João Dantas e Campina Grande Celebram o Cangaço


A bela Campina Grande recebeu neste ultimo final de semana; entre os dias 22 a 24 de novembro de 2019; o Cangaço Campina, reunindo destacados pesquisadores e familiares de alguns dos principais personagens da saga cangaceira destes lados do Brasil. O evento sob o comando do amigo João Dantas é uma promoção da Vila Sítio São João em parceria com o Portal Celino Neto. 
Com uma programação dinâmica de palestras e debates, reuniu também personalidades do universo do cangaço como; a jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião, Paulo Brito, filho do Coronel João Bezerra; além de Eliza Dantas, filha do cangaceiro Candeeiro. A Vila Sítio São João cujo cenário remontou uma das típicas vilas do interior nordestino da época do cangaço reservou ainda apresentações artísticas e culturais, exibição de documentários e lançamento de livros.
Onde tem Cangaço, tem Cariri Cangaço...

Promotor do evento, João Dantas ao lado de Célia Maria e 
dos Conselheiros Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira e Kydelmir Dantas

Durante todo o evento a força da temática cangaço se manisfestou a partir do talento das artes e culturas do sertão. Da noite de abertura até o domingo do encerramento, o sertão paraibano mostrou mais uma vez para o Brasil a força de uma nação chamada Sertão.
Onde tem cangaço, tem Cariri Cangaço! A programação constou de palestras e mesas de debates com a participação de pesquisadores e escritores de todo o nordeste, com destaque para os Conselheiros Cariri Cangaço: Conselheiro Ivanildo Silveira e a palestra "Angico - Morte de Lampião-Uma abordagem Crítica" ; Conselheiro João de Sousa Lima com a palestra "As mulheres e o Cangaço" e Conselheiro Wescley Rodrigues com a palestra "A construção da imagem pública de Lampião na imprensa entre 1922 a 1940".
Ane Ranzon, Conselheiro Ivanildo Silveira, João Dantas, 
Conselheiro João de Sousa Lima e Paulo Britto.
Jair Tavares e Bismarck Oliveira

Além dos Conselheiros Cariri Cangaço, conferencistas; Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima e Wescley Rodrigues; o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço ainda esteve representado pelos Conselheiros Luiz Ruben Bonfim, Kydelmir Dantas, Narciso Dias, Professor Pereira e Quirino Silva; além dos conferencistas Aderbal Nogueira e Bismarck Maia, com as palestras: "Angico 80 Anos Depois" e "O Cangaço na Paraíba".
 Célia Maria, Conselheiro Narciso Dias, Conselheiro Ivanildo Silveira, 
Conselheiro Quirino Silva e Jair Tavares.

Severo homenageado no Cangaço Campina...

Domingo tivemos o encerramento do Cangaço Campina e mais uma vez a comunidade que estuda e pesquisa a temática teve a oportunidade de celebrar os avanços na direção de perpetuar essa história com zelo e responsabilidade. Na solenidade de encerramento, o Cangaço Campina através de seu promotor, homenageou a várias personalidades do universo da pesquisa do cangaço, dentre eles foi homenageado o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, representado na ocasião pelo documentarista Aderbal Nogueira. 
 Aderbal Nogueira recebe das mãos de João Dantas, 
homenagem do Cangaço Campina a Manoel Severo
João Dantas e as palavras de Aderbal Nogueira, representando Manoel Severo.

"A ausência de Manoel Severo foi sentida, mas seu nome foi bastante lembrado. Aderbal Nogueira foi o portador desta singela homenagem.Manoel Severo é uma personalidade imprescindível em qualquer fórum onde esteja presente a cultura nordestina.Um abraço de todos que fizeram o Cangaço Campina" João Dantas, sobre a homenagem a Manoel Severo Barbosa no Cangaço Campina."
João Dantas

"O Seminário "Cangaço Campina Grande 2019 - História e Cultura Nordestina" foi um magno evento promovido por UEPB capitaneada pelo Professor João Dantas: Um encontro surreal com os deuses e deusas da genuína cultura nordestina" ressalta o pesquisador cearense, radicado em João Pessoa, Jair Tavares. 
 Bismarck Oliveira e Conselheiro Luiz Ruben Bonfim
Célia Maria, Rúbia Lóssio e Quirino Silva
Anfitrião João Dantas e o grande Cangaço Campina

Cangaço Campina 2019
Campina Grande , Paraíba
22 a 25 de Novembro de 2019

Nenhum comentário: