Noite de Lançamento reúne no Crato autoridades, intelectuais e admiradores Por: José Cícero


Entusiastas, admiradores, artistas, intelectuais, autoridades regionais, assim como uma gama de estudiosos da temática lampiônica estiveram reunidos na noite desta terça-feira, dia 1º no Centro Cultural do Araripe (antiga estação) do Crato prestigiando o ato de lançamento do DVD do Cariri-cangaço/2009.
Numa solenidade bem organizada e de puro bom gosto, os articuladores do Cariri Cangaço 2010 tendo a frente o seu curador Manoel Severo e a secretária de Cultura cratense, Danielle Esmeraldo, anfitriões da noite - fizeram da iniciativa um verdadeiro congraçamento em torno da história do cangaço nas paragens nordestinas, em especial, no Cariri cearense. O tema do lançamento foi – 'Lampião no Ceará: Verdades e mentiras'.

Além dos prefeitos de Crato Samuel Araripe e de Aurora Adailton Macedo, representantes dos cinco municípios participantes: Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Aurora, como também de todas as entidades parceiras, tais como, URCA, ICVC, ICC, Pró Memória e SBEC prestigiaram mais um belo acontecimento proporcionado pelo Cariri Cangaço.
Agora em sua segunda edição, o evento a que tudo indica, se transformará de vez no mais importante e grandioso dos acontecimentos direcionados ao debate do fenômeno tipicamente Nordestino que foi o cangaço. Este ano, conforme os organizadores, o Cariri Cangaço será simplesmente um recorde, a começar pelo número de pesquisadores que já confirmaram presença, além dos municípios envolvidos, entidades parceiras, abrangência e magnitude dos assuntos que serão debatidos por conferencistas convidados.
Imagens de bastidores, depoimentos e outros registros imagéticos da primeira edição do Cariri Cangaço foram algumas das matérias exibidas na tela dando a exata dimensão do que foi a iniciativa do ano passado e sua repercussão junto a comunidade acadêmica, científica assim como junto a opinião pública de um modo geral.

Além do DVD principal de lançamento o 'Kit-Cangaço' incluirá ainda, um box com 16 outros DVDs, contendo na íntegra tudo o mais que ocorreu no Cariri Cangaço. O material dentre em breve estará disponível para os interessados, disse a curadoria do evento.
Todos os que usaram a tribuna destacaram a imensa importância do Cariri Cangaço, bem como da sua grandiosidade em torna da temática de Lampião, o cangaço e outros temas palpitantes, considerados fundamentais para a compreensão da história e da sociologia nordestina, sertaneja e caririense.“O Cariri Cangaço representa, por assim dizer, a vitória da memória contra o esquecimento de um dos temas mais significativos do Brasil e do Nordeste em particular”, disse o secretário de Cultura de Aurora, José Cícero.
O Cariri Cangaço abre um espaço importante para que possamos realçar a verdadeira história escrita pelos oprimidos, num contraponto com a versão oficial, escrita pelos vencedores, completou.
Já a secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, destacou a importância do evento para a região. Manoel Severo, articulador do evento, por sua vez, ressaltou que o Cariri Cangaço em pouco tempo, deixou de ser apenas de natureza regional, para se tornar um dos maiores eventos culturais do Nordeste, sobretudo pela participação dos maiores pesquisadores do Brasil e do Mundo atraindo os olhares do Brasil para esta região.
Por tudo que vem propondo e realizando, o Cariri Cangaço já é uma referência para todos os que de algum modo demostram interesse em conhecer, estudar, interpretar e reescrever a verdadeira saga do povo sertanejo, de onde não se pode eximir fenômenos como o do cangaço, a religiosidade, o coronelismo, o fanatismo messiânico, a cultura e as tradições nordestinas, dentre outras temáticas inerentes aos grotões do mundo sertanejo, disse.
O ato de lançamento contou ainda com a participação especial do grupo musical crateto, sem esquecer a belíssima exposição histórico-iconográfica do Crato antigo e de obras artesanais.

9 comentários:

Anônimo disse...

José Cícero, MARAVILHOSA REPORTAGEM. Tanto é que você me fez um grande benefício, poupando-me o trabalho de escrever, e o que eu iria escrever nem seria de tal textura e profundidade. Por isso, parabéns. Depois eu trarei apenas a reportagem fotográfica para complementar e para todo mundo ver como foi o evento.

Abraços,
Parabéns. Foi um prazer ter te conhecido pessoalmente.

Dihelson Mendonça
blogdocrat.blogspot.com

Anônimo disse...

Foi um belissimo evento mesmo, adorei!!
Severo mais uma vez parabens!!
Dani e toda equipe vcs deram um show

Alessandra Bandeira

Anônimo disse...

Manoel Severo e equipe, tem o dom e o profissionalismo de fazer as coisas para não deixar retoques.

Falou Cariri Cangaço, falou sucesso.

Elmano Rodrigues Pinheiro

Anônimo disse...

Caro Severo

Parabéns pelo lançamento do DVD de lançamento Cariri Cangaço. Na próxima, quero estar presente.

grande abraço e um bom feriado.

Carlos Rafael Dias

Anônimo disse...

Amigo Severo,

Sinceras desculpas por não poder comparecer o evento. No dia 01 de junho a noite foi a abertura da Semana do Meio Ambiente.

Abraços!

Totonho
Secretário de Comunicação e Turismo
Missão Velha

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo

Infelizmente foi impossível marcar presença no magnifico evento do Lançamento do DVD, por motivo de saúde .

Atenciosamente
Vilma Maciel
Escritora

Anônimo disse...

Severo e Danielle,

Vocês não tem idéia do meu desgosto em não ter podido participar do evento, sei que Danielle, carinhosamente, citou meu blog como um dos divulgadores do evento, isso me envaidece e me dá respaldo, nem sei se merecido, pois o Cariri Cangaço é um movimento extraordinário que em pouco tempo ja tomou proporções gigantescas, fazer parte da torcida inicial também me torna grande.

Não fui por "3" pequenos detalhes, estavam febris, entende né?
Procurei saber por Kaíka tudo que aconteceu, o público, os palestrantes, etc.
Tô na torcida meu amigo, quando não com a minha presença, sempre com a minha vibração!

Janinha
culturanocariri.blogspot.com

Anônimo disse...

Meus caros,

Me senti uma privilegiada de poder estar lá, mas na correria esqueci de perguntar o principal como fazer para obter o DVD, vai estar a venda onde?

So tenho a agradecer seu carinho e de Dani para comigo, podem ter certeza de uma coisa vocês podem contar comigo sempre que precisar.

Parabéns pela sua iniciativa , pelo evento, foi tudo perfeito!

Amei mesmo , muito obrigado por compartilhar comigo esse momento!

Um grande abraço!

Alê

Anônimo disse...

Caro Severo,

Ficamos todos contentes com a exibição do DVD documentário Cariri Cangaço 2009.Compreendi como um grande evento, para a memória dos caririenses, que em 2010, trará muitas novidades à temática lampiônica.
Grato,

Ronaldo - SECULT
Aurora, 03 de junho de 2010.