Antonio Vicelmo e a magia do sábado a noite Por:Manoel Severo

.
Jornalista Antonio Vicelmo
O Sábado sem dúvidas me parece o dia mais esperado da semana; tudo aquilo com o que sonhamos durante a brava luta semanal acaba desaguando sobre os ombros desse simpático espaço da folhinha do calendário; nossas angustias, nossos desacertos, nossas frustações...enfim, tudo acaba perfeitmente diluido na pespectiva de que: Amanhã é sábado, depois de amanhã é sábado... e esse dia mágico, sem nada reclamar, acaba verdadeiramente sendo este bálsamo incrível na nossa existência,rsrsrs.
Mas, voltando a mais um sábado mágico. O último; o próximo passado, me surpreendi com um convite neste mesmo blog do Crato, para uma programação do CCBNB com o jornalista Antonio Vicelmo. De pronto trouxe para o meu sábado a sua parcela de responsabilidade em coroar a semana! As 18:30h já partia de Crato, junto com minha mulher Danielle Esmeraldo, para fizer fila e não chegar atrasado ao compromisso, que estava marcado para as 19 e 30h, fomos os primeiros a chegar, excesso de zelo, afinal; era um uma programação cultural e com a presença de meu amigo Vicelmo.
Primeiro chegaram os rádios; todos perfeitamente bem acompanhados, com suas histórias, lembranças e memórias,que foram aos poucos sendo acomodados sobre uns pequenos pilares no próprio palco; seriam uma platéia de luxo, aliás; eram também personagens principais. A família acompanhava o descontraído palestrante da noite, o jeito desengonçado de andar, o olhar manso daqueles que sabem que cumpriram sua missão e o sorriso sincero dos de bom coração, nos apresentavam Antonio Vicelmo.
Foram perto de hora e meia de prosa, daquelas que não se quer acabar, daquelas boas, de varanda e parapeito de fazenda, de casa de vó, de mesa de bar. O pequeno menino magricela de Brejo dos Santos e depois Porteira e para sempre Crato, se agigantou e se mostrou em sua verdadeira dimensão:"O melhor do norte e nordeste". Como foi gratificante coroar nosso sábado com essa verdadeira aula de vida, de sabedoria, de superação. As imagens que nos vinham a mente, eram acompanhadas de emoção e respeito; pela terra de origem, pela terra que o acolheu, por todos os ensinamentos dos pais, pelos caminhos percorridos, pela profissão que escolheu, e principalmente pela inesgotável paixão e amor pela família.
A Antonio Vicelmo, o grande que se tornou ainda maior, a minha gratidão e o meu abraço sincero. Obrigado por ser mais um a elevar a magia dos sábados.
Manoel Severo
.
NOTA DO CARIRI CANGAÇO: Antonio Vicelmo, jornalista nascido em Brejo Santo, criado em Porteiras e criador em Crato, é sem dúvidas um dos maiores jornalista do nordeste, um apaixonado pelas coisa de nossa terra e principalmente pelo Cangaço. Foi um dos principais entusiastas do Cariri Cangaço e seu principal divulgador; através da Rádio Educadora e do Jornal e TV Diário do Nordeste.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Manoel Severo, uma homenagem mais que justa a este ícone do jornalismo e do rádio cratense, cearense e nordestino. Vicelmo com certeza deverá se sentir tocado por suas palavras gentis e sinceras, mas me permita fazer de suas palavras, as minhas.

Saudações, Assis.

Anônimo disse...

Caro amigo Severo.
Como é gostoso ler o ser comentário. Fiquei emocionado, o "mais emocionado do Norte e Nordeste". Meus agradecimentos sinceros à você e Danielle pelo comparecimento e, sobretudo, por seu comentário que levantou a minha auto-estima. Na verdade, eu nunca aproveio a filosofia dos meus queridos conterâneos de Brejo Santo que querem ser melhor em tudo..
Muito obrigado
Conte comigo.
Um abraço em Danielle que eu conhecia , ainda criança, nas caminhadas de Marisa para a casa de Augusta e nas antológicas festas de aniversário, coma presença simpática de Eguiberto.

Antonio Vicelmo Nascimento

Anônimo disse...

Vicelmo parabéns duplo, primeiro pelo sucesso de sua palestra no BNB e segundo por esta poesia que só poderia ter saído do coração e da alma de uma pessoa como Severo.

Abraços,
Mário Hélio