Maria Bonita em Nós Por:Celso Anunciação

.
Padre Celso Anunciação e Manoel Severo

Lançamos com esta exposição algumas perguntas nascidas quando respiramos o ar que arde no interior do Sertão, quando partilhamos a vida com essa gente que desafia o sol. Disseminar perguntas só é possível quando as razões não muitas e capazes de nos levar para além das fronteiras, na liberdade de um cavalo que corre em campo aberto.

Não julgamos, não defendemos, não condenamos aqui a vida de Maria Bonita, apenas lançamos perguntas. Cabe a cada visitante montar em seu cavalo, percorrer as veredas e os caminhos do Sertão, onde Maria Bonita e Lampião bordaram estrelas de couro, de sangue, de linhas que como as da vida chegam ao absurdo. O Cangaço é um momento estranho na história do Brasil, mas a sina do estranho é transbordar em enxurradas de perguntas.


Humildemente agradecemos ao Estudioso Frederico Pernambucano de Mello que, com a sabedoria de quem lê as almas da história, trouxe à tona a beleza intrigante da Estética do Cangaço em sua obra Estrelas de Couro, através da qual essa exposição bebe nas fontes e se alimenta de sensibilidade. Deixe-se levar pelas perguntas, de quem 'foi morar na confusão central do redemoinho e fez do risco de morrer seu alimento na vida'; porque assim, no limite do absurdo, a alma se expande, desafia o poder, parte em aventuras, cria arte para o encanto, supera os espinhos e se não encontrar suas inusitadas respostas, fatalmente se precipita em campo aberto.


Celso Anunciação
100 Anos do Nascimento de Maria Bonita

NOTA CARIRI CANGAÇO: Tivemos a grata satisfação de conhecer esse grande sacerdote da cultura, padre Celso Anunciação, o idealizador da iniciativa da Exposição Maria Bonita em Nós. Querido padre Celso, fica aqui o nosso abraço, com a certeza do sucesso continuado da Exposição.
.

Um comentário:

Gilmar teixeira disse...

Caros amigos estudiosos do tema, esse evento anunciado e elaborado pelo Padre Celso será um dos mais atraentes e elaborados acerca da temática cangaço,por isso é necessário a presença de todo voces que gosta e admira o tema,a vinda a Paulo Afonso tenham certeza será da mais alta significância na história dos estudos a respeito do cangaço e da história nordestina,por isso a presença de voces é de suma importância para se fechar com chave de ouro este evento tão bem organizado.
Abraços do amigo Gilmar Teixeira