Lançamentos de Livros em Grande Estilo no Cariri Cangaço Piranhas 2022

Lançamentos e relançamentos no Cariri Cangaço Piranhas 2022

O fim da manhã de 29 de julho; segundo dia de Cariri Cangaço Piranhas 2022; ainda parecia longe apesar do sol já ter passado da metade do céu fazia tempo... Eram 13h30 quando no auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo aconteceu o lançamento em conjunto de nove obras sobre a temática cangaço, com a presença de seus autores e autógrafos.

Gilmar Teixeira, José Bezerra Lima Irmão, Archimedes Marques, Manoel Severo, 
Leonardo Gominho, Maria Otília e Junior Almeida
Miguel Arcanjo recebeu público qualificado na tarde lançamento
Manoel Severo, Leonardo Gominho, Maria Otília e Junior Almeida

Foram lançados e relançados simultaneamente dentro da programação do Cariri Cangaço Piranhas 2022; "Lampião & Benjamim Abrahão" do escritor Ângelo Osmiro, "Lampião, Herói ou Bandido - A Construção de um Mito" da escritora Maria Otília; "Lampião em Serrinha do Catimbau" do escritor Júnior Almeida; "Maria Bonita a Rainha do Cangaço" de João de Sousa Lima.

Cariri Cangaço, Território de Grandes Encontros

Continuando o rol da obras lançadas tivemos: "Corisco e Dadá - Uma Saga de Amor, Cachaça e Sangue" e "Zé Baiano e os Engrácias" de José Bezerra Lima Irmão; "Quem Matou Delmiro Gouveia - 2ª Edição do escritor Gilmar Teixeira; "Lampião, o Banco do Brasil e Mossoró" de responsabilidade de Abimael Silva; "Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe - Vol 4" do escritor Archimedes Marques e por fim "Manoel Netto - No Rastro de Lampião" do escritor Leonardo Gominho.

"O Cariri Cangaço tem se notabilizado pelo constante apoio e incentivo aos novos escritores, a cada edição é uma semente que se planta e... lá na frente acabamos encontrando verdadeiras revelações dentro da literatura do cangaço com obras de qualidade, obras responsáveis, enfim e esse legado é um daquele, que nós que fazemos o Cariri Cangaço, mais nos orgulhamos" revela o Conselheiro Cariri Cangaço, Professor Pereira, de Cajazeiras, na Paraíba.

Já a Conselheira Cariri Cangaço Ana Granja, da cidade de Petrolina, conclui: " acompanhamos a trajetória da Latada do Livro Cariri Cangaço; que é a forma como chamamos as nossas feiras literárias e os lançamentos; nos enchem de entusiasmo, não só por encontrarmos os principais livros sobre o tema e seus autores, mas sobretudo pelo grande incentivo que o Cariri Cangaço representa para quem esta começando, avante"!

Maria Otília Cabral
Gilmar Teixeira
José Bezerra Lima Irmão

"O Cariri Cangaço é onde se manifesta a verdadeira alma nordestina. A chama foi reavivada em março lá em Paulo Afonso e agora na legendária Piranhas, se deu seguimento e vigor a esse movimento formidável que reúne os mais abnegados escritores e pesquisadores do Cangaço. Em Piranhas respira-se história, sente-se o cheiro de pólvora, e quem prestar bem atenção quando se fala em Cangaço escuta até o chiado das alpercatas de cangaceiros e volantes," comenta o escritor José Bezerra Lima Irmão, de Salvador - Bahia.

Júnior Almeida
Celsinho Rodrigues
Helga e Clênio Novaes e Valdir Nogueira
Risonete Rodrigues e Bismarck Martins Oliveira
Heldemar Garcia, Andressa e Gabriel Barbosa
Amélia Araujo e Zé Bezerra

"Temos tido o privilégio de ter em nosso Cariri Cangaço uma verdadeira festa da literatura nordestina, e falo isso não apenas com relação a obras voltadas a temática cangaço, mas ao longo de nossos treze anos de existência, toda a vida e força de nosso sertão passou por aqui: messianismo, coronelismo, religiosidade, estética, culinária, enfim; até 2019 antes da pandemia tivemos no Cariri Cangaço entre lançamentos e relançamentos exatos 66 livros, e agora com as edições de 2022; Paulo Afonso e Piranhas; chegamos aos impressionantes 82 livros, isso muito nos orgulha ao mesmo tempo que agiganta nossa responsabilidade" confessa Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Lançamento de Livros na Latada do Livro Cariri Cangaço - Centro Cultural Miguel Arcanjo, 29 de julho de 2022 Piranhas - Alagoas - Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário: