Sílvio Bulhoes revela, por Aderbal Nogueira

.
Amigos do Cariri Cangaço,

Segue trecho da entrevista feita com o amigo Sílvio Bulhões, Filho de Dadá e Corisco, entrevista essa que dentre as várias revelações, nos fala sobre o massacre da Fazenda Patos; narrando os fatos de acordo com o que Dadá contou para ele. Acredito eu que ele contou a verdade que ouviu de sua mãe; já se o que ela contou é verdade, cabe aos pesquisadores tirarem suas conclusões. Neste mesmo vídeo temos a participação especial do Caipira de Poço Redondo, nosso amigo Alcino Alves Costa.

 



"Corisco! se vocês quiserem matar os meninos matem, mas primeiro eu parto você em dois com esse meu parabelum , depois façam o quiser de mim e dos meninos"...


Corisco e Dadá, pais de Sílvio Bulhões

O amigo Sílvio é de uma gentileza sem tamanho, extremamente educado e amável, não procura esconder nada, é bastante realista e sabe perfeitamente qual foi a realidade das coisas, não procura tapar o sol com uma peneira. E apesar da realidade cruel e cruenta em que seus pais viveram é de uma devoção sem tamanho à memória deles, o que eu respeito e admiro, porém, como já disse, ele sabe perfeitamente a realidade nua e crua do que aconteceu. 

Aderbal Nogueira
Laser Vídeo
.

14 comentários:

Demetrius Calvin disse...

Vídeo realmente revelador, é importante notar a ambiguidade que envolvia a vida dessas feras do sertão. Corisco apesar de ser talvez o mais selvagem e crueis de todos os cangaceiros, sabia "ceder" diante das "circunstancias" do coração. É interessante notar esses aspectos da vida cangaceira, porque também houveram momentos como esses envolvendo Lampião e Maria Bonita. Ao Aderbal Nogueira parabens pela perícia da matéria e pela possibilidade de termos contato com o senhor Sílvio, filho do Diabo Louro e Dadá.

Saudações

Demetrius

Karla Renata disse...

O que podemos fazer para adquirir esses documentários sobre o Cangaço, temos acompanhado muitos pequenos trechos, existe algum documento completo? No you tube temos tambem apenas pequenos trechos. Parabens ao Cariri Cangaço pelo grande trabalho que realiza.

Renata

HELIO disse...

BRILHANTE DEPOIMENTO DO SENHOR SILVIO BULHOES COM SERTEZA MUITO LUCIDO, MUITO BOM VER TAMBEM O QUERIDO ALCINO, SO ASSIM PUDE CONHECER A FAZENDA PATOS PELAS LENTES DO ADERBAL NOGUEIRA. PARABENS AO CARIRI CANGAÇO. PROF. HELIO.

Anônimo disse...

Aderbal mais uma vez o Cariri Cangaço marca importantes pontos na pesquisa do Cangaço.

Parabens.

Ribamar Dantas
"Joinha"

Helio disse...

Caros amigos do universo do cangaço. É notório perceber o grande impulso que o tema cangaço tem recebido nesses últimos anos, e aqui desejo ressaltar a figura da SBEC, do Cariri Cangaço e do Lampiao Aceso, veículos que têm dignificado o tema nacionalmente. O trabalho dos senhores é sensacional.

Meu querido Severo, receba os meus sinceros parabens, não sei onde o companheiro encontra tanta energia, pois sei de todas as suas responsabilidades pessoais, familiares e principalmente profissionais, aqui o meu reconhecimento, e parabens mais uma vez ao grande Documentarista Aderbal Nogueira.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista. seria muito bom se pudessemos ter um apanhado com esses momentos todos, como a senhorita Carla falou logo acima, sr. severo, temos como conseguir esses documentários?

Prezo a resposta.

Saudações nordestinas.

Cláudio Lupeel

Yuri Luna disse...

A saga de Corisco e Dadá é certamente um mote seguro para um grande documentário nos trazendo a verdade dos fatos. O cinema já se encarregou de imortalizar com Deus e o Diabo na Terra do Sol e Corisco e Dadá. Agora poderiamos ter um grande documentário.

Parabens a todos

YURI

Anônimo disse...

O AMIGO ADERBAL é o competente Benjamin Abrahão da era moderna (rsrsrsrs).

Ele nos brinda com mais esse elucidante vídeo, em que o Dr. SILVIO BULHÕES (filho de Corisco e Dadá )narra em detalhes, a "vingança" do pai, em face da morte de Lampião, Maria Bonita e mais 09 cangaceiros.

O que seria de nós estudiosos/admiradores da saga da cultura do nordeste, e, especialmente, do cangaço, se não existissem as " lentes das famosas câmeras " de Aderbal, que desnudam os fatos e os personagens da saga cangaceira.

Parabéns amigo! Excelente Matéria !

Saudações cangaceiras a todos.

Abraço especial no SEVERO.

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Anônimo disse...

Doutor Sílvio Bulhões além de ser esse ser humano inigualável, é um grande carater. parabens ao pessoal do vídeo pelo brilhante trabalho e por mostrar a verdadeira face da história.

Sem mais,

Dr. Flamarion Cunha
Maceió

ENGENHEIRO GMARLON disse...

As grandes vítimas do traidor Joca Bernardo não foram Pedro de Candida ou mesmo Lampião, que já viviam chafurdados no meio do crime, mas a família Ventura. Ato cruel , mais um, de um dos piores e mais selvagens cangaceiros que já existiram. Criminoso nato e desumano;

MARLON
Araripina PE

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Ivanildo, é sempre uma honra reencontr=a-lo, mesmo nas páginas de nosso blog, rsrsrsrs, grande abraço.

Caro professor Hélio, muito obrigado pelas palavras, mas... são na verdade fruto de sua generosidade.

Amigos Karla e Yuri, o presente vídeo é parte integrante do acervo de Aderbal Nogueira, vamos ver se ele agora, com a provocação de tantos leitores, se anime e arranje tempo para produzir mais um de seus maravilhosos documentários, mas , mesmo assim, posso adiantar a vcs o telefone da Laser Video, pois Aderbal possui trabalhos maravilhosos já finalizados, inclusive os Vídeos do Cariri Cangaço.

LASER VIDEO: (085) 3224.7090

Abraço fraterno aos amigos,

Manoel Severo

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigos, obrigado por tão boas palavras. Gostaria de ressaltar que por trás desse trabalho realizado ao longo do tempo tem a participação inestimável de vários amigos, dentre os quais o do nosso primaz Paulo Gastão, que me acompanhou em muitas viagens, como também outros nobres, como Ângelo Osmiro, Valdir Júnior, Kydelmir Dantas, Lemoel Rodrigues, Jairo Oliveira, João de Souza, ect,etc,etc. Eu simplesmente apertei o botão da câmera. Com certeza espero uma hora dessas arranjar tempo e meios para conseguir editar mais vídeos, e entre eles está um 'curta' sobre o batizado de Sílvio Bulhões, uma das histórias mais belas e tristes que já ouvi, usando como fundo o depoimento do próprio Sílvio, que sem dúvida é de doer no fundo do coração. Um abraço a todos e mais uma vez, obrigado.

"Nem uma fera é tão fera que não conheça alguma piedade."(Shakespeare)

Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Valeu pessoal, muito bom o trabalho de vcs. Os amantes do cangaço agradecem.

Ricardo Lemos

José Mendes Pereira disse...

Em minha opinião a entrevista do filho de Corisco e de Dadá, o Sílvio Bulhões, a sua história é muito bem contada. Não acredito que ele tenha fugido do assunto, segundo informações da sua mãe. É um homem seguro no que diz, não se atrapalha, não fica nervoso e nem tão pouco se avexa para falar. Se há fantasia em suas palavras, mas eu o observando quando fala, não tenho dúvida, em nenhum momento ele mentiu, e nem tão pouco defendeu o pai. Toda culpa de ter acontecido isso, ele joga para cima de Joca Bernardes, que segundo Bulhões, o coiteiro andava encimado, achando que Domingos Ventura andava paparicando muito o Corisco.
Parabéns ao escritor Aderbal Nogueira, pelo o seu excelente vídeo. E as explicações do caipira de Poço Redondo, o escritor Alcindo Alves Costa.

Desejo aos escritores: “UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO”

José Mendes Pereira – Mossoró – RN.