Um pouco mais da noite Cariri Cangaço na Saraiva

.
Tive a ótima oportunidade de participar da última reunião do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - GECC. Sou graduando em história pela Universidade Federal do Ceará e há pouco tempo comecei a pesquisar sobre a temática do cangaço. Sempre foi um tema que admirei e que causava bastante curiosidade. Através das leituras que tive acesso pude perceber o fenômeno do cangaceirismo além do "romantismo"  que é tão utilizado e amplamente divulgado na mídia em torno da imagem do cangaceiro.

Vagner Ramos, acadêmico de História da UFC

Primeiras impressões, e muito boas por sinal. O GECC abordou muito bem todas essas problemáticas que envolvem o cangaço. A discussão proposta foi a do papel das volantes, com base principalmente na entrevista de José Rufino, um dos maiores matadores de cangaceiros. O que mais me impressionou foi a variedade de abordagens que se seguiram no decorrer do debate. o que mostra o quanto o estudo sobre o cangaço é dinâmico e atual. Educação, litígios jurídicos, violência na atualidade e conceito de autoridade foram alguns dos assuntos tratados. A essa pluralidade se deve em grande parte aos debatedores que estavam presentes, estudiosos e pesquisadores que atuam em diversas áreas, e que encontram no cangaço um elemento que propicia discussões e momentos muito satisfatórios para aqueles que compartilham desse mesmo prazer de se estudar o movimento cangaceiro.

Por fim, gostaria de parabenizar os idealizadores e todos os participantes que estiveram na reunião e agradecer a hospitalidade que me foi concedida. Espero participar dos próximos encontros e contribuir para esse campo temático tão fundamental para a compreensão do nosso imenso Nordeste.
Vagner Ramos
.

2 comentários:

pedro luís disse...

Prezado Vagner,
o olhar apurado do historiador acadêmico será de imensa valia em nossos debates, seja bem vido ao grupo!!!

Anônimo disse...

Voce sempre será benvindo - traga seus amigos para esse circulo de estudos - abraço - saude - Alfredo Bonessi - GECC - SBEC