Cariri Cangaço Piranhas 2022 – Um Evento Histórico Por:João Damata Costa

João Damata Costa e Manoel Severo no Cariri Cangaço Piranhas 2022

O Cariri Cangaço de Piranhas foi um acontecimento histórico e uma das mais importantes edições do evento com curadoria do amigo Manoel Severo.  Evento muito bem organizado na Cidade Lapinha cenário por excelência da saga de Lampião e Bando. Depois de viajar 800 km, partindo de Natal, chegamos exaustos a Piranhas. Infelizmente não havia mais hotel no centro da cidade e ficamos no Hostel A Caminho do Sertão. Foi com alegria que encontramos o amigo Camilo Lemos de Natal que está morando em Piranhas e também estuda o cangaço.

O Cariri Cangaço de Piranhas me proporcionou encontrar vários amigos estudiosos que havia encontrado na Reunião do SBEC, em Mossoró: Manoel Severo, Kydelmir Dantas e Ângelo Osmiro. Em Mossoró presencio a conversa do amigo de viagem Abimael Silva com Ângelo Osmiro Barreto, sobre a edição de um texto já publicado, numa edição em separata. “LAMPIÃO E BENJAMIN ABRAHÃO - "Uma das mais Importantes Reportagens fotográficas dos Últimos Tempos".  Esse mesmo livro foi lançado em tempo recorde em Piranhas 2022, de autoria de Ângelo Osmiro.  

Flávio e Damata Costa

Jurivaldo, Damata Costa, Quirino e Célia Maria

Neste mesmo XVIII Fórum do Cangaço na UERN, promoção da SBEC, houve um debate sobre o filme O Baile Perfumado, e nos debates chamei a atenção para a importância do fotógrafo Ademar Albuquerque, proprietário da Aba Film de Fortaleza. Sem a sua participação não teria as fotos históricas de Benjamim Abraão. 

Voltando ao Cariri Cangaço Piranhas 2022, o Momento mais emocionante foi sem dúvidas as homenagens dos estudiosos do Cangaço ao amigo Antônio Amaury ; Amaury foi um grande estudioso do cangaço, escreveu muito e entrevistou inúmeros personagens da saga cangaceira. O grande pesquisador e escritor pediu para que suas cinzas fossem depositadas no Velho Chico, rio que tanto amou e navegou em suas pesquisas. Com seu filho Carlos Araújo presente  e a benção do Padre Agostinho; capelão do Cariri Cangaço; as  cinzas foram despejadas ao som da música "El condor Pasa". O Condor, é um pássaro que voa em outras alturas; na Cordilheira Andina ele reina. Como um Avatar do Sol, assim como o amigo Amaury navegou na rota do cinzento sangrento e beato.

Damata Costa, Manoel Severo e Flávio
Camilo Lemos, Abimael Silva, Damata Costa e Flavio no Cariri Cangaço Piranhas 2022

Tivemos outro momento marcante com o lançamento dos "Caminhos da Resistência - Pelas Ruas de Piranhas" que mostrou a todos os presentes os detalhes do episodio quando Gato e seu grupo atacam Piranhas. Antes de atacar Piranhas, luta renhida de cangaceiros com soldados, na zona rural na fazenda Picos.  Num dos grupos arranchados na caatinga está Gato.  O Volante João Bezerra da Silva ataca os cangaceiros que estão nas fazendas Picos e Hibié das Esmeraldas.  A mulher de Gato está grávida. 

A volante do Sargento Bezerra encontra um coiteiro e obriga a dizer onde estão os cangaceiros. Depois de um interrogatório com pescoções, pranchadas com lâmina de facão, a mulher do coiteiro indica a cafua onde se encontra Gato (Santílio Barros) e sua mulher. Chegam os soldados, Inacinha mulher de Gato, é atingida por uma bala na nádega direita.  Gato tenta socorrer a mulher ferida.  A mulher pede para ele a deixar, senão vai morrer. Chega um rapaz a cavalo dizendo que os cangaceiros estão na fazenda Cachoeirinha a caminho de Piranhas. 

Kydelmir Dantas e Damata Costa
João Costa, Flávio, Paulo Britto e Damata Costa

Na zona Rural, muitas mortes, o bando está furioso.  Eles matam toda família Ferreira e já haviam assassinado os pais de família Antônio Nelinho e Antônio Tirana . Gato chefia um bando que invade Piranhas às 11h30  a cidade está desguarnecida.  Logo na chegada é morto um sobrinho do prefeito João Correia de Brito (Joãozinho) e o senhor João Abílio, em frente à porta do Quartel da Polícia Militar. Os moradores reagiram. Participaram da defesa Francisco Rodrigues Pereira ( Chiquinho)*, João Marcelino, Moisés Silveira, Artur Palmeira, Cícero Pedrosa, Dona Cyra Britto e  Cipriano Padilha. A cidade fez de suas casas, fortalezas. No dia seguinte o cômputo total de onze mortes. Uma criança estava no ventre da mãe.  

Ainda sobre os momentos importantes dos Caminhos da Resistencia; no Cariri- Cangaço de Piranhas, em 2022, tivemos a fala emocionada de Paulo Britto, filho do tenente João Bezerra, que comandou o ataque de três tropas ao grupo de Lampião na grota do Angico. Fala que aconteceu nas escadarias do atual paço municipal. Na oportunidade foi comunicado a decisão da prefeitura local em restaurar as escadarias do hoje Palácio D. Pedro II, conforme a original. Pedro II visitou essa região.

Sobrado de Chiquinho Rodrigues

Seguindo os caminhos chegamos a seu Chiquinho Rodrigues e à casa do Rosário Aprisionado de Nossa Senhora; daquelas janelas, que serviram como mirante, Chiquinho Rodrigues teria baleado, entre outros, o célebre cangaceiro baiano Gato ( Santílio Barros), que ficou gravemente ferido. Na zona Rural, Gato e seu pequeno bando eliminou num só dia, 14 pessoas. Chiquinho era filho de Ana Nanoca e conseguiu fazer uma pequena fortuna no comércio. Francisco Rodrigues (Chiquinho) era chamado de coronel. Um homem de sorte ganhou na loteria quatro contos de réis. Comprou uma propriedade em 1933 e foi bem sucedido no comércio de vendas a varejo. Casou com uma jovem de Piaçabuçu, Helenira Guedes, e tiveram seis filhos.

Dona Terezinha Rodrigues, filha de Chiquinho, tinha 18 dias de nascida e estava escondida com a mãe nos fundos desse sobrado. Ela foi a primeira médica formada em Piranhas. No momento subi essas escadas históricas, onde ainda tem alguns móveis da época. Como um santuário. A casa tem muita umidade e está em reforma. Em síntese o Cariri Cangaço foi espetacular !!!  

Prof. Dr João da Mata Costa–Estudioso e pesquisador do Cangaço,Natal RN Agosto de 2022

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Encontrar com o professor Damatta é sempre especial. (Kydelmir Dantas)

Odilon Nogueira disse...

Fantástico!

Sérgio França disse...

Excelente relato do Cariri Cangaço Piranhas!