Quixeramobim em Festa Celebrando "Conselheiro Vivo" 2019.


Manoel Severo presente a Festa do "Conselheiro Vivo"

Quixeramobim; no sertão central cearense; a mais nova sede do Cariri Cangaço e que recebe no mês de maio a 23ª edição do Cairi Cangaço, celebra nesta semana os 189 anos do mais famoso de seus filhos: Antônio Vicente Mendes Maciel, o líder de Canudos, Antonio Conselheiro. Neste ano 2019 o evento conta com lançamento de livros, palestras temáticas, entrega de comendas, apresentações de alunos da rede municipal, cavalgada, apresentações culturais e ainda visita de comitiva de Canudos-BA ao município . São seis dias intensa programação histórico-cultural na terra de Antônio Conselheiro, e agora também, "Casa do Cariri Cangaço".

Com o Tema “Luta, Fé e Resistência no Sertão” Quixeramobim mobiliza entre os dias 08 e 13 deste mês de março de 2019, pesquisadores, escritores, poetas, professores e principalmente os alunos do município numa grande celebração pelos 189 anos de Conselheiro.O evento teve seu inicio nesta sexta-feira, dia 08, com cortejo de abertura nas ruas da cidade com a presença das escolas rurais, exibição do Documentário "Sobreviventes: Filhos da Guerra de Canudos" e ainda uma roda de conversa sobre Antônio Conselheiro e Canudos com o Professor Doutor. Paulo Emílio Martins Matos, da UFF-RJ.

Manoel Severo e o Professor Paulo Emílio Martins Matos
 Professor Neto Camorim e Manoel Severo
 Manoel Severo e Aílton
Neto Camorim, Paulo Emílio e Manoel Severo

No sábado, dia 09, a festa ficou por conta da espetacular apresentação cultural das escolas da rede púbica municipal de Quixeramobim, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. As apresentações com temáticas voltadas para a história e memória de seu filho mais ilustre:Antônio Conselheiro e sua Canudos, traziam no cenário, no figurino, nas musicas, na poesia e sobretudo no olhar e representação daqueles "pequenos e pequenas" a grandeza do personagem, o homem que saiu de Quixeramobim para tornar-se o mítico Conselheiro .

 Festa espetacular com a apresentação cultural das escolas da rede púbica municipal
.
Conselheiro; nascido Antônio Vicente Mendes Maciel há exatos 189 anos atras nessa cidade de Quixeramobim; certamente permanece como um ilustre desconhecido para as novas gerações de pequenos quixeramobienses, iniciativas como a do "Conselheiro Vivo" são de fundamentais importância para aproximar a figura, a historia e memoria desse grande brasileiro a todos de sua cidade natal.


Ainda dentro da programação do sábado o auditório da Faculdade de Quixeramobim - UNIQ , outro importante conjunto de palestras sobre a temática acabou marcando com muita qualidade mais uma edição do festejado "Conselheiro Vivo". Com os poetas Maílson Furtado, Renato Pessoa, Alan Mendonça e Bruno Paulino uma roda de conversa contagiante com o tema “Conselheiro e as cidades”, em seguida novamente a brilhante palestra do professor Paulo Emílio, desta vez com a palestra "Conselheiro e a Invenção de Canudos" como também o lançamento do livro – A Reinvenção do Sertão: A estratégia organizacional de Canudos, do mesmo autor. No final da noite Quixeramobim recebeu o vereador de São Paulo, ex-Senador Eduardo Suplicy para uma Mesa com o Tema "O Desenvolvimento Sustentável da Cidade" que contou ainda com a participação do Dr. Pedro Igor.

Bruno Paulino ao lado de Fabiano Piúba, Renato Pessoa, Alan Mendonça e 
Mailson Furtado em noite de Conselheiro Vivo em Quixeramobim.
Dr Pedro Igor e Senador Eduardo Suplicy

Roda de Conversa Literária...

A semana cultural em Quixeramobim contemplando a espetacular iniciativa do "Conselheiro Vivo" ainda contou de forma paralela com um momento precioso na Biblioteca da E.E.P. José Alves da Silveira com uma Roda de Conversa sobre poesia, literatura e as coisas do coração... 


 Poetas, Renato Pessoa, Bruno Paulino, Mailson Furtado e Alan Mendonça 
numa manhã de afeto e poesia 
.
O encontro precioso em um ambiente especial, reuniu turmas dos cursos técnicos profissionalizantes da Escola Dr José Alves da Silveira. A convite da coordenação da escola, professora Rosângela, os escritores e poetas cearenses da nova geração: Maílson Furtado, Renato Pessoa, Alan Mendonça e Bruno Paulino compartilharam de forma mais que especial e leve suas experiências literárias, suas formações, as influências, as paixões e acima de tudo o amor incondicional à poesia.


Bruno Paulino, Renato Pessoa, Manoel Severo, Maílson Furtado, 
Alan Mendonça e o pequeno Fernando, nomes mais que confirmados 
para o Cariri Cangaço Quixeramobim 2019.
Coordenadora Rosângela e Manoel Severo
Luana, Alan Mendonça e Ingrid Rebouças
p
"O que mais me impressionou foi sem dúvida a profunda afinidade com a literatura e com a poesia desses jovens; meninos e meninas com idade que variavam entre 15 e 18 anos; da escola José Alves, sensacional mesmo, uma garotada com uma sensibilidade incrível, isso não tem preço, além da imensa alegria de testemunhar esse verdadeiro encontro de Gigantes; meu irmão querido Bruno Paulino, dos estimados Alan e Renato e ainda do festejado Maílson Furtado; ganhador do Prêmio Jabuti 2018; e o mais importante, todos estão confirmados para o Cariri Cangaço Quixeramobim 2019, avante!" Confirma o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa.


 Roda de Conversa Literária na Escola José Alves da Silveira
 Ingrid Rebouças, Alan Mendonça, Bruno Paulino, Isabelle Oliveira e Renato Pessoa
Grupo Dirigente da Escola Profissionalizando em dia de Roda Literária

Prêmio Jabuti 2018...


A obra de poesia "à cidade" (Autor Independente), de Mailson Furtado Viana, foi escolhida como o livro do ano no 60º Prêmio Jabuti. O prêmio foi entregue pela Câmara Brasileira do Livro - CBL, esta que é a mais tradicional premiação literária do país. O autor, Mailson Furtado,  foi escolhido entre os ganhadores de todas as categorias do Jabuti 2018, em cerimônia no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. As categorias do Jabuti estão divididas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Este último contempla ações de incentivo à leitura. Prêmio Jabuti: Eixo -  Literatura tendo como Livro do ano: "à cidade" (Autor Independente), de Mailson Furtado Viana.


Conselheiro Vivo 2019
Quixeramobim, Ceará
09 de Março de 2019

E Vem aí...
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019
Antônio o Conselheiro do Brasil

Um comentário:

Eduardo Simões disse...

Por mais que achemos injusto o tratamento dado ao Conselheiro, não podemos concordar na sua heroicização, uma vez que os fatos mostram muito bem o caráter inconsciente de muitas de suas ações, sem falar que o encaminhamento da guerra de Canudos foi feito por seus auxiliares, o que talvez justifique algumas barbaridades cometidas pelos canudenses, inclusive o ato de não fazer prisioneiros, sem falar na falta de iniciativa à negociação, que poderia ter salvo muitas vidas, e que Conselheiro, mesmo não controlando tudo, não pode deixar de ser responsabilizado. Conselheiro foi uma vítima, e não se constrói uma comunidade justa e próspera com vítimas, mas com sábios. isso Conselheiro não foi...