Mestre Gonzaguiano Wilson Seraine, o Mais Novo Cidadão Fortalezense

Manoel Severo e Wilson Seraine; novo cidadão de Fortaleza
o
A capital cearense Fortaleza recebe seu mais novo cidadão honorário, o Mestre Gonzaguiano, Wilson Seraine da Silva Filho. A solenidade de entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao ilustre pesquisador gonzaguiano aconteceu na noite do último sábado, dia 23 de novembro de 2019 dentro da festa de entrega do Troféu Centenário 2019.

Wilson Seraine e Pedro Sampaio
o
Wilson Seraine; professor de física, radialista, empresário e colecionador; radicado em Teresina, Piauí, é sem dúvidas um dos mais destacados e respeitados pesquisadores da vida e obra de Luiz Gonzaga, paixão à qual se dedica há vinte anos, tendo montado em sua residencia uma coleção invejável de objetos ligados ao Rei do Baião - é o Espaço Cultural Luiz Gonzaga. Seraine também mantém o festejado programa de rádio "A Hora do Rei do Baião" na FM Cultura de Teresina e realiza anualmente a Procissão da Sanfona, sempre no dia 2 de agosto, data que se celebra a morte de Luiz Gonzaga. Wilson Seraine é o Presidente da I Colônia Gonzaguena do Brasil, é membro do Cariri Cangaço e acadêmico da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço.
o
o
Wilson Seraine recebe o Título de Cidadão de Fortaleza, 
proposição do vereador Raimundo Filho
o

"Eu sempre tive um carinho enorme por Fortaleza. Agora, que sou cidadão fortalezense, nem se fala. Talvez, vocês nem imaginem a alegria que estou sentindo. Quero compartilhar esse título, que acabo de receber, com cada um que acredita, colabora e incentiva nossa missão de valorizar a cultura nordestina. Jamais vou esquecer a emoção de ter visto a apresentação de Luiz Gonzaga, durante a missa do Vaqueiro, no ano de 1987. Foi a dedicação do Rei do Baião ao Nordeste que inspirou nossa trajetória. Hoje, passado o tempo, vejo que tudo valeu muito a pena. Espero, de coração, que ele esteja orgulhoso do caminho que estamos construindo. O que também fortalece essa caminhada é encontrar pessoas e descobrir lugares que compartilham essa missão com a gente. Nesse momento, só consigo dizer que vou continuar retribuindo toda essa confiança com muito mais trabalho e compromisso com a nossa cultura. Tudo se resume em uma palavra: gratidão" revela um emocionado Seraine.
o
Família Seraine e a emoção do Título de Cidadão de Fortaleza
o
E continua o agradecimento de Seraine: "É com honra e carinho que recebi o título de cidadão fortalezense. Sinto orgulho de ser reconhecido como parte desse grupo de pessoas que já prestaram relevantes serviços para Fortaleza. A proposta foi apresentada pelo vereador Raimundo Filho. Ele reconheceu nosso trabalho nas áreas da Educação e da Cultura e nos informou que a nossa obra “A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências” tem sido utilizada como texto auxiliar no processo educacional oferecido na região. Fiquei contente! O perfil biográfico que escrevemos sobre o jornalista e historiador Miguel Ângelo de Azevedo também foi destacado pelo vereador. Dizem que contar a história de Nirez é contar a história de Fortaleza. Então, posso, orgulhosamente, afirmar que por meio do livro “Nirez, o homem de cera”, colaboramos com a bibliografia sobre a história da cidade."

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "Seraine é uma dessas personalidades que dispensam apresentações, um homem de um trabalho brilhante, um defensor intransigente da arte e cultura sertaneja, um gonzaguiano de primeira linha, tê-lo ao nosso lado no Cariri Cangaço e na ABLAC já era uma grande honra e agora oficialmente como conterrâneo, é motivo de enorme alegria.

Título de Cidadão de Fortaleza a Wilson Seraine
23 de Novembro de 2019
Fortaleza, Ceará - Troféu Centenário 2019.  

Nenhum comentário: