poderoso Capitão-Mor José dos Santos Lessa nasceu em Quixeramobim, em janeiro de 1804, era a única filha mulher do casal com quatro filhos. Na adolescência dividia seu tempo na fazenda ou em temporadas na vila de Quixeramobim, ali frequentava as casas das amigas ou perambulava pelas ruas para saber do dia-a-dia dos moradores e não tinha hora para voltar para casa, o que contrariava bastante aos seus familiares.Já com 23 anos, idade bastante avançada para os costumes da época, onde uma moça casava em média, aos 14 anos veio a casar-se com Domingos Victor de Abreu e Vasconcelos, natural de Pernambuco. Não tiveram filhos. Marica Lessa como ficou conhecida acabou tornando-se a mulher e o homem da casa. Apesar de ser apenas um figurante, Domingos Victor se realizou tornando-se uma pessoa de prestígio, sendo na verdade, sucessor do sogro na vida pública de Quixeramobim: Juiz de paz, vereador, presidente da câmara, suplente de juiz municipal, coronel da guarda nacional, quando se encontrava ausente o presidente local, Cônego Antônio Pinto de Mendonça. Esse destino traiçoeiro acabou trazendo surpresas, dor e desespero na historia da desta sertaneja valente e poderosa. O envolvimento com o sobrinho do marido, o adultério, a trama de sua morte , a contratação do escravo assassino, a morte, a prisão, o julgamento e o final triste e de abandono pelas ruas de Fortaleza, capital do Ceará... No Cariri Cangaço conheceremos de perto a história de dona Marica Lessa, imortalizada no romance de Oliveira Paiva, dona "Guidinha do Poço"...
Por do sol no sertão de Quixeramobim, por Vital

A Quixeramobim de todas as belezas...

Caatinga em Tupi-Guarani significa Mata Branca, pois é como esta vegetação se apresenta pelo árduo desafio de convivência com o semiárido de nosso nordeste. Aqui os bravos nascem, vivem e morrem. Essa mesma mata branca é capaz de como uma fênix se transformar em cenários deslumbrantes como só vemos por estes lados do Brasil. Quixeramobim é bela por natureza, localizada a 210 quilômetros da capital cearense se destaca no sertão central cearense por entre a vegetação própria da caatinga, com seus rios e imensos monólitos, fazendo do lugar um dos mais belos do Ceará.


É nessa terra abençoada por Santo Antônio de Pádua que o Cariri Cangaço fará morada entre os dias 24 a 26 de Maio, em mais uma edição de fôlego, reunindo pesquisadores e estudiosos de todo o Brasil para conhecer mais de perto a história marcante dessa que sem dúvidas é uma das cidades mais tradicionais do solo nordestino. Quixeramobim recebe o Brasil de Alma Nordestina no Cariri Cangaço-Antônio o Conselheiro do Brasil.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Quixeramobim, 24 de Fevereiro de 2019

Nenhum comentário: