Nazaré e a Festa de 40 Anos de partida de Manoel Neto


Nazaré do Pico, que um dia foi Carqueja e em outros tempos apenas Nazaré, a vila que se concretizou a partir da antiga fazenda Algodões, resultado de um sonho do filho do professor Domingos Soriano Ferraz, que via nascer neste lugar uma vila. Dali até a realização do sonho foi rápido. Ao sonho se uniram muitos e em agosto de 1917 foi inaugurada a primeira feira de Nazaré. Neste solo sagrado de Nazaré, o Brasil veio a conhecer um povo Bravo, Destemido, Defensor da Honra e da verdadeira Alma Nordestina.

No último sábado, 16 de novembro de 2019 a família Nazarena se reuniu mais uma vez para celebrar um de seus mais ilustres filhos: Coronel Manoel de Sousa Neto, o “Valente Mané Neto”; que nasceu no dia 01 de novembro de 1901, na fazenda Ema no mesmo município de Floresta. Desde cedo Manoel Neto demonstrou ser destemido, valente e de uma coragem que beirava a loucura, foi um dos nazarenos que mais destacou no combate ao banditismo, notadamente ao cangaço, tendo sua entrada nas forças volantes em janeiro de 1925,  a partir dali o nordeste conheceu um dos mais ferrenhos combatentes ao bando de Lampião, sendo alcunhado pelo chefe dos cangaceiros de "Cachorro Azedo".

 Missa em homenagem aos 40 anos de falecimento do bravo Manoel Neto

A programação; sob a responsabilidade dos pesquisadores Rubelvan Lira e Sulamita Buriti; constou inicialmente de missa na igreja de Nossa Senhora da Saúde, no centro da vila de Nazaré, celebrando 40 anos de falecimento do militar nazareno. Um dos pontos altos da celebração foi a homenagem prestada pelo toque da corneta da Policia Militar.

De forma mais que oportuna; neste mesmo sábado, dia 16; aconteceu uma outra programação também importantíssima em Nazaré: O lançamento oficial da Pedra Fundamental e da Ordem de Serviço do Museu dos Combatentes do banditismo lampiônico - em Nazaré do Pico - Floresta do Navio- Pernambuco, com a presença do Secretario de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, além de autoridades municipais e familiares nazarenas.

 Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes
Vereadora Bia Numeriano
Vereador Pedro Henrique

Seguindo com a programação comandada por Rubelvan Lira e Sulamita Buriti, após o almoço festivo também oferecido pela comunidade nazarena, houve Mesa de Debates sobre "A Vida e o Legado de Manoel Neto" tendo como Conferencista uma das mais novas revelações entre os pesquisadores da temática: Luiz Ferraz Filho; além dos debatedores; Aderbal Nogueira, Ulisses Flor, Marcos Antônio de Sá, Manoel Serafim, Dr Tadeu e Rubelvan Lira. Ainda dentro da programação festiva em Nazaré do Pico, o Cariri Cangaço se uniu às homenagens prestadas ao bravo nazareno com a entrega oficial de comenda "Personagem Histórico do Sertão".

Conselheiros Cariri Cangaço, Junior Almeida e Manoel Serafim passam às mãos de Rubelvan Lira e Sulamita Buriti a Comenda em homenagem a Manoel Neto
"A Vida e o Legado de Manoel Neto" tendo como Conferencista uma das mais novas revelações entre os pesquisadores da temática: 
Luiz Ferraz Filho
 Conselheiro Cariri Cangaço, Manoel Serafim, de Floresta
 Promotor do evento, pesquisador Rubelvan Lira
 Manoel Serafim e Wasterland Ferreira
Sulamita Buriti, Verluce Ferraz, Ulisses Flor e demais convidados.

O Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, revela: "para nós que fazemos o Cariri Cangaço e que possuímos uma enorme ligação com a querida Nazaré do Pico e suas famílias, é uma honra poder participar de todas essas homenagens; preparadas pelo querido Rubelvan Lira e a Sulamita; e representados oficialmente por nossos Conselheiros Manoel Serafim e Junior Almeida, além de nossa embaixadora Mabel Nogueira, o Cariri Cangaço tem a satisfação de conceder ao bravo Mané Neto a Comenda de "Personagem Histórico do Sertão".

Confraria reunida para celebrar Manoel de Sousa Neto.

Para a vereadora Bia Numeriano:"Nazaré do Pico é lugar onde a história pulsa. História de coragem, valentia e resistência. Foi deste lugar que saiu a força volante que Lampião mais temia. Uma figura importante foi responsável por esse temor: Manoel de Souza Neto. Coronel da Polícia Militar de Pernambuco, combatente feroz, fez parte das forças volantes nazarenas e é considerado um dos maiores perseguidores de Lampião. Hoje, celebrou-se missa pelos 40 anos de sua partida. Além disso, foi dada ordem de serviço para a construção do Museu das Forças Volantes de Nazaré, um marco para esta história que tanto nos orgulha."

Acompanhe na íntegra a Conferência
 de Luiz Ferraz Filho, imagens a partir do You Tube, 
canal do Mestre Aderbal Nogueira




Imagens fonte: You Tube - Canal Aderbal Nogueira

Celebração dos 40 Anos de Morte de Manoel Neto
Nazaré do Pico, 16 de novembro de 2019.
Floresta-PE

Nenhum comentário: