Momentos em que a Alma Nordestina foi Festejada Por:Arusha Kelly

Arusha Kelly, Zé Bezerra Lima Irmão e Ricardo Beliel -Cariri Cangaço Piranhas 2022

Ser nordestino, como declamou o imortal ave-poeta Patativa do Assaré (1909-2002), é ser “... de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer [...]”. Somos um povo de lutas e lidas. Um povo que “é antes de tudo, um forte”, também saudado nas letras do genial Euclides da Cunha (1866-1909), em sua máxima obra “Os Sertões, que narra a epopeia nordestina – a Guerra de Canudos, na Bahia.

Uma terra de riquezas, convertidas em sua gente, em sua cultura, em seu jeito de ser. Uma terra que tem sertão, e um ser tão de se viver. Ou, seria um tão ser, de se viver? Ah... Nordeste, com seus mistérios, encantos e cantos!!! Terra dos filhos do jangadeiro, do pescador, do vaqueiro, e da rendeira, da marisqueira, da lavadeira da beira do Velho Chico, e tantos outros rios, que singram essas terras amarelas pelo sol, pelo calor, pela seca.

Arusha Kelly e Manoel Severo

E, para festejarmos todas essas alegorias, que compõem, construindo, o nosso Nordeste, temos os encontros do Cariri Cangaço, promovido pelo querido amigo Manoel Severo. Um filho que honra sua terra, e suas origens. Um filho, como todos nós, que ama o seu legado, e ama, mais que tudo, o seu sangue – o sangue caloroso do nordestino.

No percurso do ano de 2022, iniciamos os festejos em Paulo Afonso, na Bahia. Mas, quero me ater ao segundo encontro de 2022 – Piranhas, em Alagoas. Esse encontro, em si, trouxe um carinho maior, não só ao meu coração, mas aos corações de tantos que participaram dessa festa.

Piranhas, leva a alcunha de “a lapinha do sertão”, e não é à toa. É toda formosa às margens do Rio São Francisco – o Velho Chico. Sua beleza e encantos vão, desde os seus singelos casarios centenários, até a beleza, e imponência, das águas fortes do rio. Tudo é desenhado em uma rica pintura real. Realmente, é de encantar os olhos!

Tomaz Cisne, Manoel Severo e Arusha Kelly no Cariri Cangaço Piranhas 2022
Paulo Britto e os Caminhos da Resistencia - Cariri Cangaço Piranhas 2022
Dentro desse palco maravilhoso, descortinou-se um, também, rico encontro de pesquisadores, familiares, e entusiastas sobre o cangaço, evento, este, cravado em nossa história, e que não se deve deixar esquecido. Muitas conversas, debates, foram travados em uma “batalha” do saber. 

Muitas oportunidades para pesquisas foram disponibilizadas, para que entendermos esse fenômeno, seus motivos de ocorrer. Pois, como cita Tânia Maria de Souza Cardoso, em Literatura de Cordel sobre o cangaceiro Lampião (2011, p. 02):

O cangaço torna-se, assim, elemento de resistência, ainda que marcada pela ausência de reflexão mais profunda e refinada da parte dos que a ele aderem ou manifestam simpatia: nega-se a partir de um sentimento difuso de injustiça, de descaso, de falta de perspectivas, ou mesmo de indistinção, de incapacidade em reconhecer quem é verdadeiramente o mocinho ou o vilão em uma situação em que o terror e a opressão constituem os únicos meios de administração dos conflitos, seja da parte dos poderes legalmente constituídos, seja por parte dos que se põe à margem da lei.

Carlos Elydio, Joao de Sousa e Manoel Severo, momento solene quando foram depositadas as cinzas do escritor Antônio Amaury no leito do rio São Francisco

Foi a melhor oportunidade para se viver a história, pois estávamos diante dela, com a presença de, ainda, personagens participantes. Os locais, ainda estavam lá, de pé, fortes, e se podia ouvir o que eles contavam sobre o tempo passado.

Quatro dias, de 28 a 31 de julho de 2022, que poderiam ter sido semanas, meses, anos.... Que, acredito, com veemência, não conseguiríamos esgotar os assuntos de tantas conversas, por lá. Outro marco, substancial, foram as amizades. Ah! Isso sim, é o ponto máximo desse encontro. Poder encontrar os principais pesquisadores, os principais autores sobre o cangaço – pessoas que você acompanha, indiretamente, seu trabalho, olhar para eles, e poder dizer: “muito obrigada, pelo seu trabalho!, não tem explicação e, muito menos, como mensurar. Os olhos, só brilham, de orgulho e felicidade. 

Que venha Serra Talhada-PE, em 11 a 15 de novembro de 2022! Que venham mais alegrias, encantos. Aos amigos, que possamos nos reencontrar e refestejar, o que festejamos em Piranhas-AL. E, como diz o amigo Manoel Severo: “Avante!”

Arusha Kelly Carvalho de Oliveira, Monitora do Grupo de Estudos Cordelista Arievaldo Viana (GECAV-UFC), Fortaleza, Ceara - 20 de agosto de 2022.

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

2 comentários:

Fábio Vila disse...

Que mais pessoas adentrem neste mundo do Cariri Cangaço.

Arusha Kelly disse...

Com certeza, querido amigo Fábio Vila. ✌🏼🥰❤️