Epitácio e Jesuino, festa nos Limões... Por:Juliana Ischiara

.
Manoel Severo e Dr. Epitácio de Andrade


Aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de Julho, nas cidades de Currais Novos, Acari, Caicó, Catolé do Rocha, Messias Targino e Patu, o Seminário sobre Jesuino Brilhante e o lançamento do livro A Saga dos Limões: Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuino Brilhante de autoria de Epitácio de Andrade Filho.

Evidente que, para nós, o ponto alto desse Seminário foi a visita técnica à famosa Casa de Pedra onde viveu Jesuino Brilhante durante sua vida no cangaço. Além disso, outro fator muito importante foi a ampliação das discussões e abertura ao estudo do cangaço nessa região.

Juliana e Júlio Ischiara nas terras pisadas por Jesuíno

Outra característica desse evento, foi seu caráter intermunicipal, nos moldes do Cariri Cangaço, onde foram realizados debates em diversas cidades da região com a participação dos gestores das secretarias de Cultura, mostrando o interesse desses municípios em incrementar as discussões sobre o tema "Cangaço".

Gostaria de parabenizar o querido amigo Epitácio de Andrade pela iniciativa e pelo lançamento de seu livro que, inclusive, terá o lançamento, no Ceará, durante o Cariri Cangaço em Setembro de 2011.

Saudações cangaceiras

Juliana e Julio Ischiara
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até então, o meu contato com o tema cangaço, era somente através de livros, folhetos de cordel e eletrônicos(artigos, blog's, etc).
Fui a Currais Novos para conhecer um pouco mais de Jesuíno Brilhante e o livro de Epitácio Nunes. Lá reencontrei com Kydelmir Dantas e conheci pessoalmente a Juliana e o Júlio, estudiosos cearenses do tema. Infelizmente não pude participar da etapa das outras cidades potiguares.
Vida longa ao estudo do cangaço.
Um abraço
Carlos, de Natal-RN

José Mendes Pereira disse...

Tomara, Juliana, que você participe também do blog do mendes e...
Aguardo.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN