O Brasil de Alma Nordestina se Encontrou em Piranhas! Por: Júnior Almeida

Junior Almeida, Darlan, Manoel Severo, Kiko Monteiro e Odilon Nogueira, no Cariri Cangaço Piranhas 2022

No último dia 28 de julho, data em que completou 84 anos da morte de Lampião, Maria Bonita, mais nove cangaceiros, além do soldado volante Adrião Pedro, na Grota do Angico, em Sergipe, deu-se início ao consagrado evento Cariri Cangaço, na cidade de Piranhas, no lado alagoano do Velho Chico. 

Com pessoas de pelo menos 19 Estados do Brasil participando do Cariri Cangaço Piranhas 2022, evento que reuniu na Lapinha do Sertão, e sempre reúne em todas as suas edições os mais destacados pesquisadores de temáticas nordestinas como cangaço, messianismo, culinária, misticismo, religiosidade, coronelismo, e afins, foi um dos maiores dos últimos tempos, tendo em vista que a pandemia do novo Corona vírus tinha adiado por dois anos o reencontro dos amigos. 

Reginaldo Santos
Caravana da cidade de Paranatama
Dentre os vários participantes, uma comitiva de 19 pessoas do município de Paranatama, Pernambuco, entre secretários, professores e outras pessoas ligadas à cultura, no terceiro dia de muita movimentação em Piranhas, se fizeram presentes ao evento. O objetivo do grupo, além de conhecer o palco do mais importante episódio da saga cangaceira, é claro, foi o de observar como funciona a rota do cangaço em Piranhas, tendo em vista que o seu município está começando a explorar esse segmento turístico, e os responsáveis por isso necessitam de ideias que possam aproveitar na rota de Serrinha. 

Só lembrando que o antigo distrito de Garanhuns, quando ainda tinha o nome de Serrinha do Catimbau, recebeu em julho de 1935 a nada amistosa visita de Virgulino Ferreira e parte do seu bando sinistro, sendo os cangaceiros repelidos por heroica resistência local, onde Maria Bonita, a mulher de Lampião, foi baleada por duas vezes.

Ouvimos alguns dos observadores de Paranatama que foram a Piranhas participar do Cariri Cangaço. O professor Liberalino Basílio, profundo conhecedor da história de sua terra, por exemplo, disse-nos que “voltou à sua terra encantado com o que viu e viveu e, que pretende voltar outras vezes a Piranhas”.

Professor Liberalino e João Luiz

Já Marcelo Santos, responsável pelo Museu das Comunidades, no Sítio Brito, na antiga Serrinha do Catimbau, com a cabeça fervilhando de ideias, nos revelou o que achou do Cariri Cangaço, tanto o de Paulo Afonso, na Bahia, quanto ao mais recente, o de Piranhas. Ele nos disse que as suas impressões são as melhores possíveis, pois, segundo ele, já maturava algumas ideias e, o evento na Lapinha do Sertão, lhe serviu mais ainda como inspiração para várias ações que podem ser realizadas em seu município.

Junior Almeida, Vilson da Piçarra, Luiz Ferraz, Leandro Cardoso e Joaquim Pereira em noite de Cariri Cangaço Piranhas 2022

Reginaldo Bezerra, responsável pelo Espaço Cultural Colimusic, em Paranatama, foi outro que voltou de Alagoas cheio de ideias. Disse ele: A Rota do Cangaço em Piranhas, com trilha em Sergipe até à Grota do Angico possibilitou para mim e minha equipe do Espaço COLIMUSIC aqui em Paranatama, um aprimoramento com detalhes das entranhas do cenário onde os 11 cangaceiros tombaram. Assim, como na trilha da Bahia, nos trouxe experiências e inspiração, a trilha de Sergipe e a próxima de Serra Talhada vão compor um pacote ideal para que possamos montar nossa trilha aqui em Serrinha do Catimbau, Paranatama. Só tenho a agradecer, principalmente a Junior Almeida pela ponte com o pessoal do GECAPE e, e principalmente ao Cariri Cangaço, na pessoa de Manoel Severo, além de outras autoridades, tanto de Piranhas, quanto de outros lugares.

Junior Almeida, pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço Capoeiras,PE 19 de agosto de 2022
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

Nenhum comentário: