Cariri Cangaço: Uma reunião familiar Por: Juliana Ischiara

. . 

Juliana Ischiara, entre Ivanildo Silveira e Antônio Amaury, por ocasião do Cariri Cangaço 2009


Todos nós sabemos que o Cariri Cangaço se propõe a promover um evento cultural de maior grandeza. Tendo como perspectiva a reunião de intelectuais, pesquisadores, estudiosos, colecionadores, escritores, professores e demais interessado no fenômeno cangaço.

Se a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo, este evento tem conseguido atingir seu objetivo, posto ser hoje um dos maiores eventos culturais do Ceará e porque não dizer do Nordeste. O Cariri Cangaço foi bem mais além, hoje como diz seu curador, mestre Severo, tornou-se uma reunião familiar. Cada encontro nos proporciona bem mais que conhecimentos, da arena de debates e questionamentos donde se desconstroem mitos e se reconstrói fatos históricos, se fortalecem laços de amizades, cria-se um sentimento de irmandade.

O sucesso deste evento deve-se não só ao antes e ao durante, mas também ao depois. Amigos que lá se encontram, passam a dividir seus conhecimentos ao longo do ano, seja nas páginas do blog Cariri Cangaço, seja nas reuniões ocorridas em diversos Estados, nas visitas de Severo aos confrades, onde o mesmo divide suas idéias de melhorar, compartilhando de forma harmoniosa e democrática o como deve ser o próximo encontro. Assim como os encontros virtuais ocorridos diariamente ou semanalmente entre os confrades, via e-mail ou Skype.

O Cariri Cangaço não se limita a debater só cangaço enquanto fenômeno social, busca explorar toda a construção sociocultural do Nordeste, dos cangaceiros aos beatos e destes aos coronéis. promovendo uma dinâmica sociocultural constante, continua.

A semana em que passamos no Cariri nos deixa mais leves, mais humanos, mais fraternos. Dividimos momentos agradabilíssimos, do café da manhã ao jantar, das conferências às visitas técnicas, do sol ora escaldante à brisa leve e amena. Rimos, discutimos, brincamos, falamos sério. Todos imbuídos no sentimento de fazer o melhor. Todos comprometidos em fazer deste evento um sucesso.

Por isso, somos gratos aos organizadores Severo e Daniele, bem como toda sua equipe. Que com destreza e humildade tem nos proporcionados tão belos e grandiosos momentos.

Historiadora Juliana Ischiara
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Manoel Severo!

Acabo de ler programação do Cariri Cangaço e estou ancioso por estar ai com vocês. Haverá algum momento para apresnetação de painéis ou comunicações? Em caso positivo, como faço para me inscrever?

Abraço amigo.

Prof. João Paulo
N. Sra. das Dores/SE

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo,

Em apenas cinco meses, já me sinto tão ou até mais ligado ao Crato do que a minhas cidades (Manhuaçu-MG e Guaçuí-ES). Estou vendo cariricangaco.blogspot.com e gostei muito de teu trabalho e de teus colaboradores. Parabéns.


Lucas Valverde Santana

Anônimo disse...

Observando os comentários constantes por todas as postagens, é fácil confirmar o que a historiadora Juliana escreveu acima.

A forma e a cordialidade que norteia o relacionamento do que o senhor Manoel passou a chamar de Família Cariri Cangaço, é uma realidade.
Parabéns a senhora Juliana pelo belo texto e parabéns aos organizadores do evento por conseguir essa proeza.

Professor Martinho Alves